Envolver e atrair a atenção do consumidor nas redes sociais tem sido o primeiro passo para marcas que buscam engajamento e conversão. No entanto, essa tarefa não é tão simples assim. O dinamismo das redes, somado ao enorme volume de anúncios provenientes da análise de dados, torna o feed de cada usuário um terreno sensível para as marcas que queiram se destacar e ganhar a atenção do usuário.
Uma das estratégias com maior probabilidade de sucesso para capturar a atenção do consumidor é o uso de vídeos nas redes sociais. De olho nisso, a Winnin, plataforma que utiliza IA proprietária para mapear tendências culturais a partir do consumo de vídeos na internet, lançou um ranking interessante sobre esse modelo de ação das marcas. Durante o Mês do Consumidor (março), ela realizou uma pesquisa revelando quais nomes do varejo brasileiro conseguiram conquistar relevância e capturar a atenção do público na internet.
Resultados
A Amazon, por exemplo, dominou entre as marcas de varejo durante todo o mês do consumidor, conquistando impressionantes 42,1% do share. Ao lado dela, Casas Bahia e Mercado Livre completaram o top 3, com 37,5% e 11,6%, respectivamente.
(Conteúdos Owned, Earned, e Paid sobre o tema Mês do Consumidor no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube de 01/03 a 24/03. Brasil. Todos os gêneros e idades.)
Vídeos sem cara de anúncio
O ponto de destaque da pesquisa está no Dia do Consumidor, 15 de março, que apontou que Mercado Livre, Shopee e Amazon foram soberanas diante de outras marcas. A campeã de atenção na data, Mercado Livre, apostou em um game com influenciadores no YouTube e conquistou a atenção do público com uma mistura de humor, narrativa e cultura. A marca entendeu que o engajamento cresce quando a colaboração com influenciadores não tem cara de anúncio.
Enquanto as demais se destacaram nos próprios canais, a Amazon brilhou justamente fora deles. A empresa norte-americana liderou o buzz nos conteúdos gerados por usuários, impulsionado especialmente pelo BookTok. Lives, vídeos de UGC e ativações em paid media movimentaram comunidades de caçadores de promoções no TikTok e YouTube. Já cupons, descontos e benefícios Prime ajudaram a manter a marca em evidência ao longo de todo o mês.
Engajamento por vídeo nos conteúdos Owned e Earned sobre o assunto no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube de 01/03 a 24/03. Brasil. Todos os gêneros e idades.