/
/
Varejo online brasileiro alcança novo patamar

Varejo online brasileiro alcança novo patamar

Vendas online representam 15% da receita do comércio varejista brasileiro, e já supera níveis pré-pandemia

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2023, o comércio varejista vem encarando um cenário mais positivo ao longo ano de 2023. Essa melhora se dá a fatores como a redução da inflação, a expansão da concessão de crédito para pessoas físicas e o mercado de trabalho mais participativo. Em julho desse ano, as vendas totais cresceram 0,7% na comparação com o mês anterior, representando o melhor desempenho para o setor desde março – quando o crescimento também representou 0,7%.

Físico x online

A pesquisa da FGV traz resultados que indicam o crescimento de empresas que não realizam vendas online. Antes da pandemia, em 2020, 49,7% das empresas realizavam suas vendas de forma física. No terceiro trimestre do mesmo ano, esse número caiu para 28,4%. No ano seguinte, mais uma queda: 20,2% dos comércios não aderiam ao varejo digital.

No entanto, no final de 2021, com a flexibilização do isolamento social e o progresso da imunização da população contra a Covid-19, as empresas voltaram a priorizar o comércio físico como seu principal meio de atuação. Ao final do ano, 35,9% das organizações faziam todas as suas vendas por meio de lojas físicas. No entanto, em 2023, esse movimento passou por novas transformações e, no terceiro trimestre, 29,2% praticaram as vendas exclusivamente pelos canais físicos.

A consolidação do movimento da digitalização do varejo também é demonstrada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC): em 2022, R$ 187,1 bilhões foram movimentados no mercado virtual, ante R$ 70,7 bilhões em 2019.

O relatório “Tendências do Varejo 2024”, da Opinion Box, entrevistou mais de dois mil consumidores de varejo de diferentes regiões do Brasil e faixas de renda, para entender os comportamentos de compra dos brasileiros. Um dos resultados foi que, nos 12 meses anteriores à pesquisa, 77% dos entrevistados fizeram compras de forma online em sites e lojas virtuais, enquanto 67% as realizaram em lojas físicas. Já 45% compraram produtos e serviços em aplicativos e 14%, pelas redes sociais.

A conclusão do estudo é que, por mais que os consumidores tenham feito mais compras de forma digital, o varejo físico ainda representa um importante canal de aquisições. 36% dos respondentes apontam que preferem comprar pela internet e presencialmente de forma igual. Ou seja: o varejo físico e o digital não são competidores, mas complementares.

O levantamento do FGV Ibre aponta que, uma vez que o varejo foi impactado severamente pelas restrições da pandemia e precisou reduzir suas operações presenciais, com as flexibilizações e normalização das vendas físicas, a participação dos canais digitais alcançou um novo patamar.

Segmentos mais digitalizados

A Sondagem do Comércio traz também os principais segmentos que tiveram alta nas vendas por canais digitais. Houve um aumento da proporção de vendas online nos seis principais setores analisados na comparação com o período pré-pandemia. O segmento de material de construção alcançou o maior percentual, chegando a 20,4% do total de vendas realizado de forma digital.

Os demais segmentos que mais tiveram esse crescimento foram: outros produtos varejistas (7,1 p.p), veículos, motos e peças (6,4 p.p) e hiper e supermercados (6,2 p.p). No entanto, por mais que Hiper e supermercados tenha registrado um bom crescimento, se mantém com o menor percentual de vendas online, com 10,4%.

Já o segmento com menor crescimento foi o de móveis e eletrodomésticos (2,1 p.p). O estudo avalia que um dos possíveis motivos para esse resultado é que o setor já tinha uma presença digital considerável e, mesmo antes da pandemia, eram poucas as empresas que restringiam suas vendas apenas no ambiente físico.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]