Pesquisar
Close this search box.
/
/
De olho em expandir negócios no Brasil, Decolar traz executivos experientes para companhia

De olho em expandir negócios no Brasil, Decolar traz executivos experientes para companhia

Mônica Alexandra Silva, nova VP Global de Jurídico e Compliance, falou da carreira e dos desafios do cargo em entrevista à Consumidor Moderno

No início deste ano, a Decolar, uma das empresas de viagens líderes na América Latina, anunciou a contratação de Mônica Alexandra Silva como vice-presidente global de Jurídico e Compliance. A executiva tem mais de 25 anos de atuação na área jurídica, com carreira construída em empresas dos setores de transporte por aplicativo, seguros e logística. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Mônica tem mestrado em Direito pela Universidade de Michigan (EUA).

A contratação da Decolar tem como objetivo reforçar a equipe de executivos da empresa no Brasil e de expandir os negócios no país. O Brasil é hoje o principal mercado para o grupo e a expectativa é de que em 2024 ele represente cerca de 50% do nosso da marca. Mônica Alexandra Silva chegou para liderar as equipes jurídica e de compliance nos 20 países em que a companhia opera com as marcas: Despegar, Decolar, BestDay (HotelDO), ViajaNet, Viajes Falabella, Stays e Koin. Mônica responde diretamente ao CEO da companhia, Damián Scokin.

A reportagem da Consumidor Moderno fez uma entrevista exclusiva com a nova VP Global de Jurídico e Compliance da Decolar. Ela afirma que o seu foco está sendo o cumprimento das normas e diretrizes para que a empresa continue sendo reconhecida como idônea em seus processos. Mônica também citou como uma de suas prioridades no novo cargo contribuir para o avanço de processos de diversidade, equidade e inclusão na marca.

Confira abaixo a íntegra da entrevista de Mônica Alexandra Silva à CM:

CM – Olhando para a sua carreira, o que você destaca de conhecimento, aprendizado, habilidades e escolhas que foram importantes para você chegar onde chegou?

Mônica Alexandra Silva: Curiosidade, vontade de aprender, conforto com mudanças são algumas das características que eu acredito que tenham ajudado na minha carreira. Considero a qualificação, busca constante por atualização, desenvolvimento e determinação fatores profissionais essenciais, independentemente do cargo ou posição. Ainda hoje continuo a me desenvolver na área, pois todos os mercados passam por mudanças e alterações, e é necessário estar sempre atualizado.

Na minha carreira tive a chance de trabalhar e abraçar muitas oportunidades, que, alinhadas a minha expertise e ao desenvolvimento, me fizeram chegar aonde estou. Muitos desses desafios fizeram com que eu saísse da minha zona de conforto e me desenvolvesse cada vez mais.

CM – Quais são os principais desafios que você acredita que vai enfrentar nesse novo cargo na Decolar?

Mônica Alexandra Silva: Um dos principais desafios da posição, bem como de qualquer novo desafio, é conhecer a empresa e seus valores, e ter garantia que os valores e a execução no dia a dia incluem o fator legal – cumprimento das regras aplicáveis – e compliance, ética, sempre respeitando a diversidade, fazendo com que todos os fatores alinhados efetivamente resultem numa empresa cada vez melhor.

O departamento está alinhado com essa visão. Parte do meu desafio é liderar as equipes jurídicas e de compliance dos 19 países em que a companhia opera com todas as suas marcas. Meu objetivo é que todos se sintam parte do mesmo time, com as mesmas obrigações em relação à ética, e consequentemente entendam a importância do cumprimento e observância das diretrizes da companhia para que cada um faça sua parte de forma proativa e engajada. Isso combinado com a ideia de você poder trazer o seu eu para o trabalho todos os dias.

Um dos temas muito importante é o respeito, incorporação e vivência dos valores da companhia, que incluem a diversidade como um pilar essencial, no qual eu acredito, e foco para melhorar a cada dia. Além disso, a companhia segue revolucionando a indústria de viagens na América Latina por meio da tecnologia. Há alguns anos, segue o caminho da omnicanalidade, estando disponível em diversos formatos e canais.

Com essa constante inovação, que atravessa todas as instâncias de negócio, as regulamentações e medidas ligadas à tecnologia da informação devem seguir atualizadas e adequadas, para garantir a segurança tanto da empresa como de todos os viajantes, centro da nossa estratégia.

CM – A Decolar está em processo de expansão no Brasil e na América Latina. Qual papel você vai desempenhar nesse projeto?

Mônica Alexandra Silva: A área jurídica e de compliance garante o respaldo e suporte em todos os processos da companhia no seu plano de expansão, que reúne um conjunto de iniciativas que vem permitindo um crescimento agressivo no mercado.
O Brasil é hoje o principal mercado para o grupo Decolar na América Latina e esperamos que em 2024 ele represente cerca de 50% do nosso negócio. Para isso, o objetivo é fortalecer os diferentes canais e a oferta de produtos para os clientes, com nosso valor baseado no talento da equipe a partir dos diferenciais em inovação e conhecimento profundo dos latino-americanos.

O fator humano é o primordial, tanto do ponto de vista de nossos colaboradores, quanto de nossos clientes, parceiros e terceiros, e por isso, além de focar na comunicação e transparência como forma de fomentar o engajamento de todos quanto às práticas de compliance, promovendo uma cultura de trabalho dinâmica e eficiente, também continuarei focando na diversidade e engajamento de todos para que a empresa cresça de maneira sustentável e de longo prazo.

Isso sempre sem deixar de garantir a conformidade da empresa às leis e normas regulamentadoras, prevenindo, detectando e corrigindo possíveis desvios.

CM – De que maneira o seu trabalho pode contribuir para melhorar a experiência de viagem dos clientes da Decolar?

Mônica Alexandra Silva: O departamento jurídico e de compliance é um dos parceiros do negócio e trabalha muito em linha e próximo do dia-a-dia da empresa. A empresa hoje tem como sua missão criar experiências para que a viagem melhore a vida das pessoas.

Para que possamos estar alinhados com essa missão, todos os nossos processos possuem como fundamento oferecer cada vez melhores serviços e experiências aos viajantes. Práticas idôneas de jurídico e compliance repercutem no aperfeiçoamento de competências de gestão, alinhado a todas as áreas da empresa, subindo a régua da companhia no mercado e garantindo melhores produtos, atendimento, segurança e consequente confiança dos clientes.

Isso também se dá pelo nosso profundo conhecimento do viajante latino-americano e do uso de dados, oferecemos uma experiência personalizada, baseada no assessoramento e comunicação mediante opções multicanais que simplificam os processos de compra de produtos e serviços de viagens. O desenvolvimento e melhoria de nossas práticas de diversidade, equidade e inclusão nos fazem uma empresa que atende melhor nossos clientes, trabalha melhor com nossos parceiros e portanto contribui para essa experiência de viagem dos nossos clientes.


+Notícias

Vivo e a cultura humana em CX baseada em dados

Sem pagamentos, sem viagens: como Hurb entrou nessa crise

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]