Pesquisar
Close this search box.
/
/
A importância do repertório emocional: você tem?

A importância do repertório emocional: você tem?

Nosso repertório emocional é único e é com este consumidor que as marcas lidam, se envolvem e constroem (ou pelo menos tentam) vínculos

Pergunta simples, básica, quantas e que tipos de emoções tem em seu repertório emocional?

O repertório emocional que temos impresso em nossas células se formaram (algumas calcificaram) com o tempo. Foi através destas experiências que compreendemos o mundo, nossos desejos e frustrações.

A vida vai bombardeando e carimbando através de todos os tipos de experiências, vindas pelos nossos sentidos e assim tatuando impressões e respostas dentro de nossos sistemas.

Algumas respostas vão atualizando, depende da frequência e intensidade de ocorrência e também da personalidade e maturidade de cada um – alguns tipos de pessoas se entregam a sentimentos básicos e infantis e passam pela vida assim, não tem estrutura para reorganizar, crescer.

Estes sentimentos habitam seu repertório e é através deles que você se relaciona com o mundo, com as pessoas, marcas, instituições.

O que acontece é que muitos destes repertórios são pobres, escassos. Se o indivíduo não construiu pontes para acessar e inclusive atualizar os sentimentos e seu modelo de lidar com o mundo, e podemos aprofundar mais – pouco entende de seus ímpetos, desejos e menos ainda consegue ensinar a seus filhos!

Dentro deste complexo emaranhado de ligações e vínculos, as empresas estão obstinadas atrás da jornada do consumidor. Estas jornadas esbarram o tempo todo nestes sentimentos, que não são poucos:

– Amor, ódio, felicidade, tristeza, insegurança, timidez, decepção, confusão, desejo, inveja, euforia, prazer … e quantos outros!

A representação de cada um deles toma um sentido totalmente diferente para cada pessoa. E aí deixo uma provocação, você consegue nomear e explicar quantos dos sentimentos estiveram presentes hoje em seu mundo? E destes, quantos você vivenciou conscientemente e quantos já estão programados no automático?

“Marcas procuram, ou pelo menos deveriam, trazer mais leveza ao mundo, facilitar o relacionamento e trazer respostas e satisfação às necessidades e desejos de seus consumidores” 

Para cada fase de amadurecimento temos a oportunidade de lidar com estes sentimentos e melhorar nossa relação com eles, embasando a maturidade emocional que nos será cobrada por toda a vida. E este exercício não tem data, limite … é um aprendizado frequente e uma benção aos outros navegantes do mundo com os quais dividimos esta nau. Isto nos torna pessoas mais saudáveis, bem resolvidas e generosas.

Nosso repertório emocional é único, apesar de lidar com diversas emoções e respostas a cada estímulo, experiência; mas basicamente é o mesmo. Portanto, quanto mais precário o repertório emocional, a tendência é reagir de maneira muito semelhante a estímulos externos, comportamentos, situações – independente da fonte difusora do estímulo.

Conheça o Mundo do CX

É com este consumidor que as marcas lidam, se envolvem e constroem (ou pelo menos tentam) vínculos. E é para este público que procuramos proporcionar o maior número de sentimentos, surpresas e experiências possíveis, inclusive participando no amadurecimento e criação deste repertório. Marcas procuram, ou pelo menos deveriam, trazer mais leveza ao mundo, facilitar o relacionamento e trazer respostas e satisfação às necessidades e desejos de seus consumidores.

São exatamente estas experiências que ficam, que agregam, que aproximam e que envolvem! Isto sim é real, pois apesar de toda a Inteligência Artificial que está batendo à nossa porta, dormindo conosco, quem ainda faz nosso coração bater mais forte, traz recordações de momentos em que tivemos conforto, surpresas, são as emoções e isto é humano.

Todas as emoções e vivências pelas quais passamos estão cuidadosamente guardadas dentro de cada um de nós e a magia está em achar os atalhos e ser livre. É preciso treinar nossa mente e intuição para captarmos atenta e deliberadamente os processos pelos quais são construídas as experiências do passado e do futuro com o que temos, vemos e percebemos no momento presente.

Seguindo em linha com a provocação que fiz ao longo do artigo, sigo com mais questões como por exemplo: tem desenhado as personas e as jornadas que tua empresa oferece aos consumidores? Conhece o repertório emocional base das personas? As principais emoções que afloram neste grupo quando buscam satisfazer seus desejos? E quais sentimentos estão mais presentes na fidelização para este grupo?

Termino o artigo perguntando: Você foi feliz hoje?


+ Notícias

Futuro: modo de usar, pensar e cocriar. As grandes questões do SXSW 2023

Pets em cabines: MPF tira Anac da inércia e incentiva regulamentação

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]