Os crimes de fraude com cartão de crédito no e-commerce acontecem com mais frequência entre 1 hora e 5 horas da manhã, e o dia de maior incidência é quinta-feira.
As informações são de um estudo realizado pela Serasa Experian. A instituição estima que a maior parte das lojas virtuais que fecham no Brasil tem como motivo principal o excesso de prejuízo causado por fraudes.
Os golpes acontecem com uma certa facilidade, porque para efetuar uma compra por telefone ou site só são necessários os números do cartão, validade e código de segurança. Se não houver ocorrência de irregularidades como notificação de cancelamento, roubo ou perda, a administradora confirma o pagamento e até que o cliente (dono do cartão) verifique a compra não reconhecida, já é tarde. Muitas vezes o produto já foi enviado ao comprador.
Para Marcelo Kekligian, presidente da unidade de negócios de Decision Analytics da Serasa Experian, essas informações podem ajudar as empresas de comércio eletrônico a fazer prevenção de fraude. ?Uma medida simples que o varejista pode assumir para reduzir a perda é instituir o boleto como única forma de pagamento durante a madrugada? afirma.
O executivo listou algumas ações que podem ajudar a reduzir esse tipo de crime no comércio, entre elas:
– Criar um histórico de transações que já foram identificadas como fraudulentas para impedir que novas compras sejam realizadas pelos mesmos cadastros;
– Checar se no endereço de e-mail do consumidor há o nome ou sobrenome dele (os que não têm merecem um pouco mais atenção do varejista);
– Monitorar os compradores assíduos que fazem muitas compras no mesmo dia (isso pode ser indício de fraude);
– Utilizar um certificado digital de servidor, independente do porte do negócio, para garantir que os dados inseridos na transação sejam protegidos por protocolo de segurança; entre outras.
Kekligian aconselha a buscar soluções de prevenção que sejam eficientes, mas que não dificultem a vida do verdadeiro consumidor.
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