Pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, mostra que 47% dos consumidores que utilizaram sites de compras coletivas reduziram a frequência de consumo e 18% disseram que mantiveram o mesmo número de compras.
O levantamento mostra que 42% dos consumidores virtuais adquiriram produtos e serviços nos sites de compras coletivas, e 61% deles garantiram realizar ao menos uma compra a cada seis meses.
No entanto, um terço dos consumidores virtuais deixa de utilizar ao menos um cupom adquirido. O prazo expirado é motivo para 58% deixar o cupom de lado; o local para utilizar o serviço, considerado distante, foi motivo para 16%; e a falta de atenção ao regulamento da compra foi motivo de 15%.
Dificuldades no agendamento do serviço e o fato de o consumidor não ter gostado ou ter desconfiado do local de prestação do serviço foram motivos para 15% e 9%, respectivamente.
“Todas essas razões sugerem que às vezes as compras coletivas são feitas de maneira impulsiva, sem que o consumidor avalie as condições e se realmente precisa ou terá tempo e condições de utilizar o serviço”, analisou, em nota, o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.
Outro motivo para a desistência pode ser a experiência de compra: 46% afirmaram que tiveram problemas. Segundo os entrevistados, as principais queixas dizem respeito à qualidade ruim do serviço ou do produto (21%), ao atendimento que deixou desejar (20%) e à dificuldade de conseguir dia e horário para usufruir o produto ou serviço (14%).
“Outro motivo para a estabilização ou queda da demanda é a relação com o processo de compras coletivas passadas”, disse, em nota, Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. “Caso a compra anterior tenha resultado em uma experiência positiva para o consumidor, ele tende a comprar novamente; caso a experiência tenha sido negativa ou problemas tenham acontecido, provavelmente ele buscará outro site ou alternativas”, completou.
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