Já pensou poder presenciar as principais tendências do ano antes mesmo que elas tenham tomado força? O Pinterest, plataforma que, mais do que uma rede social, funciona como um meio para a realização de objetivos dos usuários, realizou na última quarta-feira o Baile das Tendências, na Casa Higienópolis, em São Paulo. O espaço, um casarão do século 19, sediou nove tendências presentes no relatório Pinterest Predicts 2025:
- Social surreal: tendência que resgata os valores do surrealismo de Salvador Dalí e outros artistas para diferentes categorias, como moda e decoração, ressaltando cores e formas ousadas, levantada principalmente pela geração X e pelos Boomers.
- Viver como reis: traz a Idade Média para a vida real, com peças de roupa metalizadas, correntes, vestidos, joias e até mesmo plantas para decorar a casa no estilo medieval, tendência puxada pelos Millennials e pela Geração Z.
- Borogodó Rococó: depois da era das clean girls, chega uma nova tendência para invadir festas e guarda-roupas, com peças delicadas e, ao mesmo tempo, exageradas, que remetem à França do século 18, valorizada pela Geração Z e pelos Boomers.
- Cerejamania: a cor cereja estará refletida em tudo – desde a moda até acessórios, decoração e até mesmo drinks. Segundo o Pinterest Predicts, a Geração Z e os Millennials são os grandes responsáveis por tornar a cereja na estrela da festa, muito além de apenas uma cereja no bolo.
- Maquiaura: essa tendência busca realçar belezas e manifestar a identidade de cada pessoa por meio de maquiagens que vão muito além do básico, com cores inusitadas e cintilantes, guiada pela Geração Z e pelos Boomers.
- Picle-se: o picles irá voltar com tudo e, segundo o relatório, a geração X e os Millennials irão preparar suas próprias salmouras e combinações de sabores na culinária – desde o clássico pepino aperitivo até drinks e doces.
- Shakes rebeldes: quem lembra da vaca preta? Essa tendência marca o retorno das bebidas açucaradas, gasosas e divertidas, com GenZs e Millennials criando novas receitas para um retorno nostálgico.
- Bolos caóticos: depois dos bolos decorados com frases engraçadas, a estrela da festa ganha novos contornos e formas por meio dessa tendência. A geração X e os Boomers irão priorizar receitas de bolos caóticos, com pegadinhas e até propositalmente feios.
- Feitiço do mar: essa tendência reforça a estética das sereias na moda e na decoração, como penteados, maquiagens cintilantes, manicure e muito mais, guiada pela Geração Z e pelos Millennials.
Baile das Tendências
Durante a experiência, convidados puderam andar pela casa e descobrir as tendências espalhadas por cada cômodo, como uma mesa repleta de bolos coloridos e enfeitados bem na entrada do casarão. No andar de baixo, havia uma mesa repleta de picles de pepino – e o cheiro provava que era tudo de verdade. No primeiro andar, uma maquiadora ofereceu uma aula rápida de maquiagem colorida. E ainda, no foyer, um bar com um cardápio sugeria três opções de milkshakes preparados na hora.
E não para por aí! Os convidados puderam entrar em uma sala de festas toda iluminada pela cor vermelha, com um pequeno palco para esculturas de cereja. No centro do andar térreo, capacetes, peças de armadura e decorações de metal mostravam como a estética medieval pode fazer parte do dia a dia do consumidor. E, por fim, um espaço de fotos decorado com a tendência Feitiço do mar, com uma concha gigante e uma iluminação marítima.
Por dentro das tendências
Essas e outras tendências foram mapeadas pelo relatório Pinterest Predicts 2025, análise feita pela plataforma a partir das pesquisas realizadas pelos usuários. Segundo Rogerio Nicolai, Business Director do Pinterest no Brasil, esse levantamento é possível devido ao fato de que a plataforma é utilizada por usuários para concretizarem seus objetivos. Ou seja, é um passo anterior ao consumo de fato. “Os usuários utilizam o Pinterest com uma intenção”, explica. “Não é sobre a selfie, é sobre o self. Ninguém se preocupa com a opinião do outro no Pinterest”.
Ainda, o executivo ressalta que, nos últimos quatro anos, o Pinterest Predicts acertou 8 de cada 10 tendências mapeadas. “Mapear tendências está se tornando cada vez mais desafiador, já que elas estão muito mais velozes – e também perecíveis”, afirma.
Há alguns possíveis motivos para isso, destaca Rogerio. Um deles é a própria forma pela qual consumimos conteúdos hoje: vídeos curtos. Da mesma forma que chegam depressa, o usuário também não consegue reter muita atenção ou se aprofundar no assunto, o que faz com que a tendência dê vazão para a próxima com mais facilidade. Além disso, a democratização do acesso a esses conteúdos fez com que mais veículos pudessem ser acessados e, assim, ainda mais informação é consumida.
Tendências que perduram
Além disso, algumas dessas tendências acabam se desdobrando para outros campos e possibilidades. “É o caso da tendência ‘País tropical’, que previa a criação de drinks e receitas criados a partir de uma inspiração tropical, mas que acabou se desdobrando também para a categoria de viagens, com usuários buscando destinos tropicais para as suas férias”, afirma Thaira Ferro, Agency Partnership Lead do Pinterest no Brasil.
Em outro exemplo, a tendência de 2024 “Raquete diferente”, que antecipava a maior busca por esportes como tênis e badminton, se desdobrou em uma nova tendência na moda, a “tênis core”, que tomava os uniformes de atletas como inspiração para um visual mais descolado.
A executiva ainda destaca que a forma de consumir conteúdo no Pinterest é bastante diferente de outras plataformas, justamente devido ao fato de que o usuário o utiliza para outras finalidades. “É uma scrollagem mais lenta, com um conteúdo mais profundo e um engajamento diferente”, afirma. “O usuário vê uma tendência, em determinada categoria, e abraça outras”.
Paleta Pinterest 2025
A cada ano, o Pinterest também analisa as cores que estarão em alta em 2025 – algumas delas conectadas às tendências mapeadas pela plataforma:
Conexão para a realização
Com mais de 40 milhões de usuários no Brasil, o Pinterest se consolidou como uma plataforma que, mais que uma rede social, ajuda seus usuários a se conectarem com a realização de seus objetivos. Para isso, conta com uma estratégia de anúncios na qual, durante a navegação, o usuário pode encontrar produtos e serviços que vão de encontro àquilo que pretendem realizar.
A funcionalidade de anúncios desembarcou por aqui em 2021 e, durante a fase de testes, marcas como Itaú, Westwing, Diageo, O Boticário e outras testaram a ferramenta para entender como se conectar aos usuários do Pinterest por meio da plataforma. O relatório de tendências faz parte dessa estratégia, sendo uma ferramenta para que marcas entendam o que está no radar de seus consumidores. E, assim, poderem anunciar seus produtos que casam com essas tendências.
A tarde de experiências encerrou com um show do cantor CAIO que, trajado na paleta Cerejamania, cantou clássicos do samba para os convidados.