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Na nova era da beleza, bem-estar e autocuidado estão em foco

Na nova era da beleza, bem-estar e autocuidado estão em foco

Marcas como O Boticário apostam no mercado da insônia, com produtos que ajudam a melhorar o sono, que deve alcançar US$ 6,3 bilhões em 2030.

A indústria da beleza tem passado por inúmeras mudanças nos últimos anos. Fenômenos como a pandemia de Covid-19 fizeram com que o consumidor passasse a priorizar o bem-estar, e que o autocuidado unisse corpo e mente. Diante do cenário, as marcas passaram a oferecer produtos que melhoram não apenas a aparência, mas que contribuam com a melhora da qualidade de vida.

O relatório Global Beauty and Personal Care Trends, da Mintel, trouxe alguns insights de como consumidores em todo o mudo têm se adaptado à essas tendências. Segundo o estudo, 89% dos adultos chineses que procuram ativamente formas de reduzir o stress afirmam se sentir muito bem. Enquanto isso, 84% dos adultos mexicanos concordam fortemente ou até certo ponto que ter uma boa aparência os faz sentir mais confiantes.

Já nos Estados Unidos, 70% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais por produtos de beleza que contribuam com a melhora do humor. No Brasil, 81% dos ouvidos pelo estudo concordam que marcas de beleza deveriam fornecer mais evidências científicas para validar as afirmações que fazem – por exemplo, redução de rugas. Enquanto isso, 79% dos adultos franceses concordam que uma dieta saudável desempenha um papel tão importante quanto os produtos no realce da beleza.

Mercado de insônia

Entre as apostas das marcas para unir a qualidade de vida e beleza, está o investimento em produtos que contribuem com uma melhor noite de sono. Segundo o estudo “Mercado de Insônia”, publicado pela Allied Market Research, estima-se que o mercado da insônia, avaliado em US$ 4,3 bilhões em 2020, atinja US$ 6,3 bilhões em 2030, com uma CAGR (traduzido do inglês, taxa de crescimento anual composta) de 3,9% desde 2021.

A insônia é um distúrbio que prejudica o sono de paciente, dificultando o adormecer ou a capacidade do indivíduo de permanecer dormindo de forma contínua. Pode ser causada por estresse, problemas clínicos ou emocionais, consumo excessivo de cafeína e álcool e outras condições médicas. Além disso, é caracterizada por tipos, de acordo com sua duração: a insônia transitória dura alguns dias; a aguda, pode durar algumas semanas; já a crônica persiste por alguns meses ou anos.

No Brasil, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% das pessoas sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia. Vale lembrar que a privação do sono pode causar prejuízos tanto para a saúde física, como para a mental. A Associação Brasileira do Sono (ABS), alerta que, em casos crônicos, a insônia pode ter duração média de 3 anos. É possível ainda que esse distúrbio esteja presente no cotidiano 56% a 74% pessoas no decorrer do ano, sendo que pode acometer de forma contínua 46% desse público. Além disso, a privação do sono apresenta riscos, uma vez que pode contribuir com o desenvolvimento de outras doenças.

O Boticário e o investimento em beleza e bem-estar

Diante das apostas de mercado e tendências de comportamento para 2024, grandes bureaus de pesquisa apostam que o próximo capítulo do bem-estar será a conexão entre a beleza e a saúde mental e física, como previsto no relatório da Mintel. Nesse cenário, O Boticário lançou ao mercado a linha Cuide-se Bem Boa Noite, com produtos que oferecem um ritual focado em oferecer ao consumidor uma melhor noite de sono.

Desde o lançamento, em 2021, a marca conseguiu vender mais de cinco produtos por minuto. O sucesso de vendas mostrou que o mercado do sono está no foco dos rituais de autocuidado, e ainda tem se consolidado como um investimento promissor para o desenvolvimento de produtos que auxiliam no ritual para uma noite tranquila.

mesmo tempo, a preocupação com o bem-estar não é uma novidade para o consumidor. Segundo o WGSN, líder global em tendências de consumo, esse comportamento é visto desde a pandemia, período que levantou maior inquietação com a saúde. No entanto, enquanto quatro anos atrás as pesquisas apontavam uma tendência direcionada para a Geração X e Baby Boomers, hoje vemos essa busca mais latente na Geração Z e jovens Millennials.

“Em um cenário em que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, o equivalente a 73 milhões de pessoas com insônia no Brasil, a aposta no desenvolvimento de produtos que auxiliam nesse ritual se consolida como investimento assertivo na procura de uma noite tranquila”, frisa Bruna Nunes, diretora de Cuidados Pessoais, do Boticário. “Não à toa, o Kit Cuide-se Bem Boa Noite foi o gift mais vendido da marca em 2023, auxiliando no crescimento de 19% da linha em relação ao ano anterior”.

Foto: Shutterstock.com

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