Quem nunca ouviu a frase “ativa o sininho e não esquece de se inscrever no canal” que atire a primeira pedra. Com popularidade mundial, o YouTube ganhou o público com sua variedade de conteúdo. Criado em 2005 e disponível em mais de 100 países, o YouTube é até hoje o segundo site mais acessado do mundo, ficando atrás somente do Google.
São mais de dois bilhões de usuários ao redor do mundo. Mais de 500 horas de vídeos são enviados para a plataforma a cada minuto. De acordo com a Hubspot, os usuários consomem mais de um bilhão de horas de vídeos no YouTube todos os dias. Tendo isso em mente, a plataforma online Cuponation levantou a performance da mídia ao redor do globo.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
No Brasil, a popularidade da mídia social é enorme. De acordo com o banco internacional de dados Statista, atualmente o país aparece em terceiro lugar do ranking de países com o maior número de usuários do YouTube em 2023, com cerca de 142 milhões de brasileiros assistindo ao conteúdo somente no primeiro mês do ano.
Do que o brasileiro gosta?
Um levantamento da Opinion Box sobre o comportamento dos usuários brasileiros do Youtube em 2022, indica que 55% dos usuários ficam com o aplicativo aberto o dia inteiro ou várias vezes por dia.
Mas a permanência no site não é tão longa. Apenas 10% ficam mais de 10 horas por semana na plataforma, 23% entre uma e duas horas e 22% entre duas e cinco horas semanais. Chama a atenção que 88% dos entrevistados assistem aos vídeos no celular, e 49% no computador.
Leia mais:
TikTok cresce na preferência da Geração Z, mas Youtube é rede favorita
O Youtube é, segundo a pesquisa, a segunda rede social mais utilizada, a favorita de 23% dos usuários, só atrás do Instagram, com 51%.
A popularidade do Youtube se deve a uma preferência por conteúdos em vídeo em vez de texto. Para os usuários entrevistados pela OpinionBox, 78% preferem assistir a ler entretenimento, 75% para aprender coisas novas e dois terços preferem se informar com audiovisual.
O que os usuários veem no Youtube?
Perguntados sobre o que costumam assistir no Youtube, 59% responderam que ouvir música, 55% assistir tutoriais, 54% aprender coisas novas para o dia a dia, 48% para estudar, 46% assistir vídeos de humor, 39% para assistir notícias. 34% acompanham influenciadores digitais e produtores de conteúdo, e três em 10 pessoas assistem reviews e avaliações de produtos.
Para 45% dos entrevistados pela Opinion Box, o consumo do Youtube aumentou em relação ao ano anterior. Mas só 32% acreditam que acontecerá o mesmo nos próximos 12 meses, e 58% creem que o tempo passado na plataforma irá se manter.
A popularidade do Youtube ao redor do mundo
Apresentando 20 nações participantes, a pesquisa do Cuponation mostra que a Índia é o Top #1, com 467 milhões de usuários envolvidos com o conteúdo do YouTube.
Os Estados Unidos ficaram na segunda posição com um pouco mais de 245 milhões de pessoas conectadas na mídia no mesmo período. O Canadá ficou em último lugar. Ainda de acordo com o estudo, apesar da Índia estar em primeiro lugar, os Emirados Árabes – que nem aparece no ranking original – é a nação que possui a maior porcentagem de usuários digitais navegando na plataforma, já que quase 98% de sua população está no YouTube.
Confira o ranking completo:
+ NOTÍCIAS
Influenciadores virtuais: vale a pena criar o seu?
Nova era da Vult: marca quer consolidar referência para mulheres periféricas