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5 dicas para as PMEs venderem mais no Natal

5 dicas para as PMEs venderem mais no Natal

Especialista da ContaAzul mostra como os pequenos devem se preparar para vender mais no último mês de 2015

Novembro acabou, a Black Friday passou e o Natal, ainda a data mais importante do varejo nacional, está aí. Ainda que as perspectivas de vendas não sejam lá tão positivas, as empresas não podem ignorar a data. Para os pequenos empreendedores, o último mês do ano pode ser a chance de tirar a empresa do vermelho.

Segundo Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, empresa de sistemas de gestão online para micro e pequenas empresas, dezembro é um mês de oportunidades para os pequenos: somente o pagamento do décimo terceiro salário devem injetar R$ 173 bilhões na economia, segundo projeções do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Em 2014, foram R$ 158 bilhões.

Embora, como sabemos, boa parte deste valor vai para o pagamento de dívidas, os brasileiros não perdem o costume de presentear no Natal, ainda que seja uma lembrancinha. É de olho nesta parcela da população que podem estar as oportunidades para os pequenos. Para aproveitar bem dezembro, Roveda listou cinco pontos importantes que os empreendedores não podem ignorar.

“Todos sabemos que o consumo no final do ano é importantíssimo para o caixa dos setores de comércio e serviços. Se o empreendedor planejar suas ações para este período, o desempenho nas vendas pode representar uma oportunidade de crucial rumo ao sucesso, ao lado de um time bem preparado e de consumidores plenamente satisfeitos”, afirma o especialista.

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1. Utilize seus próprios pontos fortes
“Os empreendedores puderam observar as vendas realizadas durante todo o ano. A partir disso, podem identificar os perfis dos seus clientes e entender suas características”, disse Roveda. Para ele, ao unir o conhecimento do mercado e do perfil dos clientes, os pequenos podem oferecer os produtos ou serviços com maior potencial de vendas para o período de festas. “Deposite a energia na venda e promoção destes itens com maior aceitação para o período”, afirmou em nota.

2. Gerencie o estoque e a capacidade de venda
Aqui, afirma o especialista, conta o modo como foram conduzidos a organização e o planejamento de estoque ao longo do ano. “Indicadores de estoque falam por si. Caso seu estoque esteja cheio demais, você ficará com mercadorias encalhadas, o que pode trazer prejuízos financeiros e atrapalhar o planejamento do ano que se inicia”, pontua. O contrário também traz prejuízo: com menos mercadoria no estoque, o empreendedor deixa vender e de se capitalizar. “O conselho aqui é simples e inclui bom senso e organização. Um sistema de gestão pode ajudar na análise do desempenho durante o ano e também auxilia a sua preparação da melhor forma possível, para que seu negócio tenha a quantidade ideal de mercadoria disponível aos clientes”.

3. Seja criativo e franco nas promoções
“Em uma época na qual estamos todos muito inclinados a gastar, o consumidor não resiste a promoções”, afirma o especialista. Por isso, ao preparar as ofertas, faça combos de produtos similares que ofereçam alguma vantagem ao consumidor, ao mesmo tempo em que o ticket médio também aumenta e gera um ganho em volume. “Aqui, no entanto, é preciso bastante cuidado. Promoções precisam ser verdadeiramente vantajosas ao seu negócio e ao seu consumidor, caso contrário o efeito reverso fará com que os clientes se sintam usados e registrem uma impressão negativa da sua companhia”.

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4. Entregue-se ao espírito das festas
“É importante saber que os clientes não estão comprando apenas bens e serviços, mas sim presentes, emoções, tudo com um ânimo diferente do que vivenciamos o ano todo. Perceber para onde caminha a emoção do consumidor e vestir a camisa de ‘então é Natal’ ? como diz a canção ? faz a diferença entre realizar uma simples venda, ou estabelecer uma conexão com esse cliente, que pode abrir mais ou menos a carteira, dependendo da sua abordagem”.

5. Fidelize o cliente de olho em 2016
Embora o final de ano seja ainda um dos melhores momentos para as vendas, resista à tentação de enxergar os clientes apenas como um “comprador de final de ano”. “O atendimento da sua micro e pequena empresa precisa atender o consumidor para que ele volte sempre que quiser e precisar”, afirma Roveda. Utilize as ferramentas que têm para fidelizar esses consumidores: vale uma boa ferramenta de CRM e invista em “apelos”, como parcelamento flexível, juros baixos ou inexistentes, descontos à vista na compra de um segundo produto, sem nunca deixar o bom atendimento de lado.

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