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Brasileiros passaram 265 bilhões de horas no celular em 2023

Brasileiros passaram 265 bilhões de horas no celular em 2023

Em média, usuários gastaram cinco horas diárias nos dispositivos móveis, e um total de 43 bilhões de horas em apps de mídias sociais.

Os dispositivos móveis tornaram-se uma extensão essencial da vida cotidiana para bilhões de pessoas ao redor do globo. De smartphones a tablets e smartwatches, esses aparelhos mudaram a forma como nos comunicamos, trabalhamos, nos divertimos e até mesmo como consumimos informações e produtos. Com a crescente conectividade e a evolução tecnológica, o consumo de dispositivos móveis tem alcançado números impressionantes, o que resultou em uma mudança significativa nos hábitos de consumo e comportamentos dos usuários. Prova do quanto os dispositivos móveis estão presentes no cotidiano é que, apenas em 2023, os brasileiros passaram 265 bilhões de horas no celular.

Segundo levantamento do data.ai, nos dez principais mercados estudados, o tempo médio gasto diariamente ultrapassou as cinco horas em 2023, marcando um aumento de 6% em comparação com 2022 e alcançando um novo recorde. Na Indonésia, os usuários dedicaram mais de seis horas diárias, enquanto outros quatro mercados, como Tailândia, Argentina, Arábia Saudita e Brasil, registraram mais de cinco horas diárias em aplicativos móveis ao longo de 2023. Desde 2020, o aumento no tempo de uso foi mais acentuado no Japão, Austrália e Canadá, com incrementos de 18%, 16% e 16%, respectivamente.

Aplicativos preferidos dos brasileiros

O estudo mostrou também que alguns aplicativos passaram por um crescimento ano a ano. O mais notável foi o do Uber Driver (123%), seguido pelo Clock by Google (63%), Instagram (51%), WhatsApp Business (40%) e Waze (38%). Ao mesmo tempo, alguns aplicativos apresentaram queda, como é o caso do YouTube (-11%) e do X, o antigo Twitter (-10%).

Ainda segundo o levantamento do data.ai, alguns aplicativos são mais usados pelo público feminino, como é o caso do WhatsApp, Instagram, TikTok, Shopee e Netflix. Já o público masculino tem preferência pelo Facebook, Facebook Messenger, Mercado Livre, Nubank e Kwai.

Gasto do consumidor

Após uma queda de 2% em 2022, os gastos globais dos consumidores se recuperaram em 2023, registrando um aumento de 3%. Países como Coreia do Sul, Brasil, México e Turquia destacaram-se com crescimentos anuais superiores a 25% nesse período. Nesse cenário, o Brasil ocupa o 11º lugar no ranking, com um total de gastos de US$ 1,7 bilhão. Por outro lado, o crescimento no número de downloads ficou praticamente estável, com um aumento de apenas 1% em relação ao ano anterior. Bangladesh se destacou como um dos mercados com maior crescimento nesse aspecto.

Em um cenário positivo para os profissionais de marketing, o celular manterá sua crescente participação no orçamento publicitário, impulsionado pelo aumento do tempo gasto em aplicativos. Em 2023, os gastos com anúncios móveis globais somaram US$ 362 bilhões. A expectativa é que, para 2024, o valor chegue a US$ 402 bilhões, com uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) em cinco anos de 16,2% ao ano. Enquanto isso, apenas com aplicativos, consumidores de todo o mundo gastaram, em 2023, US$ 64 bilhões.

Varejo no celular

Enquanto grandes mercados de varejo, como China e Estados Unidos, registraram uma queda no ritmo de uso em 2023, outros mercados apresentaram um comportamento oposto. Os países com maior crescimento anual foram Brasil (+31%), Austrália (+13%) e México (+7%). No Brasil, só em 2023, as horas gastas em aplicativos de compras chegaram a um total de 3 bilhões, quando em 2022 foram usadas 2,3 bilhões de horas.

Além disso, os aplicativos de comércio eletrônico enfrentam a concorrência das lojas físicas, que estão aproveitando a retomada das compras presenciais para promover a integração com dispositivos móveis. Os segmentos de aplicativos de supermercado e loja de conveniência, assim como as lojas de varejo, apresentaram crescimentos de 9% e 7%, respectivamente, contrastando com a queda anual de 7% no setor de comércio eletrônico.

No Brasil, os mais baixados foram: Shein, Amazon, AliExpress, Magazine Luiza, Assaí Clientes, Mercado Livre, Alibaba.com, Representante Eudora, MadeiraMadeira e Nike App.

Foto: Shutterstock.com

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