/
/
Amor, dívidas e outros dilemas: dinheiro é principal motivo de brigas entre casais

Amor, dívidas e outros dilemas: dinheiro é principal motivo de brigas entre casais

Finanças se tornam fator decisivo nos relacionamentos e influenciam do início do romance, aos conflitos e rupturas, segundo dados da Serasa e Ipsos.

O Dia dos Namorados continua como uma das datas mais importantes para o comércio e para os casais apaixonados. No entanto, por trás dos jantares românticos e dos presentes simbólicos, há uma realidade muitas vezes negligenciada: o impacto financeiro que os relacionamentos podem ter sobre os consumidores.

De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa em parceria com o instituto Opinion Box, mais da metade dos brasileiros (53%) aponta o dinheiro como o principal motivo de brigas entre casais. E os desentendimentos não se limitam ao presente: quatro em cada dez entrevistados (41%) já tiveram o nome negativado por conta de um relacionamento amoroso. Não bastasse isso, 45% herdaram dívidas de um parceiro mesmo após o término da relação.

Infidelidade financeira

Embora 65% dos entrevistados relatem conversar abertamente sobre dinheiro com o parceiro, a transparência tem seus limites. Quase a metade (49%) admitiu já ter escondido problemas financeiros da pessoa com quem se relaciona. Além disso, 35% dos conflitos nas relações são motivados por decisões financeiras impulsivas, seguidos pela falta de planejamento (33%) e por gastos excessivos com itens supérfluos (32%).

“Infelizmente, muitos casais acabam caindo nessa situação de infidelidade financeira, por vergonha de assumir suas dificuldades em lidar com o dinheiro ou pelo próprio medo de perder o parceiro”, explica Valéria Meirelles, psicóloga do dinheiro da Serasa.

Se antes conhecer os gostos musicais e o signo eram critérios comuns para engatar um namoro, hoje 24% dos brasileiros dizem estar dispostos a investigar a vida financeira da pessoa antes mesmo de começar um relacionamento sério. E mais: 1 em cada 10 já checou CPF ou Score do parceiro na Serasa antes de assumir um compromisso.

Apesar dos desafios, 58% dos casais afirmam organizar o planejamento financeiro juntos. O dado pode indicar uma crescente consciência da importância do diálogo sobre dinheiro nos relacionamentos.

Envolvimento financeiro

Sobre herdar dívidas dos ex-parceiros, a alta recorrência escancara o risco de envolvimentos financeiros sem planejamento. Um cartão emprestado aqui (53%), um nome usado em um empréstimo ali (37%), e o que deveria ser um gesto de confiança se transforma em um passivo que sobrevive ao fim do amor e, até mesmo, em dívidas com bancos (37%).

Dinheiro é coisa séria, pede ética, planejamento e cuidado. Por isso, é preciso ter maturidade e responsabilidade financeira também ao se relacionar com o outro”, comenta Valéria. “Conhecer o estilo de vida, os gostos e os gastos da pessoa amada é um passo importante para entender se existe essa compatibilidade também nas finanças”, complementa.

O Brasil, o amor e a insatisfação

Embora 75% dos brasileiros digam sentir-se amados, o Brasil é o país com menor índice de satisfação amorosa e sexual entre os latino-americanos, segundo o relatório “Love Life Satisfaction 2025“, da Ipsos. O país ocupa a 19ª posição no ranking global. Vizinhos como Colômbia, México, Peru e Chile estão no topo da lista de países mais satisfeitos com suas vidas afetivas e sexuais.

A relação entre renda e felicidade amorosa também é clara. Entre os de alta renda, 83% afirmam estar satisfeitos com a vida amorosa; já entre os de baixa renda, esse número cai para 69%. Isso também reflete no bem-estar sexual: 67% dos mais ricos estão satisfeitos, contra apenas 51% dos de menor renda.

O amor e as gerações

Apesar das diferenças culturais e econômicas entre gerações, a pesquisa sugere que a satisfação amorosa não varia muito com a idade. Os dados indicam que Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z demonstram níveis parecidos de contentamento com suas vidas românticas e sexuais. Os Millennials, por exemplo, são mais satisfeitos.

A pesquisa também desmistifica a ideia de que os jovens estão mais desapegados: 58% da Geração Z se dizem satisfeitos com sua vida amorosa. O desafio para os mais novos parece menos relacionado à vontade de amar e mais às condições emocionais, sociais e econômica para construir relações estáveis.

Solteiros e o desafio do amor próprio

A vida de solteiro também traz seus dilemas. Os dados da Ipsos revelam que 81% das pessoas em relacionamentos no Brasil se dizem satisfeitas com sua vida romântica/sexual, contra apenas 50% dos solteiros. No entanto, isso não significa que todos estejam buscando um par.

Nos Estados Unidos, um estudo do Pew Research Center mostrou que a proporção de adultos vivendo sem parceiro caiu de 44% em 2019 para 42% em 2023. Apesar dessa leve queda, o número ainda é significativo. A análise aponta que adultos sem parceiros tendem a ter menos estabilidade financeira e menor bem-estar geral, ainda que estejam, muitas vezes, mais livres para tomar decisões individualizadas.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, a categoria Hall da Fama homenageia os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

*Foto: Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]