O consumidor brasileiro tem mostrado otimismo pela Black Friday de 2023, e isso reflete diretamente no Ticket Médio da data promocional. A prova desse interesse pode ser provada pelo crescimento e 114% nas buscas pelo termo, de acordo com dados encomendados pelo Google à Offerwise. Além disso, a mesma pesquisa apontou um cenário em que as pessoas estão positivas quanto a própria saúde financeira, uma vez que 68% da população acredita em uma melhoria em suas finanças até o final.
Nesse cenário, a data promocional que ocorre na última semana do mês de novembro pode ajudar a aquecer o comércio e as previsões são positivas. A expectativa é que, apenas no comércio eletrônico, as vendas movimentem R$ 6,92 bilhões. A estimativa foi apontada no relatório da Neotrust, que apontou ainda um aumento no Ticket Médio durante a Black Friday.
Ticket médio da Black Friday de 2023 deve superar 2022
O desempenho da data promocional em 2022 foi inferior aos demais anos, com um faturamento de R$ 6,15 bilhões. Em 2020, o e-commerce teve um faturamento de R$ 7,81 bilhões. Os bons números seguiram para 2021, com R$ 7,99 bilhões registrados. A expectativa, de acordo com o relatório da Neotrust, é que em 2023, com seus R$ 6,92 bilhões, supere o ano anterior e aumente em 12,6% o Ticket Médio da Black Friday.
Vale lembrar que as vendas devem ocorrer durante quatro dias, entre quinta-feira e domingo. No primeiro deles, estima-se que o consumidor brasileiro movimente R$ 1,16 bilhão no comércio eletrônico. Na sexta-feira, data oficial da Black Friday, deve ocorrer o maior faturamento dos dias: R$ 3,80 bilhões. Já no sábado e no domingo os valores devem ser, respectivamente, R$ 1,25 bilhão e R$ 0,71 bilhão.
Quais setores vão se destacar?
O estudo mostrou que haverá um aumento significativo em algumas categorias em 2023 com relação a 2022. O destaque fica para o setor de informática (40,5%), que vem seguido pela telefonia (31,4%). Já o faturamento no setor de eletrônicos, que na pesquisa do Google apareceram com 69% de intenção de compra, deve crescer 14,8% este ano, segundo a Neotrust.
Por outro lado, haverá ainda uma redução no faturamento em algumas categorias, como por exemplo, nas utilidades domésticas. O resultado mostrado no relatório foi de -3,8%. Mas o maior declínio, com 11,1%, fica para os alimentos e bebidas. Os brinquedos aparecem na segunda posição (-8,1%), seguidos pelo setor de ar e ventilação (-4,5).
Vale lembrar que, quando se fala em Black Friday, ela não está relacionada apenas à data e aos descontos dados ao consumidor durante esse período. No Brasil, existe o hábito de economizar durante o ano para aproveitar as oportunidades da semana promocional. sendo assim, é possível investir em produtos premium, aqueles de maior valor, mas com preços mais acessíveis.
Nesse cenário, é abordado qual será o Ticket Médio do e-commerce durante a Black Friday de 2023, após os desafios do ano anterior. Primeiro, vale frisar que essa métrica variou nos três primeiros trimestres de 2023 e chegou a R$ 473 no terceiro. No primeiro e no segundo os valores foram, sucessivamente, R$ 471 e R$ 467. Na semana promocional, quase todas as categorias apresentam uma expectativa de crescimento, exceto Saúde, que deve diminuir 5%. O destaque aqui fica para telefonia, seguida por eletrodomésticos e pelos eletrônicos, conforme mostra a tabela.
Categorias | Ticket Médio | Ticket Médio na Black Friday | Variação |
Telefonia | R$ 1.734 | R$ 1.872 | 8% |
Eletrodomésticos | R$ 1.599 | R$ 1.849 | 15,6% |
Eletrônicos | R$ 1.188 | R$ 1.619 | 36,3% |
Informática | R$ 1.413 | R$ 1.613 | 14,2% |
Móveis | R$ 759 | R$ 847 | 11,6% |
Casa e Construção | R$ 340 | R$ 380 | 11,5% |
Eletroportáteis | R$ 287 | R$ 329 | 11,3% |
Moda e Acessórios | R$ 185 | R$ 204 | 10,2% |
Pet Shop | R$ 154 | R$ 161 | 5,1% |
Beleza e Perfumaria | R$ 129 | R$ 152 | 17,7% |
Saúde | R$ 106 | R$ 101 | -5% |
As projeções sugerem ainda que a médica do Ticket Médio aumentará, e deve atingir R$ 623 durante os quatro dias de Black Friday. Em comparação com 2022, o valor representa uma evolução de 4,4%. Vale lembrar que esses valores deverão oscilar no período promocional. Segundo o estudo, pode variar de R$469 no domingo, 26 de novembro de 2023, a R$738 na sexta-feira, 24 de novembro de 2023.
Nesse cenário e com as previsões positivas, o e-commerce permanece otimista para a data. A expectativa é um aumento no número de pedidos feitos no comércio virtual, uma vez que os dados mostram que 77,9% dos consumidores brasileiros estão dispostos a investir até R$ 500. Outros 31,6% pretendem gastar mais de R$ 2.000. Apesar dos desafios enfrentados pelo comércio eletrônico no ano passado, as expectativas para 2023 apresentam bons desempenhos e deixam o empresário da área mais confiante à medida que a Black Friday se aproxima.