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Vendas por cartões caem no varejo

Vendas por cartões caem no varejo

Segmento de serviços vê recuo mais acentuado, aponta pesquisa da Cappta

As vendas por cartões de crédito e débito no varejo brasileiro fecharam o ano de 2015 com queda de 1,7% em relação ao mesmo período de 2014, aponta uma pesquisa feita pela Cappta, empresa especializada em captura de pagamentos e fornecedora de terminais TEF e maquininhas POS para o varejo, junto a 7,5 mil estabelecimentos em todo o Brasil.

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De acordo com os dados, no comparativo com o primeiro semestre de 2015, as vendas em todo o Brasil cresceram apenas 3,5%, mesmo com as vendas de Natal. Na opinião dos especialistas, o aumento deveria ser maior, na casa dos 20% ? para efeito de comparação, São Paulo obteve aumento de 24% no período.

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Os segmentos que viram as maiores quedas foram o de Serviços (Lavanderia, Chaveiro, Costureira, etc) (-27%), Óticas, joalherias e relojoaria (-22%), Postos de Combustível (-13%) e Vestuário, acessórios e calçados.

Por outro lado, os segmentos que viram maior aumento nas vendas por cartões foram Hotéis e Turismo (60%), Docerias e Confeitarias (27%), Farmácias, drogarias e manipulação (14%).

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