Após o País diminuir a temperatura após a febre dos hipermercados, Walter Faria, CEO do grupo atacadista Martins, acredita que esses formatos menores são a melhor solução para o varejo brasileiro. ?Num país com dimensoes continentais, é preciso apoiar o pequeno varejista?, afirma. ?Com as dificuldades da economia, as lojas de bairro são uma realidade para o shopper?.
E o segredo para fortalecer esse pequeno e médio varejista é fortalecer as relações. ?Nada disso acontece se não for pelas pessoas, relacionamento com fornecedores, funcionários e clientes, enfim todos que interagem no ecossistema?.
Usar a tecnologia e gestão como diferenciais também são parte dos incentivos, bem como o formato. ?Temos que melhorar para servir melhor e diferente, o compromisso é manter a roda circulando, fazer avaliacao 360º, sempre olhando para o mercado e para o que é preciso fazer. E cita Guimarães Rosa: ?É com os bons que a gente fica melhor?.
?Não é o mais forte que vence, é o que melhor se adapta ao ambiente?. Com isso, a Martins usa formatos como carros menores e até mesmo tuk tuks para fornecer produtos para o varejista que não mantém estoque. A realidade do hoje chegou ao varejo, não é necessário abraçar a crise, mas é necessário saber o que fazer. E isso deve acontecer de cima para baixo.