Já dá para sentir o interesse do consumidor pela Black Friday. O consumidor parece estar atento ao período promocional e quer se planejar. É o que mostram os dados de busca, que apontam um crescimento de 114% pelo termo no terceiro trimestre de 2023. É um recorde em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados encomendados pelo Google à Offerwise. O otimismo do brasileiro com a própria saúde financeira também foi identificado pela pesquisa: 68% dos entrevistados declaram que a própria situação financeira vai melhorar até o final do ano, e isso reflete nas buscas e pesquisas. Comparado com 2022, esse percentual representa um crescimento de 23 pontos na confiança do consumidor no próprio bolso.
As análises têm mostrado crescimento semanal em várias categorias. De acordo com Fábio Garcia, head de negócios para Varejo do Google Brasil, além das categorias tradicionais que sempre se destacam, como eletroportáteis, é possível notar também um aumento expressivo nas buscas por categorias novas, que antes não eram tão comuns na Black Friday, como suplementos, limpeza e bebidas, que estão tendo um crescimento elevado.
“Isso significa que, talvez, o brasileiro está mais acostumado a pesquisar categorias online. Também tem a disponibilidade; mais empresas disponibilizam também seus produtos e seus serviços online. Mesmo os consumidores que não compram online, usam para pesquisar. 91% dos brasileiros que vão comprar nessa Black Friday declaram que vão usar o digital para pesquisar informações antes de tomar a decisão”, comenta Fabio Garcia.
A pesquisa, que analisou 30 categorias, mostra o crescimento de 13 delas na intenção de compra do consumidor em relação ao mesmo período em 2022. Os destaques ficaram para eletrodomésticos, cuja intenção de compra para o período está cinco pontos percentuais maior do que no ano passado. Os setores de eletroportáteis e equipamentos de áudio e vídeo, com quatro pontos a mais, estão logo atrás, seguidos pela categoria de artigos esportivos, com mais três pontos.
O levantamento mostrou que os eletrônicos estão na liderança (69%) nesta Black Friday. Nessa categoria, as preferências de compra são pelos eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%). O vestuário aparece em segundo lugar (53%); em terceiro estão os itens de beleza e cuidado pessoal (37%); depois, itens para casa (34%) e alimentação (27%). Os brasileiros mostraram também que aproveitarão a data para investir em viagens (12%) e serviços (12%). Além disso, aparecem também o setor de educação (7%) e produtos para os pets (7%).
Segmentos/Categorias | Intenção de Compra (%) | Crescimento vs. 2022 |
---|---|---|
Eletrônicos | 69% | |
Eletrodomésticos | 30% | + 5 pontos |
Celulares | 28% | |
Eletroportáteis | 27% | |
Áudio e Vídeo | +4 pontos | |
Vestuário | +53% | |
Beleza e Cuidados Pessoais | 37% | |
Itens para Casa | 34% | |
Alimentação | 27% | |
Viagens | 12% | |
Serviços | 12% | |
Educação | 7% | |
Produtos para Pets | 7% |
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Ainda de acordo com o Google, 24 categorias de varejo cresceram em buscas na última semana, tanto em relação ao mesmo período de 2022, quanto em relação às semanas anteriores. Entre as categorias em crescimento, destacam-se suplementos, casa e construção, automotivo e eletroportáteis. Elas são as categorias que tiveram maior crescimento nas buscas no período analisado, o que mostra que, mesmo com volumes de buscas menores, essas categorias têm grande potencial para o varejo explorar nesta data, ampliando ainda mais as oportunidades de negócios na Black Friday.
“O cliente definiu qual o produto que vai comprar, mas ele não escolheu a marca e o local de compra. Então, há uma oportunidade de as empresas influenciarem onde ele vai comprar, e qual marca”, acrescenta Garcia.
Marcas revelam posicionamento na Black Friday
Para entender como as marcas estão se posicionando durante a Black Friday de 2023, o Google reuniu representantes da Alura, Electrolux, Nike e Zee.Dog para uma mesa-redonda sobre estratégias de negócios para alavancar a data em diferentes segmentos de mercado e tamanhos de empresas.
“A educação não é algo de impulsividade. A pessoa realmente estuda, considera e analisa. Nós conseguimos manter estratégias ao longo de todo ano, através de pilares que sustentam isso, como: conteúdo gratuito, podcasts, vídeos, imersões. Isso começou através da necessidade de oferecer algum conteúdo gratuito para quem estava em casa durante a pandemia e isso foi evoluindo. Conseguimos apresentar o que é nossa metodologia, nossa didática, e atrair muita gente. O que vemos é que essas pessoas continuam na nossa base. Quando chega à Black Friday, fazemos o marketing, porque já temos essas pessoas na base, explica Julia Chagas, diretora de Marketing e Student Experience da Alura.
“Sempre buscamos entender qual o comportamento de cada consumidor para que consigamos entregar o que ele precisa por meio de ofertas de produtos que estejam alinhadas ao seu histórico de compras, bem como o acesso a produtos, conteúdos e eventos exclusivos para membros. Nesta Black Friday, queremos continuar investindo em uma comunicação que permita que a Nike esteja em contato próximo e seja inclusiva com todas as pessoas. E o Google tem ajudado nesta estratégia”, afirma Fábio Angelis, head de Business, Media Performance e CRM da FISIA, distribuidora oficial Nike no Brasil.
“Estudos recentes do Google mostram que a categoria de Eletrodomésticos é a terceira categoria mais desejada pelos brasileiros na Black Friday de 2023 e, por isso, nossa expectativa é bastante positiva. O foco da nossa estratégia é justamente aproveitar estes momentos de crescimento de demanda e intenção de compra para conquistar o consumidor no início de sua jornada de compra”, reforça Gabriel Gomes, diretor de D2C da Electrolux para a América Latina.
“Crescemos mais de 60% em receita. O faturamento de Black Friday representou 40% do montante anual, sendo ele 65% da nossa estratégia de marketing e posso dizer que o Google foi, disparado, o nosso melhor canal para impulsionar vendas. Os anúncios na Busca do Google foram destaque para geração de receita, mas as campanhas Performance Max também contribuíram de maneira significativa para o sucesso da nossa estratégia de negócio”, finaliza Camila Armstrong, coordenadora de Performance da Zee.Dog.