Pesquisar
Close this search box.
/
/
Na corrida da Inteligência Artificial, Meta lança o Llama 3

Na corrida da Inteligência Artificial, Meta lança o Llama 3

Com o Llama 3, Meta busca desenvolver modelos abertos que rivalizem em qualidade com os melhores modelos disponíveis no mercado atual

Para ser integrado no feed do Facebook, nas conversas de WhatsApp e nas DMs no Instagram, a Meta lançou seu modelo de linguagem desenvolvido, o Llama 3. Assim, a companhia será a primeira empresa de rede social a usar a tecnologia nesse formato. O objetivo da companhia com o lançamento do seu chatbot, é entrar na disputa com modelos já existentes no mercado, como o Gemini, do Google, e o ChatGPT, da OpenAI.

Vale lembrar ainda que o anúncio da companhia acontece quando a Meta busca levar seus produtos generativos de IA aos usuários de suas redes sociais para desafiar a liderança da OpenAI. Com o foco de alcançar a posição de líder no segmento de produtos generativos, a Meta deverá fazer uma revisão da infraestrutura de computação e a consolidação de equipes de pesquisa e produtos anteriormente distintos.

Como funcionará o Llama 3, da Meta?

Os modelos de linguagem do Llama 3 serão integrados ao assistente virtual Meta AI. Para o usuário, ele ajudará desde o planejamento de passeios com os amigos, a contribuição com a decoração de apartamento, com a ajuda do assistente, que pode gerar imagens que podem ser usadas como inspiração. Além disso, a tecnologia está disponível nas pesquisas de Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. Assim, o usuário poderá acessar informações em tempo real, sem precisar alternar entre aplicativos.

Os modelos Llama 3 estarão disponíveis em breve na AWS, Databricks, Google Cloud, Hugging Face, Kaggle, IBM WatsonX, Microsoft Azure, NVIDIA NIM e Snowflake, e com suporte de plataformas de hardware oferecidas por AMD, AWS, Dell, Intel, NVIDIA e Qualcomm.

“Estamos engajados em desenvolver o Llama 3 de uma forma responsável e oferecemos vários recursos para ajudar outras pessoas a usá-lo com responsabilidade também. Isso inclui a introdução de novas ferramentas de confiança e segurança, com Llama Guard 2, Code Shield e CyberSec Eval 2. Nos próximos meses, esperamos introduzir novos recursos, janelas de contexto mais longas, tamanhos de modelo adicionais e desempenho aprimorado, além de compartilharmos o artigo de pesquisa sobre o Llama 3”, disse a empresa em nota.

Desempenho

As melhorias no pré e pós-treinamento possibilitam que os modelos pré-treinados e ajustados conforme as instruções atuais se destacam como os líderes de mercado nas categorias de 8B e 70B de parâmetros. Além disso, as otimizações nos processos de pós-treinamento resultaram em significativa redução das taxas de falsas negativas, melhorando o alinhamento e a diversidade nas respostas geradas pelos modelos. Foram observados pela Meta avanços notáveis ​​em recursos como cálculo, geração de código e orientação, tornando o Llama 3 mais versátil e fácil de usar.

Objetivo da Meta com o Llama 3

Em sintonia com os princípios do código aberto, o lançamento antecipado e frequente permite que a comunidade tenha acesso aos modelos em fase de desenvolvimento. Os modelos textuais lançados recentemente representam os primeiros passos da série Llama 3. O plano futuro da Meta é expandir o Llama 3 para ser multilíngue e multimodal, com maior capacidade contextual e aprimoramento contínuo em áreas-chave dos LLMs, como esclarecimento e consolidação.

“Estamos comprometidos com o crescimento e desenvolvimento contínuos de um ecossistema aberto de IA para lançar os nossos modelos de forma responsável. Há muito tempo acreditamos que a abertura conduz a produtos melhores e mais seguros, a inovações mais rápidas e a um mercado global mais saudável. Isso é bom para Meta e é bom para a sociedade. Estamos adotando uma abordagem que prioriza a comunidade com o Llama 3 e, a partir de hoje, esses modelos estão disponíveis nas principais plataformas de nuvem, hospedagem e hardware, com muito mais por vir”, pontua a Meta.

Foto: gguy / Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]