/
/
Quarentena afeta consumo de conteúdo e sobrecarrega servidores

Quarentena afeta consumo de conteúdo e sobrecarrega servidores

Futurista explica que a quarentena está aumentando volume de streaming consumido e faz com que plataformas reduzam qualidade dos vídeos

No começo da década de 80, a futurista Faith Popcorn criou o termo “encasulamento” (“cocooning”) para explicar a tendência do isolamento em das pessoas nas grandes cidades. Segundo a futurista, a criação de uma “zona de segurança” em casa contra os perigos da vida cotidiana, se aproveitando de todas as amenidades do mundo moderno, como TV a cabo, comidas prontas e facilidade de conexão virtual entre as pessoas, seria uma tendência para os próximos anos.

A tendência do “encasulamento” prevista por Faith foi acelerada nas últimas semanas, com a imposição do distanciamento social para reduzir a proliferação do novo coronavírus. Assim como previsto pela futurista, a quarentena provocada pela pandemia está afetando como consumimos conteúdo.

De acordo com dados da Nielsen, o isolamento em casa pode levar a um aumento de quase 60% na quantidade de conteúdo audiovisual consumido. Esse comportamento durante a pandemia é previsível. Segundo o relatório da Nielsen, qualquer evento de crise aguda em que as pessoas demandam mais notícias e ficam imobilizadas em casa, como furacões ou terremotos, tem como resultado um aumento considerável do consumo de mídia.

Streaming mais leve 

Netflix

À medida que empresas, escolas e universidades fecham, e milhões estudam e trabalham em casa, a transmissão ao vivo de aulas e videoconferências aumenta exponencialmente, sobrecarregando as conexões de internet. Por isso, as principais plataformas de streaming de vídeo do mundo, como Netflix e Amazon Prime, optaram por reduzir a qualidade de suas transmissões e, assim, diminuir a sobrecarga sobre as conexões de internet.

Netflix, Amazon Prime e YouTube reduziram a qualidade de seus vídeos de 4K ou Full HD para “standard” em toda a Europa, em uma tentativa de evitar que servidores fiquem sobrecarregados. Aqui no Brasil, o Globo Play, plataforma de streaming da Globo, também anunciou a redução da qualidade de transmissão de seus vídeos.

Na Europa, a medida foi tomada após a União Europeia solicitar que as conexões fossem aliviadas para evitar o colapso das redes domésticas, que passaram a realizar videoconferências por conta da priorização do home office. De acordo com a Netflix, a medida reduz em 25% o consumo de dados na plataforma. O streaming de alta definição pode usar três vezes mais dados por hora que a definição padrão.

A preocupação da União Europeia sobre o tema é bem relevante para o momento em que as pessoas estão usando suas redes domésticas como ferramenta de trabalho. Segundo a BBC, desde que as primeiras medidas de confinamento doméstico começaram a ser implantadas pela Europa, as operadoras de internet detectaram um aumento de 30% no consumo de dados.

De acordo com um relatório de 2019 da empresa americana de equipamentos de rede Sandvine, o streaming de vídeo representa mais de 60% do consumo de dados online. Os principais “bicho-papões” dos dados são Netflix e YouTube. As duas plataformas somam cerca de 25% de todo o tráfego de streaming de vídeo online no mundo, de acordo com o relatório.


Diário da quarentena em Barcelona: uma nova rotina do dia para a noite

Dicas para reduzir o estresse e a ansiedade durante a quarentena

Tempos de quarentena em um bunker em New Jersey

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]