Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aprendizados positivos que as marcas podem ter durante e pós coronavírus

Aprendizados positivos que as marcas podem ter durante e pós coronavírus

Marcas que agem como exemplo e guiam mudanças, usando seu conhecimento para explicar e informar, conseguem se destacar. Ser otimista e pensar de forma não convencional também é importante

Seja em lojas físicas ou e-commerce, a maneira como as marcas se relacionam com seus clientes faz toda a diferença. E em momentos como os atuais, onde o mundo vive uma pandemia, não é diferente.

De acordo com uma pesquisa apresentada em um WEBINAR sobre o impacto da quarentena nas marcas e no comportamento de consumo, pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, o Brasil é o segundo país mais preocupado com a circunstância que o coronavírus está causando para a população mundial. Sendo que,  recessão econômica (54%), escassez (29%) e saúde pessoal (49%), são os temas que mais angustiam os brasileiros.

Por outro lado, a pesquisa aponta um cenário otimista para as marcas que souberem se comunicar bem, principalmente para aquelas que valorizam iniciativas de empatia em torno do cliente e mostram que a crise pode ser enfrentada e vencida (87%).

Os consumidores também afirmam que as marcas não podem usar o coronavírus para se promoverem (80%). Entidades que agem como exemplo e guiam mudanças, usando seu conhecimento para explicar e informar, conseguem se destacar. Assim como aquelas que são práticas e realistas para ajudar os consumidores no seu dia a dia.

Além disso, para eles, as marcas devem rever seus valores e reforçar perceptivas positivas que tranquilizam a população (76%). Ser otimista, pensar de forma não convencional e ter força de vontade são fatores fundamentais para reduzir a ansiedade e entender as preocupações tanto de seus consumidores como colaboradores.

KEY TAKE-AWAYS POSITIVOS PARA AS MARCAS

Entenda a mensagem vinda dos consumidores

Antecipe-se e monitore constantemente o tom das pessoas para entender as mudanças no sentimento dos brasileiros. Neste aspecto nada é mais importante do que conhecer o seu público alvo.

Prepare o planejamento futuro

Lembre seus clientes que o futuro virá e ajude-os para que façam seus planos. Um bom planejamento pode ajudar as pessoas a superarem com mais facilidade uma crise e problemas econômicos. Além de colaborar para uma boa saúde emocional.

Seja aquele que oferece os recursos necessários

Dê aos consumidores novas ideias, produtos, e serviços que os ajudarão a se adaptar. Diante de uma crise é importante que as pessoas estejam abertas e se permitam aprender e ter novas experiências. Se você facilitar esse processo será muito melhor.

Ajude a criar momentos de alegria e tranquilidade

Considere o que você pode fazer para ajudar a manter o bem-estar mental e emocional. Diante de um isolamento social, a saúde emocional pode ser um dos fatores mais abalados, principalmente para pessoas que são muito ativas. Em meio a tantas notícias tristes, marcas que conseguem mostrar pontos positivos, serão para sempre lembradas.

Ajude as pessoas a aprender e criar novas coisas

Reconheça o desejo dos consumidores de serem mais ativos e criativos através dos seus produtos e serviços. Ofereça alternativas criativas. Uma boa estratégia é aceitar ajuda dos próprios clientes através de um espaço para sugestões.

Identifique o que realmente importa para seus consumidores

Entenda as necessidades das pessoas. Ajude-as a terem o estilo de vida que elas desejam para conquistar suas metas. Servir de inspiração é muito importante. Procure ter uma proximidade maior e mostrar que além dele ser um cliente, ele é uma pessoa que possui valor.

COMO SERÁ PÓS PANDEMIA?

digital

Nos últimos dias, grande parte da população mundial precisou adaptar a maneira como conduz sua rotina diária. Muitos deixaram o trabalho físico para efetuar home office. Outros pararam de frequentar a academia e aprenderam novas formas de praticar exercícios em casa. Toda essa mudança repentina gera uma série de questões sobre como será o consumo após a pandemia. Segundo o relatório da Kantar, há três tendências que prometem destaque:

Importância digital

A era digital já está nos rondando há um bom tempo e agora com a quarentena, ainda mais. O uso de aplicativos, redes sociais e tecnologias estão sendo ainda mais exploradas. Um exemplo é a frequência de transmissões ao vivo no Instagram que aumentou em inúmeras cidades, se transformando em um dos principais recursos de comunicação. Após a pandemia, a tendência que este cenário de importância digital ainda continue alto e marcas que não entendem como comercializar no mundo digital ficarão para trás.

Novos comportamentos

A mudança de comportamento que o coronavírus causou terá um efeito a longo prazo. Muitas pessoas tiveram um impulsionando de compras, principalmente nas categorias de dispensa e medicamentos. Enquanto outras passaram a consumir muito mais delivery e ecommerce. Diante disso, as marcas precisam ter sistemas para mudar no ritmo em que os consumidores estão mudando. Não será o fim das lojas físicas, mas o omnichannel que já era uma estratégia cada vez mais utilizada, a partir de agora será praticamente parte da rotina. Trabalhos remotos e home office também tendem a crescer.

Liderança humana sem medo

Marcas que assumem uma liderança de categoria centrada no ser humano, destemida e ousada serão notadas e valorizadas. Humildade, novas formas de gerir e empatia serão qualidades cobradas pelos consumidores que estão cada vez mais centrados em receber informações sobre impactos e origem dos produtos. Lideres e marcas que agirem como um exemplo e guiarem uma mudança, passam credibilidade, bom relacionamento e confiança.


Após dias de insolamento social, como manter uma boa saúde mental durante o restante da quarentena?

Quarentena afeta consumo de conteúdo e sobrecarrega servidores

Conheça a fórmula científica capaz de fornecer bem-estar através da música

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]