O World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo, que se encerra hoje em Paris, é também uma oportunidade de experimentar tecnologias que podem ser aplicadas para tornar o varejo um negócio mais inteligente.
Um exemplo é o Mapa do Desejo, desenvolvido pela Decoded, uma empresa britânica de tecnologia aplicada ao varejo, especificamente para apresentação durante o WRC. A ferramenta utiliza o Twitter para medir o sentimento das pessoas a respeito dos produtos e dos lugares onde estão pesquisando e/ou comprando esses produtos. Em tempo real, a ferramenta permite entender quais são os locais mais buscados pelos clientes.
A base para o conceito é a geolocalização. Os celulares dos consumidores indicam suas posições e os tweets são utilizados para entender a disposição de compra (ou a compra efetivamente realizada). Pontos laranja no mapa indicam uma transação, enquanto pontos cor de rosa apontam para o desejo de adquirir algum produto ou serviço. O mapa está disponível em http://desire.decoded.co/map/
NOVAREJO está em Paris para a cobertura exclusiva do World Retail Congress, um dos principais eventos de varejo do mundo. Acompanhe pelo 192.168.0.154/novarejo e na edição novembro/dezembro da revista impressa o que de mais importante acontece no congresso.
Leia mais