Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vale-alimentação é o benefício de maior acesso do trabalhador

Vale-alimentação é o benefício de maior acesso do trabalhador

Pesquisa da VR mostra a importância dos benefícios para os colaboradores e como eles são utilizados no dia a dia

Desde 2020, quando o levantamento da VR Benefícios em parceria com o Instituto Locomotiva começou a ser feito, o vale-alimentação segue como o benefício de maior acesso do trabalhador, seguido por vale-refeição e vale-transporte. O levantamento de 2022 mostra que, enquanto 72% dos trabalhadores entrevistados recebem vale-alimentação, 45% recebem vale-refeição e 31% recebem vale-transporte. Foram entrevistadas 6.447 pessoas acima de 18 anos entre julho e setembro de 2022.

“Desde sua primeira edição, em 2020, o estudo já apontava que 90% dos trabalhadores entrevistados consideravam os benefícios vale-alimentação e refeição como muito importantes. Assim como afirmaram ser fundamental que estabelecimentos comerciais aceitassem ambos os benefícios. As edições subsequentes da pesquisa consolidaram a percepção. Em 2021 e 2022, 93% dos trabalhadores avaliaram como importante o recebimento de vale-alimentação e 91% o de vale-refeição”, destaca a diretora-executiva de Experiência do Cliente da VR Benefícios, Priscila Abondanza.

Por que o vale-alimentação é tão importante?

Apesar de as empresas não serem obrigadas, por lei, a fornecer o vale-alimentação, o benefício tem como objetivo assegurar uma alimentação de qualidade ao trabalhador durante sua jornada de trabalho. Além disso, funciona como um atrativo da empresa para o colaborador e dá autonomia para que ele decida como vai se alimentar, diferentemente de quando há refeição no local de trabalho, por exemplo.

“O vale-alimentação é um benefício que oferece comodidade e segurança aos trabalhadores, uma vez que além de cuidar bem da sua alimentação, permite que o colaborador também possa garantir a alimentação da sua família e melhorar sua qualidade de vida como um todo”, afirma Priscila Abondanza.

Segundo a pesquisa realizada no ano passado, 70% dos trabalhadores ouvidos costumam fazer comida em casa e/ou levar marmita, principalmente trabalhadores das classes CDE. Para a diretora-executiva da VR Benefícios, esses hábitos alimentares podem explicar outros dados da pesquisa, como o fato de menos da metade dos respondentes (45%) receberem vale-refeição. “A porcentagem de colaboradores que realizam suas refeições em estabelecimentos comerciais chega a apenas 17%”, complementa.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Inflação influencia nos hábitos alimentares no uso do VA e do VR

Por outro lado, o delivery de alimentos também segue popular, com 74% afirmando utilizar serviços de entrega de refeições. Porém, a porcentagem é menor do que em 2021 (78%). A queda na utilização do serviço de delivery e a baixa porcentagem de pessoas que se alimentam fora de casa podem ainda estar relacionados com o aumento dos preços nos últimos dois anos.

De acordo com os dados levantados pela pesquisa, por causa da inflação em 2022, 95% dos entrevistados diminuíram as compras e o maior impacto foi na alimentação:

  • 83% reduziram a compra de carnes;
  • 70% reduziu alimentação fora de casa;
  • 53% reduziu leite;
  • 41% diminuiu o uso de óleo de cozinha.

Entre quem faz home office, 87% declaram que os gastos com alimentação aumentaram em 2022, em comparação com 2021. Em média, os trabalhadores gastam R$300 mensais com alimentação dentro de casa.

Conheça o Mundo do CX

Benefícios flexíveis ganham espaço aos poucos

Vale-alimentação e vale-refeição são comuns nas empresas, mas a adoção do benefício flexível pode ser ainda mais vantajosa para o colaborador. Isso porque permite que um mesmo cartão seja utilizado tanto em estabelecimentos como padarias, açougues e supermercados, quanto em restaurantes e bares.

Levando em conta que, para mais de 90% dos trabalhadores, a aceitação do vale-alimentação e vale-refeição é considerada muito importante, o benefício flexível pode ser a solução pois funciona como um cartão de crédito pré-pago, que pode ser usado em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão e esteja relacionado à categoria de benefícios. É possível, ainda, que o próprio colaborador decida quanto de um determinado valor destinará para cada setor, como alimentação, saúde e transporte.

Os benefícios flexíveis, no entanto, ainda são pouco utilizados: apenas 5% dos respondentes afirmaram recebê-los da empresa em que trabalham. Mais da metade (57%) desconhece o conceito desse tipo de benefício. “Entre os que confirmaram conhecer o modelo, 34% disseram que ter o vale-alimentação e vale-refeição em um único cartão é a característica que consideram mais importante em um modelo de multibenefícios”, aponta a diretora-executiva da VR Benefícios.

Ela explica que, por ser um produto recente, os colaboradores ainda estão se familiarizando com o conceito e o percentual dos que não conhecem o benefício flexível já vem caindo (era 60% em 2021 e 57% em 2022). “Atenta a essa tendência, a VR ampliou suas soluções, com o VR Multi, por exemplo, onde atendemos ao interesse do colaborador em ter ambos os benefícios em um mesmo local, garantindo uma jornada simplificada, e facilitando o trabalho de empregadores com a destinação específica de cada benefício ou auxílio concedido”, exemplifica.

Vale-alimentação e benefícios de saúde são os mais valorizados

O levantamento da VR Benefícios mostrou ainda que, além do vale-alimentação, a saúde é o setor considerado mais importante a ser contemplado em uma solução de multibenefícios (para 51% dos entrevistados), especialmente entre os trabalhadores de menor renda.

“Sobre os benefícios relacionados à saúde, o reconhecimento pode ser explicado através do acesso que os trabalhadores possuem a ele. Muitos colaboradores passam a ter acesso ao benefício quando ofertado pelo empregador. É quando o trabalhador tem a oportunidade de cuidar melhor do próprio bem-estar”, explica Priscila Abondanza. A saúde, aliás, vem recebendo atenção entre os trabalhadores: 41% deles estão muito preocupados com a saúde mental e 81% gostariam de dedicar mais tempo à saúde do que dedicam hoje.

A diretora-executiva de Experiência do Cliente da VR Benefícios destaca ainda, o papel da gestão em proporcionar mais bem-estar aos colaboradores, seja com a oferta de benefícios ou com outras ações. “Cada vez mais trabalhadores escolhem fazer parte de empresas com iniciativas e que promovam benefícios voltados à saúde, bem-estar e, consequentemente, qualidade de vida, dentro e fora do trabalho. Por isso, é importante que as empresas desenvolvam um olhar atento às necessidades dos trabalhadores, e sua relação de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É a sinergia entre companhias e colaboradores que destaca uma empresa das demais”.


+ Notícias

Cashback e investback estimulam compras no Dia do Consumidor

O que está acontecendo com a alimentação dos brasileiros?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]