Diversas marcas oferecem programas de fidelidade, seja aderindo ao cartão de crédito específico, adquirindo pontos por compra, além de uma infinidade de possibilidades. A escolha entre essas facilidades, como milhas, cashback e pontos, tornou-se uma decisão significativa para muitos consumidores nos dias de hoje. À medida que o mercado financeiro e de cartões de crédito se expande, a variedade de opções de recompensas disponíveis também aumenta, deixando os consumidores com a tarefa desafiadora de determinar qual programa é mais vantajoso para seu estilo de vida e objetivos financeiros. Nesse sentido explicaremos benefícios de cada um desses programas, ajudando a desvendar qual deles pode oferecer a melhor vantagem em termos de economia e conveniência.
Além das facilidades já citadas, temos desconto na próxima compra, na fatura ou em contas de consumo, ingressos para eventos exclusivos e muito mais, segundo Paulo Curro, diretor executivo da ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização). Mesmo com diversos casos de falência de empresas que ofereciam serviços usando as milhas do consumidor, esse ainda é dos um programas de fidelidade mais populares, principalmente por quem costuma comprar muito no crédito e gosta de viajar. Essas iniciativas servem para fidelização do cliente à empresa.
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Recompensas favoritas do consumidor
Um levantamento realizado pela ABEMF mostra a preferência do consumidor quando o assunto é recompensa. “Sendo os benefícios econômicos e recompensas aspiracionais as mais valorizadas nos resgates, de acordo como a nossa pesquisa. Milhas/pontos para passagens aéreas apareceram como preferidos para 49% dos participantes dos programas, seguidos por cashback (41,1%), descontos na próxima compra (29,4%) e em faturas, como luz, gás e cartão de crédito (19,9%)”, conta.
Mesmo sendo as mais valorizadas, não quer dizer que as milhas sejam as mais vantajosas. Paulo Curro explica que o benefício mais vantajoso será sempre aquele que atende melhor às necessidades do cliente. “Mas é possível dizer que as recompensas em expansão, no geral, são as que oferecem comodidade, como entrega mais rápida, frete grátis, personalização (descontos e ofertas exclusivas) e variedade (produtos ou serviços de marcas parceiras grátis ou com desconto e brindes da marca).
Quando o assunto é gastar menos e ganhar mais, o executivo afirma que benefícios em compras que o consumidor já está fazendo é o que dá mais sensação de recompensa aos clientes. “Os consumidores (16,4%), inclusive, sentem, cada vez mais que, não participar de programas significaria perder dinheiro, de acordo nossa pesquisa recente”, completa.
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Por dentro da lei
Infelizmente ainda existem muitos casos de estelionato e propagandas falsas, principalmente na área de programas de fidelidade. Paulo ensina como o consumidor pode ficar atento e ter certeza de que não está sendo passado para trás. “Nossas associadas estão subordinadas ao Código de Autorregulação da ABEMF, Criado como iniciativa própria para estabelecer regras e garantir o bom funcionamento e o desenvolvimento do mercado de fidelização no Brasil”, diz.
“É uma forma de contribuirmos com questões como a livre concorrência e boas práticas de mercado. Além de proporcionar condições favoráveis ao crescimento do setor, a ideia é garantir direitos e deveres de empresas e participantes, a fim de estabelecer uma relação saudável e equilibrada entre as partes, na qual todos tenham benefícios”, completa. Além disso, as companhias têm seus próprios regulamentos: um contrato firmado entre empresa e participante, aceito pelo cliente no momento da adesão. “Por isto, já nos princípios gerais do direito, tem valor de lei entre as partes”, finaliza.
Dessa forma podemos concluir que programas de fidelidade e recompensa desempenham um papel fundamental tanto para as empresas quanto para os consumidores. Eles incentivam a lealdade do cliente, promovem o engajamento e, muitas vezes, proporcionam benefícios tangíveis, como descontos, brindes ou vantagens exclusivas. Além disso, esses programas oferecem às empresas insights valiosos sobre o comportamento do cliente e suas preferências, permitindo uma personalização mais eficaz das ofertas e serviços. No entanto, para serem verdadeiramente eficazes, os programas de fidelidade devem ser bem planejados, flexíveis e adaptáveis às necessidades em constante evolução dos consumidores. Quando implementados com sucesso, eles podem criar uma relação duradoura entre a marca e o cliente, resultando em benefícios mútuos a longo prazo.
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