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Mais de 90% do tempo no celular é gasto em apps

Mais de 90% do tempo no celular é gasto em apps

Aplicativos representam mais de 90% do tempo consumido nos dispositivos móveis, no Brasil, finanças tiveram maior crescimento de downloads

Para realizar uma pesquisa, fazer uma compra, interagir com amigos e desconhecidos, se informar, o smartphone se tornou a principal ferramenta para as atividades cotidianas. E os aplicativos se tornaram essenciais para otimizar o tempo e a navegação. Além disso, as mudanças nos hábitos da população impulsionam cada vez mais empresas a investirem em aplicativos personalizados.

Segundo um relatório State of Mobile 2022, o mercado brasileiro de aplicativos é um dos que mais cresce em todo mundo, impulsionado pelos downloads de apps financeiros. Em 2021, os downloads no Brasil cresceram 30% em relação aos níveis pré-pandemia, em 2019.

Leia Mais: Conheça aplicativos de saúde que estão mudando a vida dos consumidores

Os gastos do consumidor em categorias como Entretenimento, Jogos e Finanças aumentaram 63%. Foram mais de US$ 1,13 bilhão no ano passado, o equivalente a mais de R$ 6 bilhões, e US$ 200 milhões a mais que em 2020. O crescimento de 22% apontado pelo relatório se deve à expansão do acesso e do uso de jogos para celulares e assinaturas nos aplicativos.

O Brasil foi um dos três países que ultrapassou 5 horas por dia de uso de aplicativos móveis em 2021, junto com Coreia do Sul e Indonésia. Em média os usuários passaram mais de 5,4 horas acordados por dia em dispositivos móveis – um aumento de 32% em relação a 2019 e 13% superior à média dos 10 principais mercados mobile-first.

Para entender melhor

O termo mobile first se refere aos projetos digitais em que o foco da arquitetura é prioritariamente o desenvolvimento de soluções – nesse caso os aplicativos – para dispositivos móveis.

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Brasileiros estão cada vez mais mobile first

Segundo um levantamento da Comscore sobre as Mudanças no Consumo Digital, 131,8 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Desse número, mais de 84,5 milhões de usuários só usam dispositivos móveis – que podem ser smartphones ou tablets; 35,9 são multiplataforma, e 12 milhões se conectam exclusivamente em desktops. São mais de 120 milhões de brasileiros utilizando celulares para acessar à internet, um crescimento de 7,5% em relação ao ano passado.

Além disso, 90% do tempo gasto pelos brasileiros no celular é em aplicativos móveis. Isso tem impulsionado as empresas a desenvolverem mais e melhores aplicativos para se relacionar melhor com o consumidor. Robson Cristovão, diretor comercial da Mouts de tecnologia, afirma que a procura por aplicativos personalizados cresceu significativamente no último ano.

Leia Mais: Os vários X: conheça as principais siglas de experience (UX, CX, EX)

“A tecnologia hoje é um instrumento digital de intermediação entre produção e consumo, transformando as relações de trabalho e as formas de comunicação na sociedade. Durante o desenvolvimento de um aplicativo, é preciso ter foco em oferecer a melhor experiência para os usuários simplificando a navegação, reduzindo a quantidade de cliques, tornando, assim, o aplicativo mais amigável”, enfatiza Cristóvão.

Segundo ele, esse crescimento está relacionado com a baixa aderência na utilização dos aplicativos, que pode estar relacionada a erros no desenvolvimento, por não trazer uma boa experiência para o usuário.

Um dos cases de sucesso da Mout é o aprimoramento do app da Uniodonto, aprimorado para se tornar mais resolutivo para o usuário. Se tornou possível ter acesso a carteirinha virtual, consultar dados do plano, consultar procedimentos disponíveis e suas carências, visualizar faturas e baixar boletos, clube de vantagens, acessar e baixar documentos e encontrar prestadores de serviços.

“Também desenvolvemos o Facial Recognition System, cuja técnica consiste em mapear um padrão característico facial, que, por meio de Inteligência Artificial, identifica o indivíduo. Utilizamos esta técnica para liberação de exames, buscando maior segurança no processo”, conta Cristóvão.

Categorias de apps mais utilizados e as que mais crescem

Praticamente tudo é online e pode ser resolvido através da telinha do celular. Entre as categorias mais utilizadas, o crescimento dos apps do setor financeiro se destacou, indica o levantamento State of Mobile. Os downloads de aplicativos financeiros no Brasil ultrapassaram 693 milhões em 2021, com um crescimento de 91% nos downloads em 2 anos. Segundo a data.ai, o Brasil foi um dos mercados que mais cresceu, 175% nos últimos 4 anos.

Contribuiu para esse crescimento do mercado de mobile finance a disposição dos consumidores em experimentar alternativas aos bancos de varejo, como os neobanks, que tendem a ser mais acessíveis para quem não tem crédito considerado excelente e oferecem recursos personalizados mais adequados para necessidades específicas.

E por que investir em um aplicativo personalizado?

Com as mudanças nos hábitos da população acelerados com o cenário vivido na pandemia da Covid-19, o marketing e os serviços online tiveram que ser reinventados. “Hoje ter um aplicativo é essencial”, pondera o diretor da Mouts.

Conheça o Mundo do CX

Para Cristóvão, é possível alcançar níveis mais altos e estreitar os canais de relacionamento com o usuário do seu negócio através de apps personalizados. “Há muitos aplicativos prontos no mercado, mas qual seu diferencial em utilizar o mesmo usado pela concorrência? Criar um app com uma identidade visual própria e um sistema confeccionado pensando no usuário, fornecendo dados valiosos para a tomada de decisão e a entrega de uma performance muito melhor ao usuário, faz com que ele se sinta próximo da marca, aumentando o engajamento e a fidelidade”, frisa o diretor comercial.

As categorias Social Media e Services foram destaque em tempo gasto nos aplicativos. Ainda assim, Entretenimento e Games continuam a liderar no uso e na média de tempo por visita.

Por outro lado, aplicativos de imobiliárias, educação, governo, saúde e viagens estão no topo da lista das categorias que mais cresceram exclusivamente em mobile, de acordo com o relatório da Comscore.


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