É inegável que as mulheres têm muito menos presença na direção das empresas de varejo que os homens. E isso em todo o mundo. Mas algumas empresas têm desafiado essa lógica. O exemplo mais marcante é o da Kingfisher, maior varejista europeu de materiais de construção, com suas bandeiras B&Q, Castorama, Brico Depot, Screwfix e Koçtas.
A empresa não apenas é comandada, desde janeiro, por Véronique Laury, que sucedeu Sir Ian Cheshire como CEO, como a maior parte do corpo diretivo é formado por mulheres. Karen Witts é a diretora financeira, Arja Taaveniku é a diretora de supply chain e, ontem, Emily Lawson foi anunciada como nova diretora de pessoas. Emily, ex-Morrisons e McKinsey, assume o posto em outubro. Os homens na diretoria da empresa são Steve Wilett (diretor de omnicanais e TI), Guy Colleau (diretor de operações em grandes lojas) e Alain Soulliard (diretor de operações em médios formatos).
?As mulheres são mais de metade de nossos clientes e respondem por 75% das decisões de compras de nossas categorias de produtos. Nosso time de gestores reflete essa realidade?, afirma Véronique Laury. ?Emily tem as habilidades de que precisamos para criar uma empresa unificada, em que as demandas dos clientes estejam em primeiro lugar?, completa.
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