/
/
Open banking: a realidade que vai transformar grandes bancos e fintechs

Open banking: a realidade que vai transformar grandes bancos e fintechs

O novo conceito aparece como forma de empoderamento dos clientes, que poderão controlar onde serão utilizadas suas informações bancárias

Com o tema ‘saúde financeira para todos’, o segundo debate do evento PayPal For All se propôs a apresentar novos serviços financeiros disponíveis no mercado, entre eles, o conceito de open banking. Já realidade em alguns países europeus, o novo serviço pretende mudar completamente a forma como é gerenciada as informações bancárias dos clientes.
Michele Vita, superintendente de Negócios Digitais do Itaú Unibanco, diz que no open banking dá-se ao cliente a capacidade de decidir aonde as informações vão estar.
“Hoje em dia o único dono das informações, como as de conta corrente, é o banco. A partir desse novo conceito, o cliente terá liberdade de decidir para a mão de quem esse conhecimento vai. Novas plataformas vão centralizar informações dos usuários de vários lugares em um mesmo local”, explica Vita.
Na prática o serviço permite que terceiros desenvolvam aplicações em torno das instituições financeiras. Por exemplo: um aplicativo de controle de gastos poderá, com permissão do usuário, ter acesso aos rendimentos, investimentos e outras informações para ajudá-lo de maneira mais concreta.
Mas essa realidade só será possível se as instituições financeiras criarem um conjunto de APIs abertas (ou restritas), que nada mais são do que um conjunto de padrões de programação que permitem a construção de aplicativos. A ideia vem com a intenção de expandir as possibilidades dos serviços do negócio e, consequentemente, fidelizar mais clientes.
“Isso vai mudar muito a forma como vamos gerir clientes, conseguir extrair valor e como será monetizado os novos serviços. Haverá, por exemplo, pagamentos instantâneos onde o usuário poderá transferir dinheiro de pessoa para pessoa ou de uma pessoa direto para uma empresa sem passar por uma rede de crédito”, afirma o superintendente.
Em abril deste ano, o Banco Central divulgou as primeiras diretrizes que vão subsidiar a regulamentação do open banking no Brasil. As medidas já estão em consenso com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O BACEN espera que o modelo seja implementado de vez a partir do segundo semestre de 2020.
Em busca de se inserir nesse contexto, os bancos têm investido em soluções, como fez o Itaú com o Iti. Ele possibilita que clientes e não clientes do banco façam operações de pagamentos através do aplicativo de forma instantânea, prática e sem custo, apenas adicionando saldo no sistema. Segundo Vita, a aplicação foi inspirada em modelos já muito utilizados na China, como as tecnologias de pagamentos por QR Code.
“O que eu vejo é uma jornada em que as indústrias e os bancos, como articuladores, estão cada vez mais empoderando os clientes para que eles passem a ter controle daquilo que é deles, principalmente da informação, que hoje tem tanto valor no mercado”, finaliza.


+ DADOS DIGITAIS

Deputado quer novo prazo para entrada em vigor da Lei de Proteção de Dados

Lei de proteção de dados: com a palavra, as empresas

A segurança de dados faz parte da transformação digital na sua empresa?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]