A Lenovo, em parceria com o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da USP, lançou o TRAdA (Telemonitoramento Remoto Assistido de Arritmia). A ferramenta trata-se de uma solução tecnológica que une Inteligência Artificial (IA), em um dispositivo IoT para detectar arritmias cardíacas em tempo real. O sistema utiliza um dispositivo vestível, discreto e confortável, capaz de monitorar continuamente os batimentos e sinais elétricos do coração, enviando alertas instantâneos à equipe médica responsável sempre que detecta irregularidades.
No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), mais de 20 milhões de pessoas são afetadas por arritmias cardíacas. O problema de saúde é responsável por cerca de 320 mil mortes súbitas por ano. Sendo assim, a detecção precoce pode ser decisiva. Validado em três fases clínicas dentro do InCor, com 253 participantes no total, o TRAdA demonstrou resultados promissores em ambientes domiciliares, especialmente no pós-operatório de cirurgias cardíacas.
Telemonitoramento com IA
O TRAdA se mostrou uma solução tecnológica bastante completa em relação ao monitoramento e cuidado remoto ao paciente. Na fase 3, por exemplo, 51 pacientes foram monitorados em casa após cirurgias, permitindo a identificação de episódios de arritmia que, em muitos casos, levaram à intervenção médica imediata. A tecnologia se mostrou particularmente eficaz durante as 72 horas críticas após a alta hospitalar, período considerado de alto risco pela cardiologia brasileira.
Durante o telemonitoramento, alertas importantes são enviados para um painel designado, permitindo que profissionais de saúde que estão acompanhando o paciente tenham uma visão geral e possam intervir rapidamente com eficiência.
“Enxergamos oportunidade em um mercado significativo e inexplorado no Brasil ao prover uma solução de gerenciamento de risco de arritmia mais econômica e eficiente. Acreditamos que essa abordagem inovadora não somente contribuirá para salvar vidas, como também otimizará os recursos do sistema de saúde, ajudando a reduzir custos e elevar a qualidade do atendimento”, explica Ricardo Bloj, presidente da Lenovo Brasil.
Além da inovação tecnológica, o TRAdA representa um novo paradigma de cuidado centrado no paciente. Para o professor Fábio B. Jatene, vice-presidente do InCor e coordenador do núcleo de inovação InovaInCor, a iniciativa vai além do dispositivo.
“A inovação na saúde não se dá apenas nas novas ideias, produtos e soluções, mas também em como podemos integrá-los na assistência aos pacientes para vencermos os desafios presentes do engajamento deles na sua jornada de tratamento. Como, por exemplo, o monitoramento remoto de alguns parâmetros fisiológicos que identifiquem possíveis quadros de arritmias”, frisa Fábio. “Se diagnosticados com mais rapidez esses eventos, então permitirão ações preventivas e corretivas precoces, no final resultando em maior segurança à saúde dos pacientes. Este é um dos grandes motivadores para essa parceria com a Lenovo: criar as pontes de colaboração que fomentarão a inovação sinergética.”
Casos reais mostram potencial do TRAdA
A eficácia do TRAdA também ficou evidente em relatos de pacientes acompanhados nas fases clínicas. Um dos casos envolveu Vitória, 26 anos, sem histórico cardíaco prévio. Monitorada por sete dias, ela relatou episódios de palpitação pelo aplicativo. A correlação com os sinais captados pelo dispositivo levou à identificação de uma taquicardia supraventricular, corrigida posteriormente por ablação cardíaca.
Outro paciente, Adão, 56 anos, com comorbidades, mas sem histórico de arritmias, foi monitorado após cirurgia de válvula mitral. O sistema identificou um episódio de fibrilação atrial que desencadeou o diagnóstico precoce de um tromboembolismo pulmonar, condição grave que poderia ter evoluído sem intervenção rápida.
Vera Lúcia, 64 anos, com histórico cardíaco delicado, apresentou diferentes tipos de arritmia durante e após uma cirurgia no InCor. Após a alta, foi monitorada por 15 dias e teve um novo episódio detectado, que levou à reavaliação médica e extensão do acompanhamento remoto.
“Após a validação bem-sucedida do mercado no Brasil, planejamos expandir nossa solução para novos mercados na América Latina nos próximos dois anos, garantindo que nosso sistema seja adaptado para os dados demográficos e o cenário regulatório específicos de cada região”, finaliza Ricardo Bloj.
Prêmio Consumidor Moderno 2025
A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, na categoria Hall da Fama, são homenageados os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.
*Foto: Shutterstock.com