Pesquisar
Close this search box.
/
/
Alexa: a assistente virtual inteligente está cada vez mais brasileira

Alexa: a assistente virtual inteligente está cada vez mais brasileira

Assistente virtual da Amazon aprimora inteligência virtual para se tornar cada vez mais brasileira e útil em casa e na rua

Cada vez mais brasileira e cada vez mais inteligente. Lançada em 2019 no Brasil, a assistente virtual Alexa tem aprimorado continuamente a inteligência artificial (IA) para incluir novos recursos, funcionalidades e conteúdos capazes de levar informação, entretenimento e automatizar tarefas do dia a dia, e assim melhorar ainda mais a experiência do consumidor (CX).

Segundo Marina Zveibil, Líder de Comunicação Américas para Dispositivos Amazon e Alexa, o objetivo da Alexa é permitir que “as pessoas possam usar a inteligência artificial por voz nas mais variadas atividades com praticidade e simplicidade, devolvendo a elas o que têm de mais valioso: o tempo”.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Para isso, a Amazon testou intensamente a Alexa antes do lançamento. Durante seis meses alguns clientes selecionados receberam o dispositivo Echo e foram convidados a ajudar a Amazon na missão de tornar a Alexa brasileira, “não apenas uma tradução das experiências que já oferecíamos em outros países”, destaca Zveibil, “e como a interação por voz é algo natural e intuitivo para as pessoas, com um serviço realmente brasileiro a aceitação de Alexa foi bastante positiva”.

Em apenas 3 anos a família de dispositivos com Alexa cresceu. São mais de 10 dispositivos Amazon, incluindo os fones de ouvido wireless Echo Buds, mais de 650 produtos compatíveis ou com Alexa embutida, o aplicativo gratuito Alexa para PCs, mais de 2 mil skills criadas por desenvolvedores independentes.

Leia Mais: Inteligência Artificial: entenda o uso da ferramenta no varejo digital

Assistente virtual cada vez mais intuitiva

O desafio é melhorar ainda mais a experiência do cliente. “Queremos continuar a criar produtos intuitivos, fáceis de configurar e integrar com outros dispositivos, dando fôlego a uma tendência que vimos crescer no último ano, que é o “faça você mesmo”, permitindo que clientes façam das suas casas lares inteligentes usando a comunicação por voz e contando com o serviço que oferecemos”, revela Zveibil.

A Alexa pode ser uma grande aliada em diversas interações do mundo físico, com automação de casa inteligente e realização de diversas ações por voz. Por exemplo, a inteligência artificial facilita tarefas do dia a dia, tanto com ações relacionadas à produtividade, com lembretes, timers, alarmes. E colabora com a organização, com recursos para criação de listas de compras ou afazeres. “São rotinas que ajudam clientes a não ter que lembrar de ações, além de funcionalidades de entretenimento que contribuem para uma rotina mais divertida”, enumera a Líder de Comunicação Américas para Dispositivos Amazon e Alexa.

Além disso, a assistente virtual tem um papel importante de aumentar a acessibilidade ao contribuir com recursos que usam a inteligência artificial e ajudam pessoas com deficiência a serem mais independentes.

E para ampliar os recursos disponíveis para pessoas com deficiência motora, mental e visual, a Amazon criou em 2020 o Prêmio Alexa de Acessibilidade, em parceria com AACD, Fundação Dorina Nowill para cegos e o Instituto Jô Clemente, para incentivar desenvolvedores a criarem skills inclusivas focadas em melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Conheça o Mundo do CX

Como usar dados e respeitar limites de privacidade

Para assistentes virtuais se tornarem de fato inteligentes, é preciso recolher e analisar um volume enorme de dados dos consumidores. Mas na Amazon a premissa é que os clientes não devem precisar escolher entre inovação e privacidade. Deste modo, os consumidores têm controle sobre todas as funções e recursos dos dispositivos Echo, que contam com várias camadas de proteção de privacidade.

Para assegurar transparência e controle total sobre sua experiência com a Alexa, “o cliente tem controle sobre microfone e câmera, nos dispositivos com tela, até a capacidade de visualizar e excluir suas gravações de voz”, explica Zveibil.

Com um enfoque em tornar a experiência do cliente cada vez mais simples, um portal dentro da Amazon traz guias e tutoriais de personalização dos dispositivos e da assistente virtual, além de ferramentas de configuração em que o cliente pode o que é compartilhado na nuvem da Amazon e quando.

Leia Mais: Como a IA ajuda times de marketing a maximizar estratégias ao longo do ciclo de vida do produto

Interação e memes à um pedido de distância

Além das funcionalidades e skills que colaboram com a praticidade do dia a dia e a automação, a Alexa também preza pela interação educativa e divertida. São surpresas, ações e reações que vale a pena experimentar.

Imitação de personagens

Basta pedir “Alexa, imite o Bob Esponja” ou “Alexa, imite o Sílvio Santos”, entre outras surpresas.

Modos de falar

Sabe aqueles perfis que reproduzem estereótipos: Tipo professor, mãe, adolescente ou avós? A Alexa também sabe. Basta pedir “Alexa, modo professor”, por exemplo, e ela reagirá de acordo.

Por dentro da cultura pop

Experimente dizer “Alexa, e nessa loucura”, que ela vai lembrar do clássico “Evidências” na mesma hora. Alexa também sabe tudo sobre Star Wars. Experimente dizer “Alexa, eu sou seu pai”, ou perguntar curiosidades sobre a saga.

Leia Mais: Inteligência Artificial: entenda o uso da ferramenta no varejo digital

Conscientização

No começo de 2021 Alexa trouxe importantes informações sobre o Burnout. Em um dia, quando o cliente perguntava se estava tudo bem, Alexa simulava um cansaço extremo dizendo que não estava se sentindo bem. Logo depois, trazia informações sobre o Burnout, doença que esteve bastante associada com a pandemia da Covid-19.

Todas as informações foram cedidas pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Datas comemorativas

A Alexa está cada vez mais brasileira, compreendendo os diferentes sotaques que existem no país. Para comemorar essa diversidade cultural, na Páscoa deste ano, ela interagiu com vozes de várias regiões.

Quando perguntada “Alexa, onde está o coelho da Páscoa?”, cada hora a assistente virtual respondia com um sotaque diferente, informando onde o coelhinho poderia estar, sempre trazendo gírias e expressões locais compatíveis com a localização do dispositivo.

Interação com Anitta

Quem tem o hábito de dar bom dia para a Alexa já recebeu de volta o cumprimento da Anitta. Na época do lançamento da música “Me Gusta”, ao cliente dizer “Alexa, Bom dia”, era a cantora que respondia, sugerindo que o ouvinte pedisse sua nova música para a Alexa.


+ Notícias

Conheça a receita de sucesso da Makeda

Compras por assinatura: comodidade na porta de casa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]