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Como o YouTube se tornou o novo canal de consumo de esportes

Como o YouTube se tornou o novo canal de consumo de esportes

Youtube fortalece sua presença no esporte ao transmitir 38 jogos do Brasileirão Série A e expande a oferta de conteúdos esportivos gratuitos.

A relação do consumidor com o vídeo mudou para sempre. Com o avanço da tecnologia e o crescimento das plataformas digitais, o vídeo se consolidou como um dos principais meios de consumo de conteúdo e entretenimento. Se antes ele era restrito à televisão ou ao cinema, hoje está presente em todas as telas, desde smartphones até relógios inteligentes. A democratização da produção e o acesso instantâneo a qualquer tipo de material audiovisual transformaram a maneira como as marcas se comunicam com seu público, exigindo novos formatos e uma abordagem mais personalizada e dinâmica.

Nesse cenário, o YouTube, durante o Brandcast – evento voltado ao mercado publicitário –, anunciou uma parceria com a Liga Forte União (LFU) para transmitir 38 jogos do Brasileirão Série A, o principal campeonato de futebol do Brasil. 

O contrato, válido por três anos, permitirá que os benefícios sejam realizados pela CazéTV, canal de grande audiência quando o assunto é esporte. Durante as Olimpíadas de Paris 2024, o canal atraiu mais de 43 milhões de usuários únicos no YouTube, sendo que a maior parte do tempo de exibição foi registrada em TVs conectadas. Aliás, as TVs conectadas são onde o YouTube tem registrado o maior crescimento em tempo de visualização, uma ocorrência que começou antes da pandemia. Atualmente, mais de 1 bilhão de horas de conteúdo da plataforma são assistidas em TVs todos os dias. No Brasil, mais de 75 milhões de pessoas assistem ao YouTube pela TV.

Ecossistema no YouTube

As cotas de patrocínio para 2025 já foram 100% comercializadas, com marcas como Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever entre os anunciantes. O projeto fortalece ainda mais a oferta de esportes ao vivo no YouTube, abrangendo conteúdos como melhores momentos, reacts e muito mais. Globalmente, são consumidos mais de 35 bilhões de horas de conteúdo esportivo na plataforma por ano.

Para Patrícia Muratori, diretora do YouTube na América Latina, o projeto expressa a mudança de comportamento na forma como os fãs consomem esportes. “Futebol é uma paixão nacional e, desde 2019, temos trabalhado para trazer esse esporte ao vivo para o YouTube. Se no início precisávamos ensinar as pessoas a assistir à plataforma direto da TV, hoje o brasileiro já sabe como se conectar pela televisão e acessar nosso conteúdo esportivo. Nós promovemos essa mudança”, explica. 

“A conclusão deste acordo com uma empresa do porte do Google reforça a solidez do trabalho da LFU e é um passo muito importante nos objetivos de levar o Brasileirão ao maior número de torcedores, de forma completamente inovadora, através dos recursos únicos que uma transmissão no YouTube permite”, acrescenta Marcelo Paz, Presidente da Liga Forte União. “A Liga Forte União segue trabalhando de maneira consistente pelo melhor para todo o ecossistema do futebol brasileiro”.

O sucesso do futebol na plataforma

O pacote comercial do YouTube focado nas transmissões de 2025 vai oferecer conteúdo de marca, mídia de alta visibilidade no canal da CazéTV no YouTube, integração de marca nas transmissões ao vivo, além de entregas nas redes sociais da CazéTV. Além disso, as empresas também poderão ter destaque na página inicial do YouTube e na prateleira de produtos do canal em jogos ao vivo. 

“Estamos vivendo uma nova era do entretenimento na TV conectada e isso está mudando como produzimos e consumimos vídeo no Brasil. O YouTube oferece uma oportunidade ímpar para marcas se conectarem com consumidores, num primetime que é único para cada um deles”, pontua Fabio Coelho, presidente do Google Brasil. “Estamos muito contentes em trabalhar com marcas que são nossas parceiras em um projeto tão inovador para a transmissão do Brasileirão”.

O crescimento do futebol na plataforma vem se consolidando ao longo dos anos, especialmente no Brasil. O YouTube tem investido em projetos relacionados ao esporte, criando uma vertical de negócios dedicada ao conteúdo esportivo, com o futebol como elemento estratégico, dado o forte apelo do esporte no país. A plataforma é ampla de uma variedade de canais, desde aqueles especializados em futebol, como Desimpedidos e GOAT, até os canais de jogadores e de mídia esportiva como a CazéTV, que conquistaram o público brasileiro.

No Brasil, a plataforma se destaca por atrair grandes audiências e por exportar aprendizado para outros mercados, como no caso do NFL Sunday Ticket. Em 2020, a plataforma transmitiu ao vivo a Copa do Nordeste, o primeiro campeonato de futebol exibido no YouTube. O sucesso contínuo com o Paulistão, cuja transmissão foi iniciada em 2022, fruto da parceria entre o YouTube e a Federação Paulista de Futebol. Para 2025, estão previstas a transmissão de 16 jogos do Paulistão, além de 50 partidas do Paulistão Feminino e da Copinha, todos gratuitos para o público.

Além dos campeonatos nacionais, o YouTube tem se destacado na cobertura de grandes eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo Masculina de 2022, a Copa do Mundo Feminina de 2023 e, mais recentemente, as Olimpíadas transmitidas pela CazéTV, que adquiriu os direitos diretamente do Comitê Olímpico Internacional. Todos esses eventos foram disponibilizados gratuitamente na plataforma, permitindo que os usuários acessassem o conteúdo de maneira interativa e em qualquer dispositivo.

Números do YouTube

O YouTube se consolidou como ponto de conexão para o Brasil, onde milhões de fãs se envolvem profundamente com os criadores e conteúdos. Impulsionada pela criatividade de milhões de produtores, a plataforma é um dos principais espaços de consumo e engajamento no país. Quando se trata de conteúdo esportivo, 84% dos espectadores brasileiros afirmam que o YouTube oferece a melhor experiência, segundo levantamento do Google em parceria com a Kantar. Um exemplo marcante é a CazéTV, que transmitiu pela primeira vez os Jogos Olímpicos ao vivo na plataforma. O canal acumulou mais de 750 milhões de visualizações e alcançou mais de 43 milhões de usuários únicos ao vivo durante as Olimpíadas, evidenciando o interesse crescente por reforço esportivo ao vivo no YouTube.

Esse engajamento se reflete diretamente na relação entre os criadores de conteúdo e as marcas. Para 85% dos brasileiros, os influenciadores do YouTube são responsáveis ​​por apresentá-los às novas marcas, mostrando o impacto comercial da plataforma (Google/Talk Shoppe, Brazil, 2023).

A forma como os brasileiros consomem vídeos mudou radicalmente, e o YouTube se mantém sendo mais assistido em diferentes dispositivos, com destaque para a TV conectada. Mais de 75 milhões de brasileiros assistem ao YouTube na TV, o que impulsiona um aumento significativo no tempo de exibição na plataforma, segundo dados internos da plataforma. Estima-se que mais de 1 bilhão de horas de conteúdo sejam consumidos diariamente apenas na televisão. A Geração Z, em particular, adota a plataforma de forma massiva: 96% dos jovens afirmam assistir tanto vídeos curtos quanto longos no YouTube, reforçando a relevância da plataforma para o consumo de conteúdo entre as novas gerações, segundo a 3P Research Survey.

*Fotos: Assessoria

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