Os primeiro anos de 2000 protagonizaram o boom de plataformas de gamificação como uma nova forma de interação dentro de um modelo estratégico de gestão para engajamento de colaboradores. De lá para cá, a gamificação deixou de ser uma tendência e se consolidou como uma ferramenta de resultados consideráveis dentro das companhias.
Contudo, essa estratégia precisa estar apoiada em uma estrutura de governança bem definida e, claro, com tecnologia robusta por traz. Além disso, hoje, esses ambientes desenvolvidos para ampliar o engajamento dos colaboradores precisam oferecer conhecimento, além de recompensas para alcance de metas.
Nesse caminho, para oferecer uma nova experiência de relacionamento digital com a sua força de vendas, a TIM Brasil, anunciou recentemente a remodelagem da sua plataforma de comunicação com o time, que inclui uma estratégia de gamificação moderna.
Iniciativa reforça a importância dos times de venda da TIM
A plataforma, que leva o nome “Tá na Rede”, permite que os colaboradores da TIM adquiram ainda mais conhecimento sobre o negócio, produtos e serviços da operadora, e garantir recompensas. Segundo a empresa, essa é uma forma de estimular e potencializar o relacionamento de suas equipes com os consumidores.
Além disso, os colaboradores encontram um espaço interativo com todas as informações necessárias para auxiliar no processo de venda e na evolução dos profissionais. Na medida em que se desenvolvem e cumprem os desafios, os profissionais acumulam pontos e avançam de nível, obtendo vantagens e recompensas.
Para o diretor de Trade Marketing da TIM Brasil, Fortunato Rosato, a iniciativa é uma oportunidade para a empresa reforçar a importância dos times de venda e estimular a busca pelo conhecimento sobre o negócio, o que se reflete na experiência de atendimento ao cliente.
“O projeto de gamificação foi lançado pensando no colaborador e seu papel de protagonista dentro da operadora. Queremos que os times tenham insumos para zerar as barreiras e atender com excelência às necessidades dos clientes”, comenta o executivo da TIM Brasil.
A TIM destaca que os colaboradores também podem acompanhar sua performance diária de campanha, por meio de métricas e indicadores atualizados, verificar o progresso e identificar áreas de melhoria através da gamificação. Para se ter uma ideia, no primeiro mês foram mais de 17 mil desafios e missões aceitas por colaboradores na plataforma gamificada. Além disso, houve um aumento de 33% na média de acessos diários ao portal desde o lançamento da gamificação – superando as expectativas da companhia. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Digi.
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Sinergia com as novas gerações de colaboradores
Sem dúvida, a gamificação acaba sendo um facilitador no engajamento com os mais jovens. Um público que consome jogos digitais com maior frequência, mas que também é parte substancial da força de trabalho dentro das empresas hoje. Contudo, essa estratégia acaba tendo um apelo “moderno” para equipes de outras gerações também.
Além de ser uma forma mais atrativa para realização de treinamentos e capacitação, segundo um levantamento da ResearchAndMarkets.com, a produtividade das equipes por meio da gamificação pode chegar até 90%. Já a conscientização de metas das equipes pode aumentar em até 86%.
São crescimentos consideráveis, e se levarmos em conta a ascensão de novos modelos de trabalho (remoto e híbrido), a gamificação é agora mais um caminho eficiente para as empresas impulsionarem uma melhor gestão de colaboradores.
Ou seja, o conceito de Employee Experience (EX) ganha novos contornos com a gamificação e proporciona uma vivência moderna em ambientes atuais de trabalho. Enfim, a adoção de jogos no dia a dia profissional das empresas se tornou uma realidade agora e as organizações que se interessam cada vez mais pela gamificação, encontram a melhor forma para aplicar um gestão moderna da sua força de trabalho aos seus negócios.
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