A abertura da loja provocou uma grande movimentação de clientes que foram às compras antecipadas para o Natal. A loja apresentou modernos manequins com looks para o Réveillon, com display estilo passarela e sugestões perfiladas, como um desfile de moda que alegrou quem passava pelo local.
A cultura da marca é focada na excelência de ?encontrar tudo em um lugar?. A rede de lojas trabalha com vários segmentos, como moda, utilidades domésticas, eletrônicos, brinquedos, telefonia, beleza, decoração, produtos de cama, mesa e banho. Ou seja, públicos, desejos e aspirações distintas.
O Grupo Leader é uma empresa do Banco BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina. A rede de varejo conta com 91 lojas de departamento em oito Estados brasileiros. Com o conceito “Sua moda, sua casa, sua vida”, é das maiores e mais completas rede de lojas de departamentos do Brasil, há mais de 63 anos.
O desafio foi projetar várias lojas em uma só, integrando o conceito da marca e identificando o comportamento dos clientes. O segredo foi contemplar a exposição dos produtos aos diferentes públicos. Mas qual é o comportamento da família dentro de um ambiente de venda em uma loja de departamentos?
Por exemplo, a mulher decide nas compras de roupa, decorações. Já o homem decide sobre a compra de celulares. Assim, é preciso projetar a loja de acordo com esses públicos no sentido de potencializar um acesso fácil a todos os produtos da loja, estabelecendo a comunicação entre eles.
Quando recebemos o briefing do projeto fixamos o objetivo de causar, nos diferentes consumidores da loja, o sentimento de bem-estar, que se traduza em vendas, que o encante a ponto dele voltar à loja e falar bem dela para amigos e conhecidos.
O ato da compra deve ser de prazer, deve representar algo agradável, como um passeio, antes de tudo. Optamos por esse caminho porque acreditamos nisso: nossa metodologia de desenvolvimento de projetos é baseada na integração da arquitetura de varejo, do visual merchandising, da comunicação visual e do design de mobiliário, por meio do plano estratégico.
Começamos com o planejamento geodemográfico que permite mensurar com precisão os índices de desgaste de uma marca no mercado. A partir daí, fizemos o delineamento de estratégias para o reposicionamento. Conseguimos aumentar a vendas em média em 30%. Houve projetos que atingimos até 100%.
Uma vitrine e fachada que chamem a atenção e despertem para a qualidade dos produtos a ponto de fazer o cliente entrar, ficar, comprar e recomendar. Outro aspecto importante é a exposição dos produtos: para dar destaque aos produtos, araras e expositores precisam ser customizados. Os provadores devem ser amplos, cheiros, refrescantes, com som ambiente agradável.
Com a abertura desta loja, a Leader passou a ter 92 lojas no Brasil. Depois dos anos de encerramento das atividades de lojas de departamento que fizeram história no Brasil, e mesmo as redes estrangeiras que simplesmente saíram do país na mesma época, como Sears e Dillard?s, é uma grande alegria e satisfação ver uma marca tipicamente nacional crescendo no País.
* Julio Takano é presidente da Associação Brasileira da Indústria, Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) e sócio da KawaharaTakano Arquitetura Soluções para o varejo
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