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Programa Unimed de IA visa melhorar a experiência do paciente

Programa Unimed de IA visa melhorar a experiência do paciente

Fato é que a IA está transformando a interação dos consumidores com serviços de saúde; e a Unimed está na vanguarda dessa revolução.

Você sabia que a Unimed está investindo em um Programa de Inteligência Artificial (IA) para melhorar a experiência dos consumidores?

Fato é que a IA está transformando a forma como os consumidores interagem com serviços de saúde. Sabendo disso, a Unimed promete agilizar atendimentos e personalizar experiências, tornando o cuidado com a saúde mais eficiente. Com isso em mente, a operadora criou o Programa Unimed de Inteligência Artificial. O objetivo é acelerar a aplicação da IA ​​nas 340 cooperativas e empresas que compõem o Sistema Unimed.

Antes de tudo, a iniciativa busca estabelecer critérios de governança e padronização. Por consequência, o objetivo é garantir ganhos em escala, mantendo o alinhamento com o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI). Esse plano prioriza a convergência tecnológica.

Nesse ínterim, com essa ação, a Unimed reforça seu compromisso de promover a capacitação profissional para ampliar o acesso das pessoas a novas tecnologias.

Capacitação em IA

O programa da Unimed é apoiado pela Unimed Nacional e pela Seguros Unimed. Ele oferece três abordagens principais: capacitação, governança e projetos.

Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.

A capacitação inclui um curso gratuito sobre IA e orientação para os 118 mil médicos cooperados e cerca de 150 mil colaboradores do Sistema Unimed. O curso, que conta com parceria da StartSe, aborda desde conceitos básicos de IA até o desenvolvimento de habilidades práticas, utilizando diversas ferramentas tecnológicas. Também são contempladas as aplicações práticas de IA e os desafios regulatórios. Ademais, estão inclusos o impacto da tecnologia na gestão operacional e nos negócios, e o potencial de IA generativa.

Líder no setor de saúde suplementar, com 20,5 milhões de beneficiários, a Unimed já vem aplicando IA em diversas áreas para otimizar a gestão interna e a assistência médica. “A IA tem aprimorado nossos serviços e simplificado processos nas cooperativas. Queremos capacitar médicos e colaboradores para proporcionar a melhor experiência aos nossos beneficiários”, destaca Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.

Governança em IA

Além da capacitação, o programa irá definir diretrizes de governança para o uso da IA, com grupos de trabalho focados em dados, tecnologia e arquitetura.

De acordo com Mauricio, o eixo de projetos fomentará ideias inovadoras e desenvolverá soluções para as cooperativas, permitindo que os participantes apliquem os conhecimentos adquiridos em iniciativas empreendedoras. “Nosso objetivo é capacitar médicos e colaboradores para que se tornem protagonistas no desenvolvimento de novas soluções para o futuro da saúde suplementar, criando um processo de governança e segurança que possibilite o avanço de iniciativas baseadas em IA de maneira segura, mas sem abrir mão da inovação”.

A iniciativa conta com a orientação da Deloitte, que mantém uma relação duradoura com a Unimed, e que foi a consultoria selecionada para potencializar o programa de IA do Sistema.

Iniciativa visionária

Na visão de Luis Joaquim, sócio-líder de Life Sciences & Health Care da Deloitte, o novo programa representa uma iniciativa visionária. Isso porque a capacitação dos profissionais para o uso da IA é essencial para superar a barreira da qualificação tecnológica, a qual muitas empresas enfrentam atualmente.

Luis Joaquim, sócio-líder de Life Sciences & Health Care da Deloitte,

“Ao investir em formação e governança, o programa não só aprimora a eficiência das operações, mas também assegura que a empresa utilize a tecnologia de maneira ética e inovadora. Acreditamos que esse apoio contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do setor, beneficiando não apenas as cooperativas, mas, principalmente, os milhares de pacientes que dependem dos serviços de saúde”, afirma Luis.

IA e gestão

Além disso, a utilização de IA em estratégias de gestão poderá auxiliar na tomada de decisões informadas, otimizando a alocação de recursos e melhorando a experiência do paciente. A capacidade de processar grandes volumes de dados permitirá uma personalização dos serviços, adaptando-se às necessidades específicas da população atendida.

Com a implementação dessas estratégias, o futuro da saúde suplementar poderá ser moldado por profissionais preparados e motivados, utilizando a IA como aliada para um atendimento mais eficaz, seguro e humanizado.

Por fim, a implementação eficaz do plano de saúde depende de uma abordagem holística. Essa ótica deve considerar tanto a governança quanto a capacitação, a tecnologia e a comunicação. Estes elementos interligados formam a base para um sistema de saúde mais robusto. Nesse sentido, a ideia é não apenas atender às necessidades dos beneficiários, mas também promover um ambiente de trabalho positivo para os profissionais da saúde.

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