As vendas do varejo no Estado de São Paulo caíram pelo segundo mês seguido, conforme mostrou os números divulgados hoje (06) pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). O recuo foi de 3,3%, na comparação com maio de 2015.
Ao todo, o varejo paulista faturou R$ 44,7 bilhões no mês – R$ 1,5 bilhão a menos que os R$ 46,2 bilhões registrados em abril de 2015. No acumulado de janeiro a abril, o varejo paulista já registra queda de 6% no faturamento.
A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) é realizada com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) – por isso há uma demora na compilação dos dados e os resultados mais atuais são de abril.
De acordo com a Federação, apesar da queda, as expectativas de melhora da economia e crescimento paulatino da confiança permite enxergar um cenário mais positivo para o varejo nos próximos meses. As projeções indicam que já a partir deste mês, o varejo tende a apresentar taxas positivas, o que permitiria ao comércio encerrar o ano empatado com 2015.
“Caso as projeções se confirmem, a mudança poderá ser entendida como um ponto de reversão do ciclo negativo do varejo, muito embora ainda sem os elementos que permitam garantir um período consistente de recuperação do movimento do comércio paulista em 2017. Afinal, o quadro permanece negativo para as principais determinantes do consumo, já que os juros estão elevados, a renda segue em queda e o desemprego continua elevado”, afirma a Federação.
Entre os segmentos pesquisados, lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados foram as que apresentaram a maior queda nas vendas em abril, de 21,6%. Eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos apresentaram recuo de 12,9%, seguidos pelas lojas de Materiais de construção, com recuo 12,4%, lojas de Móveis e decoração (-10,4%), concessionárias de veículos (-7,4%) e outras atividades (-2,7%).
Já os segmentos de Farmácias e perfumarias seguem forte mesmo diante da queda de consumo e viram seu faturamento subir em média 13,8% em abril, na relação com o mesmo mês do ano passado. Supermercados também conseguiu reagir e apresentou aumento de 3,7% e as lojas de Autopeças e acessórios sentiram alta de 1,3%.