No início deste ano, a Decolar, uma das empresas de viagens líderes na América Latina, anunciou a contratação de Mônica Alexandra Silva como vice-presidente global de Jurídico e Compliance. A executiva tem mais de 25 anos de atuação na área jurídica, com carreira construída em empresas dos setores de transporte por aplicativo, seguros e logística. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Mônica tem mestrado em Direito pela Universidade de Michigan (EUA).
A contratação da Decolar tem como objetivo reforçar a equipe de executivos da empresa no Brasil e de expandir os negócios no país. O Brasil é hoje o principal mercado para o grupo e a expectativa é de que em 2024 ele represente cerca de 50% do nosso da marca. Mônica Alexandra Silva chegou para liderar as equipes jurídica e de compliance nos 20 países em que a companhia opera com as marcas: Despegar, Decolar, BestDay (HotelDO), ViajaNet, Viajes Falabella, Stays e Koin. Mônica responde diretamente ao CEO da companhia, Damián Scokin.
A reportagem da Consumidor Moderno fez uma entrevista exclusiva com a nova VP Global de Jurídico e Compliance da Decolar. Ela afirma que o seu foco está sendo o cumprimento das normas e diretrizes para que a empresa continue sendo reconhecida como idônea em seus processos. Mônica também citou como uma de suas prioridades no novo cargo contribuir para o avanço de processos de diversidade, equidade e inclusão na marca.
Confira abaixo a íntegra da entrevista de Mônica Alexandra Silva à CM:
CM – Olhando para a sua carreira, o que você destaca de conhecimento, aprendizado, habilidades e escolhas que foram importantes para você chegar onde chegou?
Mônica Alexandra Silva: Curiosidade, vontade de aprender, conforto com mudanças são algumas das características que eu acredito que tenham ajudado na minha carreira. Considero a qualificação, busca constante por atualização, desenvolvimento e determinação fatores profissionais essenciais, independentemente do cargo ou posição. Ainda hoje continuo a me desenvolver na área, pois todos os mercados passam por mudanças e alterações, e é necessário estar sempre atualizado.
Na minha carreira tive a chance de trabalhar e abraçar muitas oportunidades, que, alinhadas a minha expertise e ao desenvolvimento, me fizeram chegar aonde estou. Muitos desses desafios fizeram com que eu saísse da minha zona de conforto e me desenvolvesse cada vez mais.
CM – Quais são os principais desafios que você acredita que vai enfrentar nesse novo cargo na Decolar?
Mônica Alexandra Silva: Um dos principais desafios da posição, bem como de qualquer novo desafio, é conhecer a empresa e seus valores, e ter garantia que os valores e a execução no dia a dia incluem o fator legal – cumprimento das regras aplicáveis – e compliance, ética, sempre respeitando a diversidade, fazendo com que todos os fatores alinhados efetivamente resultem numa empresa cada vez melhor.
O departamento está alinhado com essa visão. Parte do meu desafio é liderar as equipes jurídicas e de compliance dos 19 países em que a companhia opera com todas as suas marcas. Meu objetivo é que todos se sintam parte do mesmo time, com as mesmas obrigações em relação à ética, e consequentemente entendam a importância do cumprimento e observância das diretrizes da companhia para que cada um faça sua parte de forma proativa e engajada. Isso combinado com a ideia de você poder trazer o seu eu para o trabalho todos os dias.
Um dos temas muito importante é o respeito, incorporação e vivência dos valores da companhia, que incluem a diversidade como um pilar essencial, no qual eu acredito, e foco para melhorar a cada dia. Além disso, a companhia segue revolucionando a indústria de viagens na América Latina por meio da tecnologia. Há alguns anos, segue o caminho da omnicanalidade, estando disponível em diversos formatos e canais.
Com essa constante inovação, que atravessa todas as instâncias de negócio, as regulamentações e medidas ligadas à tecnologia da informação devem seguir atualizadas e adequadas, para garantir a segurança tanto da empresa como de todos os viajantes, centro da nossa estratégia.
CM – A Decolar está em processo de expansão no Brasil e na América Latina. Qual papel você vai desempenhar nesse projeto?
Mônica Alexandra Silva: A área jurídica e de compliance garante o respaldo e suporte em todos os processos da companhia no seu plano de expansão, que reúne um conjunto de iniciativas que vem permitindo um crescimento agressivo no mercado.
O Brasil é hoje o principal mercado para o grupo Decolar na América Latina e esperamos que em 2024 ele represente cerca de 50% do nosso negócio. Para isso, o objetivo é fortalecer os diferentes canais e a oferta de produtos para os clientes, com nosso valor baseado no talento da equipe a partir dos diferenciais em inovação e conhecimento profundo dos latino-americanos.
O fator humano é o primordial, tanto do ponto de vista de nossos colaboradores, quanto de nossos clientes, parceiros e terceiros, e por isso, além de focar na comunicação e transparência como forma de fomentar o engajamento de todos quanto às práticas de compliance, promovendo uma cultura de trabalho dinâmica e eficiente, também continuarei focando na diversidade e engajamento de todos para que a empresa cresça de maneira sustentável e de longo prazo.
Isso sempre sem deixar de garantir a conformidade da empresa às leis e normas regulamentadoras, prevenindo, detectando e corrigindo possíveis desvios.
CM – De que maneira o seu trabalho pode contribuir para melhorar a experiência de viagem dos clientes da Decolar?
Mônica Alexandra Silva: O departamento jurídico e de compliance é um dos parceiros do negócio e trabalha muito em linha e próximo do dia-a-dia da empresa. A empresa hoje tem como sua missão criar experiências para que a viagem melhore a vida das pessoas.
Para que possamos estar alinhados com essa missão, todos os nossos processos possuem como fundamento oferecer cada vez melhores serviços e experiências aos viajantes. Práticas idôneas de jurídico e compliance repercutem no aperfeiçoamento de competências de gestão, alinhado a todas as áreas da empresa, subindo a régua da companhia no mercado e garantindo melhores produtos, atendimento, segurança e consequente confiança dos clientes.
Isso também se dá pelo nosso profundo conhecimento do viajante latino-americano e do uso de dados, oferecemos uma experiência personalizada, baseada no assessoramento e comunicação mediante opções multicanais que simplificam os processos de compra de produtos e serviços de viagens. O desenvolvimento e melhoria de nossas práticas de diversidade, equidade e inclusão nos fazem uma empresa que atende melhor nossos clientes, trabalha melhor com nossos parceiros e portanto contribui para essa experiência de viagem dos nossos clientes.
+Notícias