A Via Varejo acaba de colocar em prática um programa para aumentar a participação feminina na área essencial de suas lojas, o chamado ?core business?. O plano de contratação exclusivo para mulheres iniciado no último dia 29 em São Paulo e Minas Gerais oferece 20 vagas para o cargo de gerente de lojas nas Casas Bahia e Ponto Frio dos dois Estados.
A proposta é colocar mulheres nas posições de liderança do varejo, especialmente no setor de Operações. De acordo com o vice-presidente de Desenvolvimento de Gente da empresa, Paulo Naliato, o projeto faz parte da política de valorização da mulher da Via Varejo. Atualmente a proporção entre homens e mulheres na liderança da empresa é de 80% de homens e 20% de mulheres. Nas áreas administrativas, a participação feminina é de 38%.
Para as que já são colaboradoras da companhia, o projeto deve funcionar como um estímulo para que participem dos programas internos de formação de gerentes. Uma das iniciativas é o ?Líderes do Futuro?, que está na quarta edição e formou 267 gerentes, 24% de mulheres.
Para a diretora de Desenvolvimento de Gente da Via Varejo, Cristiane Lacerda, as características femininas são muito pertinentes à rotina do varejo. ?Neste setor, o bom relacionamento interpessoal e a capacidade de conduzir atividades multifuncionais são características fundamentais?, explica.
Para se inscrever, as candidatas devem ter formação superior completa, conhecimento em vendas e gestão de equipe e domínio do pacote Office. O cadastro deve ser feito pelo site para trabalhar em unidades de São Paulo e Minas Gerais.
A Via Varejo é responsável pela administração das Casas Bahia e Pontofrio, está presente em 400 municípios, tem mil lojas e 67 mil funcionários. A receita bruta do ano passado em vendas foi de R$ 24,9 bilhões. Os 24 centros de distribuição da companhia suportam média mensal de 1,3 milhão de entregas e 515 mil montagens de produtos realizadas por uma frota de 2,4 mil caminhões.
Leia mais:
Pesquisa mostra o aumento da participação feminina nos postos de trabalho