/
/
Quem se destacará em 2024, e-commerce ou lojas físicas?

Quem se destacará em 2024, e-commerce ou lojas físicas?

Estudo aponta motivos que levam o consumidor a escolher diferentes canais para compras e reforça: omnicanalidade é o caminho

A apenas dois meses do final do ano, o varejo começa a se preparar para seu relacionamento com o consumidor para o futuro. Para isso, é necessário estar atento às tendências de compras. Entre elas, entender se o destaque ficará para o e-commerce ou para as lojas físicas em 2024. O cenário pode ser entendido a partir do comportamento do consumidor.

A disputa (se é que há) entre os dois canais de venda é um debate no setor de varejo. Porém, é necessário olhar com atenção para as vantagens e desvantagens de cada estratégia. Uma vez que o omnichannel tem se consolidado entre os consumidores, é importante entender a relevância de ambos os formatos. E, para compreender melhor como eles são vistos pelo consumidor, a Opinion Box elaborou o relatório “Tendências do Varejo 2024”.

Prós e contras do e-commerce, segundo o consumidor

O online, de acordo com o público da pesquisa, cativa por oferecer melhores preços (63%). Outra conveniência apontada pelo estudo é a possibilidade de receber em casa o produto comprado (53%), e a quantidade de promoções também fazem a diferença para o consumidor (51%). Além disso, os clientes gostam da ideia de poder comparar os preços em várias lojas (49%) e ter acesso a produtos que não são encontrados em sua cidade, bairro ou região.

Da mesma forma que o e-commerce cativa, os consumidores apontam os motivos que provocam a desistência das compras online, e o principal deles é o valor do frete (71%). Quando os preços estão altos, também é motivo para cancelar a compra (66%), e o prazo de entrega longo (52%). O relatório mostra também que as empresas devem investir em uma melhor navegação, seja em seus sites ou aplicativos, porque quando a experiência nessas plataformas é ruim, o cliente desiste da compra (40%). E quando falamos sobre bom atendimento nas lojas físicas, ele também é fundamental no e-commerce, caso contrário, o público não irá consumir da marca (36%).

Os critérios dos clientes para optar pelas lojas físicas

Porém, quando os preços são altos, os consumidores costumam desistir de comprar em lojas físicas (77%), e o mesmo acontece quando a experiência com o atendimento é ruim (64%). Outros se queixam da pouca variedade de produtos (46%), ou de uma experiência ruim dentro do espaço físico da loja (46%). Outro ponto citado para desistência foi a pouca variedade de meios de pagamento (28%).

Por que varejistas devem apostar no omnichannel?

As ações omnichannel podem acontecer durante todo o processo de compra, sem resumir a um único canal. Além disso, o consumidor brasileiro tem o hábito de pesquisar o preço na loja física e comprar na internet (88%). Ou, pesquisar o preço no online e fazer suas compras no físico (82%). Além disso, há quem já tenha comprado online e retirado na loja (79%), enquanto outros compram na loja física e pedem para que a entrega seja feita em casa (71%).

Investir em redes sociais também pode ter resultados positivos

O live commerce é outra tendência que emerge no mercado. As compras acontecem durante lives feitas nas redes sociais e se tornaram mais populares em 2020, durante o período de isolamento social. Dos entrevistados, 42% já fizeram compras após assistirem uma transmissão ao vivo de alguém. Entre os canais, novamente o Instagram se destaca (54%), seguido pelo YouTube (40%). Os aplicativos da empresa aparecem em terceira posição (14%), e logo após aparecem Facebook (13%) e TikTok (10%).

Personalização da experiência do cliente

Encantar e reter o consumidor pode ser proveitoso para o varejo. Para isso, é importante saber o que os consumidores esperam, seja em lojas físicas, ou no e-commerce. A pesquisa mostra 72% esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses. Enquanto os clientes ganham uma melhor experiência, os varejistas tendem a aumentar seus negócios através da indicação de consumidores satisfeitos.

Prova disso é que 63% preferem comprar das marcas que entregam uma experiência personalizada, enquanto 64% indicam essas empresas. Além disso, 59% consideram comprar de marcas que oferecem atendimento personalizado.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]