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“Me mimei”: o que os consumidores buscam nas compras de final de ano?

“Me mimei”: o que os consumidores buscam nas compras de final de ano?

A "cultura do mimo" marca as compras da Black Friday e do Natal, com 59,7% dos consumidores comprando para si e 58,3% para presentear outros.

Comprar na Black Friday ou no Natal? Esse é o dilema de muitos consumidores em busca das melhores ofertas de fim de ano, período de maior movimentação para o varejo. Em 2024, as emoções prometem ser protagonistas nas decisões de compra, de acordo com pesquisa realizada pela WGSN em parceria com a Amazon Brasil. O estudo analisou o comportamento dos consumidores nesse momento crucial para o comércio, revelando que a busca pela satisfação emocional será uma tendência marcante.

Este fim de ano será marcado pela “cultura do mimo”, uma busca por satisfação emocional e experiências positivas durante a jornada de compra. Não à toa, as redes sociais, como Instagram e TikTok, foram bombardeadas por milhares de reproduções do áudio da influencer Virginia Fonseca: “Me mimei”. As categorias de moda e beleza triunfam entre as pretensões de compras dos consumidores, que buscam cada vez mais se sentir emocionalmente satisfeitos com as transações comerciais que realizam e com a experiência durante a jornada de compra.

Mas como fica o dilema do consumidor sobre qual data festiva comprar por produtos? Segundo o estudo, 87,9% dos consumidores planejam aproveitar a Black Friday, enquanto 41,1% focam em Natal, e 29,1% pretendem comprar em ambos os dados. A Black Friday deixou de ser apenas para itens caros, como eletrodomésticos, e passou a incluir produtos do dia a dia, como alimentos e itens para pets. Moda e beleza lideraram os interesses de compra, seguidos por eletrônicos. Três em cada quatro entrevistados apostaram nas promoções, considerando descontos acima de 40% atrativos, embora 25,1% vejam vantagens em 30%.

Comprar online e influência das redes sociais

Outra tendência é que as compras online nesse período devem prevalecer, até porque 74,2% dos consumidores realizaram compras online pelo menos duas vezes ao mês nos últimos seis meses, sendo os aplicativos de lojas o principal canal utilizado. Essa preferência por compras em aplicativos também foi percebida pelos grandes marketplaces, como a Amazon, que registrou um aumento de downloads de 30,5% em seu app em comparação ao ano anterior.

Sobre a jornada de compra dos consumidores, as redes sociais ganham protagonismo na descoberta de produtos. Entre as pessoas pesquisadas, 40,4% dos consumidores afirmam descobrir ofertas e promoções seguindo perfis no Instagram, enquanto 51,2% dizem que imagens exercem um importante papel para sua decisão, influenciando nas etapas da busca/escolha ou como ferramenta.

Juliana Sztrajtman, diretora de Varejo da Amazon Brasil comentou sobre as iniciativas que estão sendo programadas para atender os consumidores neste fim de ano “Os resultados desta pesquisa reforçam que os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes, buscando não apenas bons preços, mas também valor em cada etapa da sua jornada de compra. Por isso, seguiremos fiéis aos nossos pilares: vasta seleção de produtos, oferecendo mais de 130 milhões em mais de 50 categorias, para que o cliente encontre o que procura rapidamente, preços competitivos e frete rápido, com entrega de até 1 dia em mais de 200 cidades, para atender às expectativas de nossos consumidores”.

Comparação de preços

A pesquisa revelou duas tendências principais: o smart-buying , focado em qualidade e eficiência, e o value-hacking, com busca por cashback e cupons. Apesar de associarem as compras de fim de ano a momentos positivos, os consumidores se preocupam com os gastos. Um terço dos entrevistados cita dívidas e orçamento como fatores limitantes, enquanto 58,9% planejam usar até 50% do 13º para compras, e 17,7% não pretendem utilizar o benefício para esse fim.

O crescimento do e-commerce facilita a comparação de preços, tornando o processo de compra mais racional e focado em vantagens reais. Cerca de 61,9% dos consumidores comparam preços e buscam compras conscientes para garantir um bom negócio.

“Investimos constantemente em opções de pagamento que se conectam a realidade do brasileiro e em inovações tecnológicas que proporcionam uma experiência única, tanto para nossos clientes quanto para nossos vendedores parceiros. Como exemplo, usamos modelos de Inteligência Artificial tradicionais e generativos para melhorar cada etapa da jornada do cliente, aprimorando nosso catálogo para os ajudar a encontrar o que precisam, pagar com o mínimo de esforço possível e receber em sua porta em tempo recorde”, explica Juliana Sztrajtman.

Outras tendências de consumo

O estudo destaca a GeraçãoZ como novos anfitriões das festas, priorizando encontros criativos e presentes acessíveis, cheios de simbolismo. No consumo sustentável, há um paradoxo: apesar do interesse crescente por práticas responsáveis, custo e conveniência ainda influenciam as compras. Tendências como o “movimento de compras com propósito” incentivam escolhas conscientes e produtos de menor impacto ambiental, enquanto o hiperlocalismo promove a valorização de produtos locais e o fortalecimento do comércio comunitário.

O estudo envolveu etapas de mapeamento de tendências e pesquisa quantitativa com consumidores, realizada entre 28 de outubro e 4 de novembro de 2024, com participação de 1.057 brasileiros das cinco regiões do país. 

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