Pesquisar
Close this search box.
/
/
6G Global Summit discute uso de IA e segurança em redes móveis

6G Global Summit discute uso de IA e segurança em redes móveis

Anatel, uma das participantes do evento, reforça a importância do Sandbox Regulatório para testes de inovações e detecção de ameaças.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) marcou presença no Fórum 6G Global Summit. O encontro abordou as perspectivas e demandas para a próxima geração de redes móveis – o 6G.

A participação da Anatel no Fórum visa garantir que o Brasil esteja na vanguarda da tecnologia, preparando o terreno para as inovações do futuro.

O foco principal desta edição do evento esteve nas aplicações de Inteligência Artificial (IA) no gerenciamento de redes heterogêneas. Na oportunidade, foram trabalhados os temas: padronização global, tecnologia imersiva, sensoriamento, segurança e a necessidade de recursos de espectro.

6G Global Summit.

Vale destacar que a integração eficiente desses elementos é crucial para garantir a interoperabilidade das redes e otimizar o desempenho de sistemas cada vez mais complexos. Além disso, a ênfase na segurança cibernética e na gestão proativa de ameaças é fundamental para proteger os dados sensíveis dos consumidores e garantir a continuidade das operações.

Por sua vez, a alocação eficaz de recursos de espectro é essencial para a expansão das redes. Ademais, o suporte a um aumento exponencial no tráfego de dados é sinônimo de uma melhor experiência e conectividade para os usuários finais.

Sandbox Regulatório da Anatel

Durante o evento, a Anatel foi representada pelo conselheiro e diretor da autarquia, Artur Coimbra. Durante sua intervenção, ele mencionou a experiência do Brasil no leilão do 5G, enfatizando a estratégia de reinvestir a maior parte dos recursos arrecadados no setor.

Artur Coimbra ressaltou ainda a importância da integração entre redes de tecnologias distintas e informou sobre os testes realizados no Brasil, por meio do ambiente regulatório conhecido como sandbox.

O Sandbox Regulatório está diretamente relacionada à segurança cibernética e à proteção dos dados. Ao simular ambientes reais de operação, o sandbox permite testar novos softwares, aplicativos e arquivos suspeitos sem comprometer a integridade do sistema. Nesse ínterim, isso possibilita identificar possíveis ameaças e vulnerabilidades, fortalecendo a estratégia de defesa cibernética de uma organização. Além disso, o sandbox também é fundamental para treinar equipes de segurança, melhorar a detecção de ameaças e aperfeiçoar respostas.

Na prática, o Sandbox Regulatório é um ambiente experimental onde o órgão regulador, no caso a Anatel, “permite que uma empresa opere com regras diferentes das demais por um período determinado para testar inovações”, explica Coimbra.

Satélite

Por fim, o conselheiro enfatizou a importância da comunicação via satélite em regiões onde as redes terrestres não têm alcance.

“Através dessa tecnologia, é possível superar barreiras geográficas e garantir a comunicação em áreas remotas ou de difícil acesso”, explica. E não é só. A comunicação via satélite desempenha um papel fundamental em situações de emergência. Isso porque ela possibilita a coordenação de operações de resgate e assistência em regiões afetadas por desastres naturais.

O Global 6G Summit 2024 ocorreu nos dias 21 e 22 de maio. O evento ocorreu em formato híbrido, permitindo a participação tanto presencial no Pullman St Pancras, em Londres, quanto online.

O Global 6G Summit foi organizado pela Ofcom UK, regulador independente das comunicações no Reino Unido. Dessa forma, a missão da Ofcom UK é promover a concorrência e proteger os consumidores nos setores de comunicações. Eles lidam com questões como leis de radiodifusão, proteção de dados, direitos do consumidor e atribuição de frequências de rádio. A Ofcom também desempenha um papel importante na promoção da inovação que incentiva o crescimento e a competição no mercado de comunicações.

6G Global Summit 2024

O 6G Global Summit 2024 deste ano reuniu líderes da indústria, formuladores de políticas e especialistas de todo o mundo. Eles discutiram o futuro da conectividade e das tecnologias.

Os principais tópicos abordados incluíram a visão e o desenvolvimento da tecnologia 6G, desafios e oportunidades. Ademais, foi tratado a sustentabilidade nas telecomunicações, novos casos de uso e a integração de tecnologias emergentes como IA e computação quântica.

Sobre sustentabilidade, um dos motes do evento, ficou claro que é essencial no desenvolvimento do 6G. Isso porque o objetivo é criar um ecossistema capaz de enfrentar desafios globais significativos.

Dentre os palestrantes confirmados estavam:

  • Mario Maniewicz, diretor do Bureau de Radiocomunicação da União Internacional de Telecomunicações (ITU). Esse é o organismo destinado a padronizar e regular os assuntos relativos ao uso das ondas de rádio e telecomunicações internacionais;
  • David Willis, diretor de grupo da Spectrum da Ofcom;
  • e Philip Marnick, diretor geral da TRA Bahrain.

Os patrocinadores do evento incluíram Analysys Mason, Ericsson, GSMA, GSOA, Huawei, Intelsat, Nokia, Qualcomm e o Wireless World Research Forum. Essas marcas demonstram o amplo suporte e interesse da indústria no desenvolvimento da tecnologia 6G.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]