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Veja a cobertura do último dia de WRC

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Chega ao fim o Congresso Mundial de Varejo, que aconteceu em Paris

Terminou nesta quarta-feira (01), em Paris, a edição 2014 do World Retail Congress (WRC), um dos mais importantes eventos de varejo do mundo. E este último dia de debates foi marcado por figuras, digamos, particulares, por visões novas para velhos debates e inovações.

A parte do “figuras particulares” ficou por conta do criador da rede de salões de beleza “sem frecuras” Supercuts, Geoffrey Rappaport. Entre tiradas e sacadas, o empreendedor não quer saber de modismos. “Não há forma melhor de satisfazer o cliente do que acabar com sua dor”, diz. As ideias e táticas de Rappaport sobre varejo são descritas no texto “O varejo é uma coisa muito simples”.

Simples foi a ideia da rede britânica de supermercados Sainsbury, que venceu o World Retail Awards na categoria “Campanha Publicitária do Ano”. O que ela fez? Ouviu os clientes e permitiu que eles enviassem vídeos sobre a ideia que eles tinham de Natal. O resultado está no texto “O consumidor faz a campanha”.

No evento, a LCP Consulting apresentou estudo que mostra que os varejistas que integraram os seus canais aumentaram suas vendas. Por outro lado, houve crescimento ainda maior do número de reclamações – um novo dilema para uma velha discussão, o Ominicanal.

Novo mesmo é o posicinamento da Coca-Cola. A empresa reinventa a comunicação para lidar com uma geração conectada e questionadora. Será que a gigante dá conta?

E se é pra falar em inovação, nosso jornalista experimentou uma ferramenta que mapeia onde os usuários do Twitter fazem compras em Paris. O Mapa do Desejo foi desenvolvido pela britânica Decoded especificamente para apresentação durante o WRC. Confira os resultados da experiência e os principais debates que encerraram o Congresso Mundial de Varejo.

Com o tema ?Retailing in a disrupted world? (O varejo em um mundo em transformação, em uma tradução livre), o WRC contou com mais de 60 horas de debates, palestras e discussões sobre as principais preocupações e tendências do varejo. NOVAREJO esteve em Paris para a cobertura em tempo real do evento. Confira no site 192.168.0.154/novarejo e nas nossas redes sociais tudo o que aconteceu por lá.

A próxima edição da revista NOVAREJO também trará a cobertura exclusiva do evento que debate as tendências que moldarão o varejo nos próximos anos.

“O varejo é uma coisa muito simples”
Geoffrey Rappaport, da Supercuts, rouba a cena no WRC com discurso na contramão do mercado

Omnicanal aumenta vendas no varejo britânico
Estudo mostra crescimento de 10% a 20% para varejistas que adotaram estratégia multicanal

O mapa do desejo
Ferramenta mapeia onde os usuários do Twitter fazem compras em Paris

O consumidor faz a campanha
Sainsbury vence WRA com filme de Natal produzido a partir de vídeos dos clientes

Líquida e conectada
Coca-Cola muda abordagem para permanecer relevante junto aos Millennials

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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