Como era de se esperar, as vendas da Páscoa não conseguiram tirar o varejo da inércia. Segundo dados divulgados hoje (28) pela Serasa Experian, as vendas para a data caíram 9,6% – o pior desempenho desde a criação do indicador, em 2007.
O dado considera as vendas entre os dias 21 e 27 de março, em relação ao mesmo período do ano anterior (30 de março a 05 de abril).
Para se ter uma ideia da evolução, 2016 foi o único ano que registrou queda nas vendas durante o período, conforme evolução abaixo:
Leia também
Vendas de ovos de Páscoa caem 24,6% em 2015
Considerando o final de semana da Páscoa (25 a 27 de março), houve queda de 9,9% em todo o País na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (03 a 05 de abril).
Segundos os economistas da Serasa Experian, “o aprofundamento da recessão econômica, que coloca o desemprego em trajetória de elevação, e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação, impactaram negativamente o movimento varejista durante a data comemorativa da páscoa deste ano”.
Considerando a cidade de São Paulo, os resultados foram ainda piores: registraram queda de 11,6%, ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas tiveram queda de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Leia também
Ovo de chocolate deve ficar mais caro nesta Páscoa