Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vendas do varejo em setembro caem quase 5%

Vendas do varejo em setembro caem quase 5%

Segundo indicador da Cielo, queda é real e em relação ao mesmo mês de 2015, mas os resultados mostram uma desaceleração na queda. Entenda

As vendas do comércio varejista registraram queda de 4,9% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2015, já descontada a inflação que incide sobre a cesta de setores do varejo ampliado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em agosto, a queda foi de 6,2%.

O mês de setembro não sofreu impacto de efeitos de calendário, na comparação anual. Retirando esses efeitos a retração seria de 5,1%, mesmo número de agosto, com o mesmo ajuste. Os resultados mostram estabilidade no ritmo do varejo ampliado em relação ao mês anterior.

De acordo com o levantamento, em termos nominais, o indicador registra alta de 4,1% em setembro em relação ao ano anterior, resultado maior do que o apurado em agosto (+3,7%). Descontados os efeitos de calendário, o índice nominal aponta alta na receita de vendas do varejo em 3,9%.

A inflação no varejo, ajustada ao mix e pesos dos setores que compõem o índice Cielo, registrou alta de 9,4% em setembro no acumulado dos últimos 12 meses. Isso mostra desaceleração em relação aos 10,5% registrados no mês anterior, puxada principalmente pelos setores de alimentação e bebidas e transportes.

No recorte por setores, a maioria dos que compõem o índice apresentou queda em setembro, no entanto houve pouca variação em relação a agosto, o que mostra uma estabilidade na passagem dos meses. Os bens não-duráveis (Supermercados e Hipermercados e Postos de Combustível), desaceleraram novamente, mas os setores de Cosméticos, Drogarias e Varejo Alimentício Especializado registraram aceleração no desempenho do mês.

Já o grupo de Serviços, apesar de apresentar retração, ficou novamente acima da média do varejo no mês. Entre eles, Turismo e Transporte demonstrou aceleração em relação ao mês de agosto. Já o setor de Recreação e Lazer foi o que mais desacelerou no último mês, na comparação com agosto. Alimentação em Bares e Restaurantes também desacelerou.

O estudo mostra, por fim, que o conjunto de setores de bens duráveis e semiduráveis continua com queda mais acentuada. O que mais desacelerou em setembro foi Móveis, Eletroeletrônicos e Lojas de Departamento. Já Vestuário e Materiais para Construção voltaram a acelerar neste grupo, apesar de ainda apresentarem retração ano contra ano.

Na análise por regiões, em setembro, todas apresentaram uma vele recuperação no varejo, embora ainda estejam com resultados negativos. O Norte e Nordeste apresentaram queda de 9,4% e 5,0%, respectivamente. No Sudeste, o varejo ampliado teve retração de 4,7%, seguido pelas regiões Centro-Oeste e Sul, com baixas de 4,6% e 2,9% respectivamente.

Os resultados no terceiro semestre do ano apresentam retração de 4,9%, em relação ao mesmo período do ano passado, descontada a inflação. Entretanto, apesar do desempenho ainda negativo, a curva deste ano mostra uma estabilização no ritmo de queda do varejo, que antes vinha numa trajetória descendente. Os números nominais mostram leve aceleração, levada pela inflação.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]