Pesquisar
Close this search box.
/
/
Compre mais caro. Somente hoje

Compre mais caro. Somente hoje

Com oferta ?imperdível?, criadores do Cards Against Humanity aumentam vendas na Black Friday

Uma das ações mais engraçadas da Black Friday do ano passado nos Estados Unidos foi a ?promoção? feita pela empresa por trás do jogo satírico Cards Against Humanity: um jogo de US$ 25, em uma oferta exclusiva, válida por um dia, por… US$ 30!

Uma proposta absurda, mas que deu certo justamente porque a marca se posiciona na contramão do mercado. O jogo Cards Against Humanity é politicamente incorreto ao extremo: um dos jogadores retira uma carta com uma pergunta, e os outros jogadores lançam as cartas de resposta mais absurdas que estiverem em suas mãos.

O baralho do jogo custa US$ 25 no mercado americano (mas também pode ser baixado grátis no site do game) e, na Black Friday de 2013, a empresa dona do produto resolveu se diferenciar justamente subvertendo a ideia da data promocional.

“Para mim o jogo custa US$ 25 e pronto, e qualquer desconto eliminaria a simplicidade e honestidade da nossa proposta?, afirma Max Temkim, criador do jogo. A primeira ideia foi oferecer um desconto de apenas US$ 0,01, mas, com verba de marketing praticamente nula, facilmente a empresa passaria despercebida no mar de promoções.

Então surgiu a ideia radical: que tal então AUMENTAR o preço do produto em US$ 5 especialmente para a data, ironizando o foco em descontos da data? Mais ainda: com o posicionamento politicamente incorreto da marca, poderia fazer sentido, até mesmo como piada, aumentar os preços em uma data promocional.

Uma vez aprovada, a execução da ideia foi bastante simples: todos os botões ?comprem? receberam o novo preço e a seção FAQ (perguntas mais frequentes) do site ganhou um novo item, explicando (com o típico humor da marca) as razões para o novo preço.

Recebida pelos consumidores com muito bom humor, a ação foi amplamente compartilhada no Twitter e no Tumblr, ganhando grande destaque na mídia e acabou se tornando um ponto fora da curva na maré de descontos da Black Friday. Exatamente como esperado.

E as vendas? Como é possível ver no gráfico abaixo, um pouco melhores que em 2012, mantendo a posição do produto como o mais vendido no site da Amazon. ?Meu palpite é que a decisão de compra dos consumidores simplesmente não foi afetada pelos US$ 5 adicionais?, afirma Temkim.

Mais curiosamente, no dia seguinte à Black Friday, chamada por Temkim jocosamente de ?Regret Saturday? (?sábado do arrependimento?), ficaram muito acima do ano anterior, o que foi atribuído pelo executivo à publicidade gerada pela ação.

Com uma ação totalmente contraintuitiva, mas super alinhada ao posicionamento do produto, a Cards Against Humanity acabou mostrando que, na Black Friday, nem sempre o melhor caminho é o do preço baixo.

Leia mais:

A ?Black Friday? brasileira

Campanha busca dar credibilidade ao Black Friday

Black Friday: o 13º mês de vendas

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]