A reformulação do app da Uber para usuários, anunciada no final de fevereiro, é o primeiro lançamento de uma série de atualizações previstas para os próximos meses. A intenção é tornar a interface do aplicativo mais fácil e personalizável, seja para ir a algum lugar ou para pedir qualquer coisa por meio da plataforma.
Sempre de olho na inovação, a Uber também traz novos recursos exclusivos para o iOS 16. Confira as principais mudanças do app e como elas estão relacionadas à preocupação da empresa de transporte com experiência digital!
App da Uber ganha nova tela inicial
Pensando no design de experiência, a Uber simplificou a tela inicial. Segundo a nota da empresa, “é possível reservar viagens pela Uber ou fazer pedidos na Cornershop by Uber com poucos toques. Outra novidade é a aba ‘Serviços’, onde é possível localizar viagens de diferentes modalidades e outros produtos disponíveis nos arredores”. O Cornershop by Uber é o serviço de delivery para compras no mercado.
A interface inicial agora possui bem menos informações, tornando a experiência do usuário mais intuitiva. A guia de Serviços está localizada na parte inferior da tela e conta com opções como envios de pacotes e aluguel de carros. Já na aba “Atividades” o usuário poderá conferir viagens realizadas, agendadas e pedidos realizados.
Outros recursos que já estavam disponíveis e fazem parte desse pacote de atualizações são as seções “Economize com o Uber”, “Mais formas de usar o Uber” e “Formas de planejar com o Uber”. Nessas seções, o aplicativo ensina e incentiva o usuário a incluir paradas durante a viagem para economizar dinheiro (buscando pessoas ou coisas pelo caminho, por exemplo), sugere motoristas parceiros mais bem avaliados e recomenda produtos em promoção, entre outros tipos de conteúdo.
Mais personalização
Agora, o usuário do app da Uber também vai ganhar tempo na hora de solicitar as viagens. A atualização permite personalizar o aplicativo e receber sugestões de acordo com os hábitos. “Após tocar em ‘Para onde?’ na tela inicial, os lugares salvos pelo usuário aparecerão junto com sugestões personalizadas com base em viagens anteriores e destinos mais prováveis”.
Segundo a Uber, o usuário também irá se deparar com recomendações para planejar suas viagens e economizar com base no modo como usa o aplicativo, por meio da inteligência artificial. “Por exemplo: uma pessoa que costuma usar Uber Comfort Planet irá ver a modalidade como primeira opção. Já o usuário que normalmente reserva suas viagens com antecedência, irá se deparar com outras opções pré-planejadas na tela inicial e que talvez não conheça”.
Com menos toques, o usuário agora pode solicitar viagens que costuma fazer com frequência, ou encontrar locais de preferências como restaurantes e lojas.
Além de tornar a experiêbncia digital mais intuitiva e personalizada, a atualização do app da Uber incentiva o usuário a utilizar os outros recursos – alguns deles já disponíveis antes das mudanças, porém pouco explorados. Segundo o chefe de produtos para viagens do Uber, Jen You, em entrevista ao TechCrunch, o redesign do aplicativo aumenta a conscientização e a consideração de uma gama mais ampla de produtos, sendo também uma estratégia de crescimento de outras linhas de negócios da empresa.
Recursos exclusivos para iPhone
Usuários de iPhone com iOS 16 ou posterior terão recursos exclusivos com a atualização. O app da Uber agora está integrado à função Atividades ao Vivo (Live Activities) permitindo ao usuário acompanhar a viagem mesmo com a tela bloqueada.
Quem tem o iPhone 14 Pro ou iPhone 14 Pro Max ainda pode receber atualizações como detalhes do veículo e localização do motorista sem a necessidade de abrir o aplicativo, por meio da Ilha Dinâmica (Dynamic Island, recurso que fica na parte superior da tela do aparelho e serve como atalho rápido para aplicativos em execução).
Apesar de as mudanças não serem uma grande inovação, foram pensadas para oferecer mais rapidez e conforto na hora de usar o aplicativo. De acordo com a nota da Uber: “Isso é apenas o começo. Nos próximos meses, novas atualizações devem ser anunciadas adaptadas às necessidades dos usuários para tornar mais fácil ir a qualquer lugar e pedir qualquer coisa com a Uber”.
Para conferir o novo design e os novos recursos do app da Uber, o smartphone precisa estar atualizado com o software mais recente disponível e com a última versão do aplicativo. No entanto, a atualização está sendo gradativa e, por isso, nem todos os usuários já têm a última versão disponível.
Último lançamento do app da Uber permite
solicitar viagens para terceiros
Pouco depois dessas atualizações, em março a Uber anunciou mais um lançamento para o aplicativo: o U-Convidado, que permite que o usuário solicite uma viagem para outra pessoa, sem causar estranhamento ao motorista. O recurso estava há 10 meses em fase de testes com usuários de sete cidades no Brasil: Fortaleza, Natal, Recife, Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Luís e Sorocaba (SP).
“Sabemos que as pessoas hoje já pedem viagens para amigos e familiares pelos mais diversos motivos: pode ser que a pessoa esteja sem bateria ou sem celular naquele momento, que não tenha o aplicativo instalado ou que não tenha familiaridade com essa tecnologia, entre muitas outras razões”, explica Leandro Baiochi, gerente sênior de Operações & Logística da Uber. Ele explica que essas informações são úteis tanto para o passageiro que realmente irá embarcar, quanto para o motorista, que terá mais transparência no serviço.
Para usar o novo recurso, logo acima da caixa de texto do endereço, basta clicar em “Alterar usuário”, “Adicionar um usuário” e inserir nome, sobrenome e o número de telefone da outra pessoa e pedir o transporte. A viagem pode ser paga pelo dono do perfil pelo próprio aplicativo ou pelo convidado, em dinheiro. A pessoa convidada recebe, por mensagem de texto, as informações sobre a viagem, como automóvel, contato do motorista e hora prevista de chegada.
+ Notícias
Vale-alimentação é o benefício de maior acesso do trabalhador