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Varejo online brasileiro alcança novo patamar

Varejo online brasileiro alcança novo patamar

Vendas online representam 15% da receita do comércio varejista brasileiro, e já supera níveis pré-pandemia

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em 2023, o comércio varejista vem encarando um cenário mais positivo ao longo ano de 2023. Essa melhora se dá a fatores como a redução da inflação, a expansão da concessão de crédito para pessoas físicas e o mercado de trabalho mais participativo. Em julho desse ano, as vendas totais cresceram 0,7% na comparação com o mês anterior, representando o melhor desempenho para o setor desde março – quando o crescimento também representou 0,7%.

Físico x online

A pesquisa da FGV traz resultados que indicam o crescimento de empresas que não realizam vendas online. Antes da pandemia, em 2020, 49,7% das empresas realizavam suas vendas de forma física. No terceiro trimestre do mesmo ano, esse número caiu para 28,4%. No ano seguinte, mais uma queda: 20,2% dos comércios não aderiam ao varejo digital.

No entanto, no final de 2021, com a flexibilização do isolamento social e o progresso da imunização da população contra a Covid-19, as empresas voltaram a priorizar o comércio físico como seu principal meio de atuação. Ao final do ano, 35,9% das organizações faziam todas as suas vendas por meio de lojas físicas. No entanto, em 2023, esse movimento passou por novas transformações e, no terceiro trimestre, 29,2% praticaram as vendas exclusivamente pelos canais físicos.

A consolidação do movimento da digitalização do varejo também é demonstrada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC): em 2022, R$ 187,1 bilhões foram movimentados no mercado virtual, ante R$ 70,7 bilhões em 2019.

O relatório “Tendências do Varejo 2024”, da Opinion Box, entrevistou mais de dois mil consumidores de varejo de diferentes regiões do Brasil e faixas de renda, para entender os comportamentos de compra dos brasileiros. Um dos resultados foi que, nos 12 meses anteriores à pesquisa, 77% dos entrevistados fizeram compras de forma online em sites e lojas virtuais, enquanto 67% as realizaram em lojas físicas. Já 45% compraram produtos e serviços em aplicativos e 14%, pelas redes sociais.

A conclusão do estudo é que, por mais que os consumidores tenham feito mais compras de forma digital, o varejo físico ainda representa um importante canal de aquisições. 36% dos respondentes apontam que preferem comprar pela internet e presencialmente de forma igual. Ou seja: o varejo físico e o digital não são competidores, mas complementares.

O levantamento do FGV Ibre aponta que, uma vez que o varejo foi impactado severamente pelas restrições da pandemia e precisou reduzir suas operações presenciais, com as flexibilizações e normalização das vendas físicas, a participação dos canais digitais alcançou um novo patamar.

Segmentos mais digitalizados

A Sondagem do Comércio traz também os principais segmentos que tiveram alta nas vendas por canais digitais. Houve um aumento da proporção de vendas online nos seis principais setores analisados na comparação com o período pré-pandemia. O segmento de material de construção alcançou o maior percentual, chegando a 20,4% do total de vendas realizado de forma digital.

Os demais segmentos que mais tiveram esse crescimento foram: outros produtos varejistas (7,1 p.p), veículos, motos e peças (6,4 p.p) e hiper e supermercados (6,2 p.p). No entanto, por mais que Hiper e supermercados tenha registrado um bom crescimento, se mantém com o menor percentual de vendas online, com 10,4%.

Já o segmento com menor crescimento foi o de móveis e eletrodomésticos (2,1 p.p). O estudo avalia que um dos possíveis motivos para esse resultado é que o setor já tinha uma presença digital considerável e, mesmo antes da pandemia, eram poucas as empresas que restringiam suas vendas apenas no ambiente físico.

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