/
/
Desafios dos brasileiros para mudanças de hábitos

Desafios dos brasileiros para mudanças de hábitos

Preços e distrações digitais são alguns dos obstáculos para comportamento e alimentação mais saudáveis e consumo de produtos sustentáveis.

Entre os padrões de consumo dos brasileiros, preocupações com a saúde e com a sustentabilidade têm sido presentes. No entanto, essa intenção da mudança de hábitos, muitas vezes, esbarra em obstáculos como restrições financeiras e o crescente tempo dedicado às atividades digitais. Esses desafios apresentam-se como barreiras que dificultam a concretização desses objetivos e mostram a complexidade de conciliar um estilo de vida mais saudável e responsável com a realidade do mundo moderno.

O estudo Consumer Pulse, da Bain & Company, apontou um descompasso entre as aspirações e as ações da população brasileira em alguns comportamentos de consumo. Apesar dos consumidores se interessarem por alguns temas, nem sempre conseguem atender às próprias expectativas. Segundo o levantamento, é crescente entre os brasileiros o desejo de ser financeira e ambientalmente sustentável, com a adoção de práticas de consumo ecologicamente corretas. No entanto, apesar de 91% dos ouvidos pelo estudo afirmarem que a sustentabilidade é um fator importante no seu processo de compra, apenas 28% estariam dispostos a pagar mais por um produto sustentável. 

No Brasil, a sustentabilidade é uma pauta relevante para a população e o nível de preocupação com as alterações climáticas supera o da Europa e dos Estados Unidos, conforme apontou outro estudo da Bain. No entanto, os preços desses produtos muitas vezes impedem os consumidores de optarem por uma escolha mais sustentável. Nesse cenário, embora 81% dos brasileiros manifestem preocupação com as mudanças climáticas, apenas 11% adquirem produtos sustentáveis.

Alimentação saudável

No campo da alimentação saudável, foi notado pelo estudo uma diferença semelhante. Segundo levantamento da Bain & Company, os brasileiros demonstram um forte desejo de melhorar sua saúde física e da adoção de novos hábitos. Isso envolve adotar uma dieta mais saudável, praticar exercícios e ter um sono de melhor qualidade, além de reduzir o consumo de tabaco e álcool.

Contudo, apesar da alta intenção de mudar hábitos, 25% dos consumidores no Brasil enfrentam dificuldades para implementar todas as mudanças desejadas em saúde e bem-estar. Isso pode ser justificado por alguns desafios, como limitações financeiras, distrações do dia a dia e a necessidade de suporte para estabelecer novas rotinas. Ainda assim, 37% dos brasileiros afirmam ter reduzido o consumo de álcool, 63% tentam seguir uma dieta saudável e 43% estão buscando se exercitar mais. Outros 39% afirmaram estar dormindo mais, enquanto 24% passaram a fazer check-ups médicos periódicos.

Para promover a conscientização nutricional, que influencia fortemente os hábitos alimentares, a nova política de “rótulo alimentar” foi rapidamente adotada e teve um impacto imediato em muitos consumidores. Eles relataram ter reduzido ou reconsiderado o consumo de produtos com etiquetas específicas.

Entre os entrevistados pelo estudo, 56% notaram a implementação de novos rótulos com alertas nas embalagens de produtos menos saudáveis. Após visualizar esses rótulos, 33% decidiram não comprar o produto. Adicionalmente, 53% dos consumidores consideraram ou planejam reduzir o uso futuro desses produtos.

O que o brasileiro faz no tempo livre?

Mesmo ao buscar hábitos mais saudáveis, o brasileiro apresenta uma grande lacuna entre o tempo gasto em atividades digitais e o desejo de reduzir essa prática. Ela aparece em segundo lugar como a ação que mais ocupa o tempo livre dos consumidores, mas é indicada como a primeira opção entre os hábitos que desejam reduzir. Nesse cenário, a pesquisa revela que 58% dos respondentes acreditam que as atividades digitais geram distrações indesejáveis e 46% reconhecem que causam prejuízo à saúde e ao bem-estar.

Já ao serem questionados sobre a importância relativa das atividades praticadas pelos consumidores no tempo livre, 71% dos respondentes apontaram atividades sem telas em casa, como jardinagem e leitura. Porém, ao mesmo tempo que o brasileiro busca reduzir o tempo de tela, 68% da população tem o hábito de se ocupar com atividades digitais, sejam as redes sociais ou o streaming. As atividades de saúde e bem-estar aparecem na terceira colocação (65%), seguidas de tarefas domésticas (64%), o aprendizado de novas habilidades (61%), atividades de geração de renda (59%) e as que são feitas fora de casa (59%), como ida a bares e ao cinema.

Foto: Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]