A festa deve ser sempre uma celebração do espírito da felicidade. Por isso, jamais deveria haver correria e stress para esse propósito. Mas quem organiza festas em São Paulo, a partir de novembro, passará a ter uma opção para encontrar quase tudo para uma celebração, do mais simples ao mais sofisticado produto.
Trata-se da Shér Celebration, uma loja de e para a celebração que pretende mudar a forma como pessoas e empresas organizam as festas. Organizar uma festa geralmente demanda muita caminhada para encontrar tudo o que necessita e deseja, pois o mercado de ofertas de produtos para festas está organizado em pequenas lojas de bairro, ou em grandes supermercados.
Fazer da organização de uma festa uma celebração foi o grande desafio deste projeto desta loja, localizada no coração da Rua Augusta, próxima da Avenida Paulista, o maior centro financeiro da América Latina.
Criar uma loja onde é possível encontrar quase tudo de um determinado segmento do mercado demandou a elaboração de um projeto que contemplasse a exposição de mais de 5 mil produtos, com destaque e de forma que o consumidor pudesse ter toda a informação de que precisa para fazer a compra e estar, ao mesmo tempo, em um ambiente que exale celebração.
Sob esse aspecto, antes de desenvolver o modelo das lojas Shér, pesquisei profundamente o modo contemporâneo de celebrar, que na concepção antropológica é diferente em todo mundo. A celebração entre família e amigos é um estado de espírito da felicidade, em todos seus momentos e espectros. Por isso, imaginei um espaço multicultural e colorido, no qual visivelmente a alegria deveria ser contagiante.
A loja conta com um espaço destinado à demonstração de serviços terceirizados de diversões, como mágicos e apresentações de teatro de marionetes. A ideia é credenciar fornecedores de todos os serviços que não podem ser oferecidos pela loja, como bufê e decoração floral, permitindo que periodicamente façam demonstração local de seus serviços. Há ainda áreas de degustação e sala multiuso com televisão para a criançada assistir enquanto as mães fazem compras. Um display permite ao cliente customizar a sua própria festa e fazer simulações de preços.
Como a sociedade manifesta a celebração por meio de cartões de felicitação, fantasias, brinquedos e comidas, organizamos esses elementos dentro da loja como uma jornada divertida de forma que o cliente encontre as soluções que precisa para os diferentes momentos de felicidade.
O desafio de expor uma variedade de produtos tão grande passou por um processo profundo de gestão de categoria e também das novidades, com equipamentos que permitem acesso fácil aos produtos por clientes e colaboradores.
O que mais me encantou neste projeto foi que a Shér está inaugurando não uma loja de festas, mas a primeira loja de celebração. Uma loja multicanal onde consumidores, especificadores e indústria encontrarão em um único espaço soluções para suas festas, os especificadores encontrarão todo o suporte técnico para auxiliá-los na construção de seus eventos e as indústrias terão o melhor canal de distribuição para seus produtos, que estarão hipervalorizados. Ao mesmo tempo, é um centro de treinamento para toda a equipe da indústria, com informações relevantes de comportamento de compra do consumidor que serão compartilhadas com as indústrias participantes.
Os momentos de nascimento, casamento e, por que não, morte são as celebrações dos momentos do ciclo vida. Para tanto, criamos uma fachada colorida que vai se tornar uma referência geográfica para o local.
Pensamos também nos colaboradores. Programamos uma loja organizada, interativa, permitindo que não exerçam apenas a atividade de venda e de reposição, mas como consultores, o que exigiu um longo processo de treinamento. O projeto contempla ainda áreas de degustação e sala multiuso, onde os colaboradores podem receber os clientes.
O segmento de celebração com certeza será marcado por antes e depois da Shér Celebration, visto que pela assertividade do mix de produtos, será um empreendimento único. A expectativa é causar nos clientes uma sensação de celebração, desde a vitrine para quem passa em frente, até o fundo da loja.
* Julio Takano é presidente da ABIESV (Associação Brasileira da Indústria, Equipamentos e Serviços para o Varejo) e sócio da KawaharaTakano Arquitetura Soluções para o Varejo.
Leia mais:
Atuar no varejo: a solução para a indústria?