Para apresentar uma nova proposta para sua rede de revenda, a Vibra, empresa líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, realizou o ‘Vem de vibra’. O encontro anual, que este ano teve o tema ‘A Energia de Cada Um’, é destinado a revendedores e franqueados de postos de gasolina Petrobras, lojas BR Mania e centros de lubrificação Lubrax+. A feira de negócios abrangeu mais de 23 mil metros quadrados, contando com 36 estandes e 20 expositores. Cerca de quatro mil pessoas participaram do evento, realizado no Riocentro, centro de convenções no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de fevereiro. O objetivo principal do encontro foi apresentar os planos de crescimento da rede para o ano e oferecer uma oportunidade para os revendedores explorarem as ofertas da Vibra de maneira integrada.
O formato inovador, com uma feira de negócios, consolidou todo o ecossistema de Postos Petrobras em um único espaço. Isso incluiu um posto de gasolina totalmente equipado no centro do pavilhão, com um centro de lubrificação Lubrax+, uma loja BR Mania, um espaço dedicado ao segmento rodoviário com a Rede Siga Bem e um posto de carregamento elétrico. O ambiente também contava com áreas dedicadas para todos os segmentos de negócios, incluindo lubrificantes Lubrax e combustíveis aditivados.
Tudo foi projetado para aproximar revendedores e franqueados das equipes, com apresentações de produtos, serviços e soluções da Vibra e de seus parceiros e fornecedores. O espaço também contou com diversas ativações, incluindo arenas de conteúdo, gamificação com uma sala Escape 60 criada exclusivamente para o evento e um estande do Vibra Co.lab, o hub de inovação da empresa, com discussões sobre inovação, workshops e exposições de projetos experimentais focados em soluções disruptivas para postos de gasolina.
Os grandes nomes no Vem de Vibra
Os parceiros exclusivos da Vibra sob a marca Petrobras participaram de uma grande plenária ao longo de dois dias. Foram debatidos diversos temas, desde a integridade no varejo de combustíveis até o anúncio da causa social da Vibra, combatendo a exploração sexual de crianças e adolescentes, até a apresentação da nova campanha publicitária dos postos de gasolina Petrobras.
A abertura contou com a presença do CEO da Vibra, Ernesto Pousada; do VP executivo Comercial, Varejo e Inteligência de Mercado, Flávio Dantas; da VP de Negócios, Produtos e Marketing, Vanessa Gordilho; do VP Jurídico, Compliance e Relações Institucionais, Henry Hadid; e do VP de Energia Renovável e ESG, Clarissa Sadock. Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, também participou, apresentando um discurso focado no combate ao mercado irregular, um gargalo no segmento de postos de gasolina.
“Foi uma oportunidade única para estar em contato com nossos revendedores, entender as necessidades deles e reforçar a nossa proposta de valor. Temos uma tradição de 50 anos no setor de distribuição e a expertise necessária para oferecer as melhores soluções para nossos parceiros da revenda. O novo formato também agradou em cheio e permitiu uma relação ganha-ganha entre a Vibra e os revendedores”, frisa Ernesto Pousada.
Além da presença maciça de revendedores, o evento atraiu mil membros da equipe de vendas da Vibra, bem como outros parceiros e fornecedores de equipamentos para postos. Duas arenas foram montadas para o público assistir a palestras sobre temas variados, como lubrificantes, combustíveis, carbonização, meios de pagamento, conveniência e o segmento rodoviário.
Combate à violência contra crianças e adolescentes
Durante seu evento, a Vibra aproveitou a oportunidade para anunciar para seus revendedores a causa social que apoiará em 2024. A empresa escolheu apoiar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Embora o tema seja abordado há alguns anos, receberá ainda mais destaque, com intervenções em regiões mais críticas para o risco dessa violência. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, as rodovias estão entre os três pontos mais críticos e vulneráveis. Foram identificados 9.744 pontos em rodovias federais, sendo 3.410 desses pontos em postos de gasolina.
O objetivo da empresa é garantir direitos e proteção de crianças e adolescentes nos ambientes afetados. Nesse cenário, a Vibra expandiu sua parceria com a Childhood Brasil, uma ONG que, há mais de 20 anos, trabalha na prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A empresa tem ainda preparado uma campanha nacional, que será lançada em maio, com o objetivo de envolver 100% dos revendedores e a sociedade brasileira na proteção de crianças e adolescentes.
Novos mascotes dos Postos Petrobras
Com o tema “A gente tem a energia do brasileiro”, o novo posicionamento da companhia foi apresentado durante o Vem de Vibra. Além disso, o público conheceu também os novos mascotes da empresa, Brás e Lu, dois calangos. Essa nova campanha publicitária vem para proporcionar mais leveza e inovação ao contexto de sua rede de postos de gasolina.
“Esse novo posicionamento já aparecia de forma sutil em nossas campanhas desde o ano passado, mas agora é oficial. Queremos fugir ao lugar comum das tradicionais campanhas publicitárias sobre postos de combustível e trazer uma perspectiva diferente, mais criativa, que foge ao lugar comum do frentista abastecendo um carro”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing da Vibra.
BR Mania, BRB e Petrobras Premmia no Vem de Vibra
Dentro do Vem de Vibra, a BR Mania esteve presente em uma área de quase mil metros quadrados. A marca é considerada uma das principais estratégias de expansão da Vibra para o setor de postos e apresentou uma área na feira voltada para consultoria aos franqueados da rede, introduzindo novas ferramentas de suporte para assegurar a rentabilidade. Para empreendimentos que ainda não contam com uma BR Mania, foi criado um espaço expositivo com diversos modelos de loja disponíveis, permitindo que os clientes identificassem qual se adequaria ao seu posto.
Além disso, o Banco Regional de Brasília (BRB) protagonizou outro momento memorável no evento ao apresentar uma inovação significativa. Em colaboração com a Vibra e a Visa, lançou o cartão “BRB Petrobras Premmia“. Com essa novidade, os usuários terão a oportunidade de acumular pontos no programa de fidelidade Petrobras Premmia, que pode ser usado em benefícios adicionais ao utilizarem os postos de combustíveis da empresa. Adicionalmente, ao efetuarem compras no marketplace Curtaí ou ao aderirem ao Clube Curta+, programas de lealdade da BRBCARD, os clientes também acumularão pontos.
Foto: Alexandre Brum