A chegada do novo coronavírus tem forçado empresas em todo o mundo a modificarem suas rotinas de trabalho. Do modo de se relacionar ao fornecimento de produtos e serviços, todos os setores precisaram recorrer à adaptações de seus hábitos. E aqui estão incluídos os bancos, sejam eles tradicionais ou digitais.
O Banco BMG foi uma das empresas brasileiras a encarar esse cenário desafiador e instalar uma saída, criando uma solução criativa e empática com seus funcionários, parceiros e clientes.
No BMG, alinhamentos diários asseguram produtividade
No início da crise, o BMG se deparou com duas importantes questões: como trabalhar a distância e como oferecer produtos e serviços com a mesma qualidade de sempre.
A presidente Ana Karina Bortoni Dias contou à Consumidor Moderno ter direcionado cerca de 100% da força de trabalho para o home office ― o que compreende em mais de mil funcionários trabalhando remotamente.
Mas, antes de mais nada, ela explica, a primeira medida foi criar um comitê com as diretorias, que se reunisse diariamente para discutir e criar ações. Desta forma, eles poderiam compartilhar informações e assegurar que estivessem todos alinhados às medidas de segurança. A empresa pode, assim, continuar focada no negócio e na produtividade, adaptados ao novo cenário.
Parcerias comerciais ganham novo formato
Graças à plataforma digital da BMG, os quatro milhões de clientes do banco puderam continuar acessando os mesmos serviços e produtos de antes, sem precisarem sair de casa. Contudo, as parcerias comerciais necessitaram de adaptações. Para isso, a empresa desenvolveu o movimento #PensandoEmTodos, que abrange todos os stakeholders do banco, sejam eles colaboradores, fornecedores e clientes, além da própria sociedade (fazendo, por exemplo, doações em prol da montagem de novos hospitais).
Segundo a presidente, o #PensandoEmTodos é um movimento de ajuda e solidariedade para toda a sociedade. “É um legado positivo que teremos deste momento difícil”, conta, e complementa: “Nossos parceiros comerciais, sejam franqueados das lojas help! ou correspondentes bancários, passaram a contar com uma plataforma de venda 100% digital, permitindo negociações de forma remota, sempre com segurança e agilidade que os clientes precisam”
Todas as novidades do #PensandoEmTodos foram consolidadas no site oficial da empresa. O endereço online é um hub de informações para unir todas as medidas e seus detalhamentos. “Lá estão as iniciativas para os colaboradores e parceiros comerciais, além das ações para os clientes como redução de taxas de juros, ampliação de prazos de pagamentos, aumento do limite de crédito para sua base”, explica.
“Hoje consigo identificar que estamos mais fortes como corporação. Nossos times estão conectados como nunca, motivados e focados em suas entregas como sempre. Nossas entregas aos clientes, mais completas. Nos transformamos para continuar com nossa missão: facilitar o acesso a serviços e produtos financeiros para os brasileiros, contribuindo com o crescimento socioeconômico de famílias e comunidades”
Ana Karina Bortoni Dias, presidente do Banco BMG
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