Na sexta-feira, o portal NOVAREJO publicou a prévia dos resultados da Black Friday divulgada pelo Busca Descontos, criador do site blackfriday.com.br, que indicava um volume de vendas 15% menor do que o estimado, mesmo contabilizando desde as 20h da véspera até as 18h da sexta.
Nesta segunda (1°) de manhã, a Conversion divulgou seus resultados consolidados de vendas na data para o e-commerce nacional, total faturado pelo e-commerce na edição 2014 da Black Friday foi R$ 1,3 bilhão, aumento de 71% de acordo com mesmo período do ano passado, abaixo de suas expectativas, que era que as vendas arrecadassem R$ 1,54 bilhão, o que seria correspondente ao dobro do ano passado.
Conversion |
Projeção |
Realidade |
Faturamento |
R$ 1,54 bilhão |
R$ 1,3 bilhão |
Crescimento sobre 2013 |
100% |
71% |
Para o CEO da empresa, Diego Ivo, as vendas ?poderiam ter sido maiores se a maioria dos varejistas tivesse se planejado?. De acordo com Ivo, mesmo as lojas que não participaram nominalmente da campanha registraram aumento de 31% em vendas.
“Isso prova que além de uma data para descontos, a Black Friday brasileira está se consagrando como um novo evento de consumo”, acrescentou através de nota. A Conversion acredita que em 2015, vendas chegarão a R$ 2 bilhões.
E-bit
É comum que consultorias diferentes trabalhem com bases comparativas distintas. Para o E-bit, crescimento foi de 51% em relação a 2013 (5% abaixo do esperado), faturamento de R$ 1,16 bilhão, com 2,2 milhões de pedidos realizados e tíquete médio de R$ 522 (esta última uma surpresa positiva para o mercado, que tinha expectativa de compras unitárias de valor menor).
As categorias que mais venderam foram Telefonia e Celulares, Eletrodomésticos, Moda e Acessórios e Informática e Eletrônicos.
A estimativa da mesma consultoria era de que a sexta de descontos tivesse um aumento de vendas de 56% em relação a 2013, um total faturado de R$ 1,2 bilhão, 3,37 milhões de pedidos e tíquete médio de R$ 355.
E-bit |
Projeção |
Realidade |
Faturamento |
R$ 1,2 bilhão |
R$ 1,16 bilhão |
Crescimento sobre 2013 |
56% |
51% |
Tíquete médio |
R$ 355 |
R$ 522 |
Número de pedidos |
3,37 milhões |
2,2 milhões |
De qualquer forma, o aumento pareceu expressivo em relação ao ano passado (quando o faturamento foi de R$ 770 milhões), muito por causa do crescimento constante vivido pelo setor no País, aumento da confiabilidade dos brasileiros nas empresas através de campanhas que focavam em conscientizar os varejistas e fornecer garantias ao consumidor, como a Black Friday Legal.
Segundo Pedro Guasti, diretor do E-bit, outro ponto positivo foi a elevação do tíquete médio, que aproveitou para ?fazer bons negócios e economizar, muitas vezes para antecipar as compras de Natal?. Outro número promissor é que 18% dos compradores online desse ano efetivaram sua primeira compra online. Se consideradas também as compras feitas na véspera, valor total faturado chega a R$ 1,4 bilhão.
Para Guasti, a cada ano o evento ganha maior adesão do varejo e do próprio público. ?A Black Friday 2014 representou o maior faturamento em um único dia no e-commerce brasileiro?, disse em nota.
O site da revista Consumidor Moderno, também do Grupo Padrão, divulgou os varejistas que concentraram maior número de reclamações dos consumidores.
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