/
/
4 motivos para contratar mais mulheres

4 motivos para contratar mais mulheres

A medida não apenas contribui para a promoção da igualdade, mas também para o sucesso financeiro

*Por Matias Recchia

Atualmente, enquanto vemos em grandes empresas de tecnologia executivas de muito sucesso, como Marissa Mayer, CEO do Yahoo, e Sheryl Sandbger, COO do Facebook, encontramos muitas startups que são compostas exclusivamente por homens.

Porém, segundo importantes estudos, contratar mulheres não é importante apenas para a promoção da igualdade no local de trabalho, mas contribui também para o sucesso da sua empresa.

Algumas das razões para mais mulheres fazerem parte da equipe de sua empresa:

1. Aumentar o desempenho da equipe: em um artigo da Harvard Business Review, os professores Malone e Woolley descobriram que há uma relação maior entre o número de mulheres e o desempenho de uma startup do que entre o QI da equipe e seu desempenho.

Com uma equipe composta por diversos perfis de profissionais, as startups tendem a ser mais bem-sucedidas, pois se beneficiam das diferentes perspectivas que os indivíduos trazem de suas experiências na hora da tomada de decisão. A contratação de pessoas com o mesmo perfil pode acabar com o viés que torna o seu produto diferenciado, tornando-se adequado apenas para um pequeno setor da população.

2. Compreender seus clientes e desenvolver produtos melhores: um artigo publicado na The Economist confirmou que 80% das decisões de compra nos países desenvolvidos são feitas por mulheres. Isso também acontece em compras on-line e até mesmo ao adquirir produtos virtuais, como jogos sociais e games para celular.

É praticamente impossível para uma empresa ser bem sucedida na identificação dos produtos certos para o mercado com apenas homens na liderança, se a maioria das pessoas que escolhem ou não comprar esse produto são mulheres.

3. Desenvolva a sua cultura organizacional: um escritório que conta com mulheres na equipe de liderança tende a ser mais aberto a explorar novas ideias. Isso acontece porque as pessoas se sentem mais confortáveis em compartilhar como se sentem e assumir riscos quando lidam com mulheres. Assim, propõem novas formas de fazer as coisas com mais confiança.

As mulheres tendem a ouvir mais os seus colegas e simpatizar com suas vidas pessoais, criando um ambiente de trabalho melhor. Esses fatores são fundamentais para atrair e manter talentos dentro da empresa.

Com uma melhor percepção sobre as pessoas, as mulheres tendem receber feedbacks da equipe de forma mais natural, priorizando os pontos mais importantes dos membros da empresa e facilitando a comunicação entre eles.

4. Melhorar seus retornos: de acordo com um estudo realizado pelo empresário e investidor Cindy Padnos, startups dirigidas por mulheres tiveram retornos 12% mais altos do que aquelas comandadas apenas por homens.

O ideal seria vivermos em um mundo onde o gênero não importa na hora da contratação, e em algum momento isso acontecerá. Enquanto isso, se você é um empresário, eu recomendo ter consciência desses fatores e garantir que as mulheres façam parte da sua empresa. E se você é uma mulher que quer empreender, vá em frente! Os resultados das startups lideradas por mulheres são muito animadores.

* Matias Recchia é CEO e cofundador da IguanaFix, site para orçar e contratar serviços de consertos em casas ou escritórios

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]