O mundo digital se estabeleceu como o principal meio de interação entre pessoas e marcas. Nesse cenário, o WhatsApp emerge como uma ferramenta vital para as estratégias de comunicação empresarial. Com seu alcance global, a ferramenta se tornou mais do que uma simples plataforma de mensagens instantâneas. Hoje, pode ser vista como um canal indispensável para as empresas estabelecerem e fortalecerem relacionamentos com seu público-alvo, como tem feito O Boticário.
Antes de apresentar o case do Boticário com o uso do WhatsApp, vale ressaltar que, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 58% das pessoas buscam em primeiro lugar o aplicativo de troca de mensagens quando têm necessidade de se comunicarem com uma marca. Um segundo estudo mostra ainda que 79% dos clientes brasileiros utilizam a ferramenta para fazer contato com empresas com empresas. Além disso, a ferramenta já foi usado por 68% dos consumidores para contratar algum serviço.
Nesse cenário, a Meta lançou em setembro de 2023 os canais de WhatsApp. O objetivo foi ampliar as possibilidades de interação com o consumidor. Com a nova ferramenta, grandes marcas enxergaram a possibilidade de expandir a presença no aplicativo de mensagens mais popular do mundo, de acordo com a Similarweb, e fortalecer a conexão com o público por meio de conteúdos interativos e experiências. O Boticário, marca brasileira de produtos de beleza, foi uma das primeiras empresas a investir neste novo recurso.
Resultados do uso do WhatsApp pelo Boticário
Após três meses de seu ingresso à plataforma, O Boticário tornou-se a marca de beleza com maior número de seguidores em um canal de transmissão no WhatsApp do Brasil. Ao contrário do canal de vendas, onde o consumidor consegue adquirir os produtos da marca, o objetivo deste novo formato é manter o público informado sobre as principais notícias sobre a empresa e apresentar tendências de autocuidado, beleza e bem-estar.
Atualmente, a comunidade criada pelo Boticário conta com mais de 350 mil usuários na plataforma e uma média de crescimento de mil seguidores por dia – taxa quase duas vezes maior que a média do segmento. Apenas nas últimas duas semanas, o canal registrou um aumento de 233% no número de participantes – aproximadamente dez mil novos usuários por dia – após divulgação intensa nos perfis proprietários em outras redes sociais.
De acordo com Sylvia Branco, Gerente Sênior de Comunidades, Conteúdo, Marketing de Influência e Imprensa de O Boticário e Quem Disse Berenice, além de gerar conversão, a plataforma também ajuda a conhecer as preferências do consumidor. Além disso, com uma boa taxa de adesão entre as marcas do mercado nacional de beleza, Boticário pretende continuar investindo no canal e mira em objetivos cada vez maiores.
“Para nós, é muito importante entender o que interessa nosso público e o que eles buscam consumir no canal do Boti. É assim que identificamos nossos pontos fortes para continuarmos em um ritmo acelerado de crescimento, conquistando engajamento orgânico e qualificado. O Boticário coloca o consumidor no centro em cada um dos movimentos que realiza e com este projeto não poderia ser diferente. Temos uma preocupação genuína em estarmos cada vez mais próximos e proporcionar uma experiência única aos seguidores”, comenta a executiva.
Estratégias
Os números nos canais de WhatsApp do O Boticário foram alcançados por meio de uma abordagem centrada em conteúdos exclusivos, com foco na priorização dos consumidores dentro desse segmento específico. Isso inclui comunicações antecipadas sobre promoções, novos lançamentos e sugestões de presentes, visando atender às necessidades e interesses do público-alvo.
“O WhatsApp é uma plataforma muito importante para a estratégia de relacionamento entre marca e consumidor. Estamos falando de um aplicativo de altíssima penetração entre a população brasileira e que está presente no celular de milhões de pessoas, entregando instantaneidade na comunicação. Além de peça fundamental para a omnicanalidade da marca, por meio da venda de produtos e atendimento ao consumidor, agora também nos ajuda a estreitar os laços com nossos botilovers, comunidade de apaixonados pela marca que se sente privilegiada de receber informações exclusivas e fica ansiosa por atualizações sobre Boti”, destaca Sylvia Branco.
As publicações são feitas diariamente e dão destaque ao portfólio robusto do Boticário, com mensagens curtas e links que direcionam para o site oficial e outras redes sociais da gigante da beleza, e recebem aproximadamente duas mil curtidas cada. A maioria das mensagens contam com perguntas ou provocações divertidas aos usuários, para estimular reações e cliques nos links compartilhados.
Em fevereiro, o canal foi uma das principais fontes de tráfego orgânico do Boticário – atrás apenas de Instagram e Facebook – totalizando 4% de todas as sessões orgânicas do mês. Diante do sucesso das estratégias, que deixaram a companhia entre as melhores taxas de adesão entre as marcas do mercado nacional de beleza, Boticário pretende continuar com os investimentos no canal e mira em objetivos cada vez maiores.
“É muito gratificante alcançar esses feitos pois mostram que todo o empenho do nosso time está dando resultado. Nossa meta agora é chegar a 1 milhão de seguidores e, em breve, nos consolidarmos como a marca mais seguida, entre todos os segmentos, do país”, conclui a executiva.
Busca por inovação e presença nas redes sociais
O compromisso com a inovação mantém a gigante do setor de beleza em constante sintonia com as evoluções do mundo digital, atento às tendências e aos novos meios de interação com os consumidores. Além de contar com um canal no WhatsApp, O Boticário marca presença em todas as principais redes sociais, com uma base de seguidores, que ultrapassa os 30 milhões, sendo 11 milhões no Instagram, 15 milhões no Facebook, 234 mil no Twitter, 2 milhões no YouTube e 4 milhões no TikTok. Além disso, a empresa tornou-se a marca de beleza mais seguida nesta última plataforma.
Vale lembrar ainda que O Boticário foi reconhecido pelo TikTok AD Awards e recebeu o prêmio na categoria “Vai pra For You caramba“. O motivo foi o excepcional uso de formato e a marca foi indicada em outras cinco categorias. A estratégia robusta de presença nas redes e interação com a comunidade solidificou a reputação da marca, que foi eleita como a mais mencionada ou recomendada por influenciadores, segundo uma pesquisa conduzida pela MindMiners em colaboração com a YouPix.
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