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Como o Pinterest se tornou referência para anunciantes

Como o Pinterest se tornou referência para anunciantes

Por meio de conjunto de ferramentas, marcas podem criar anúncios no Pinterest para aumentar conversão de vendas e tráfego.

Com mais de 480 milhões de usuários em todo o mundo, o Pinterest se solidificou como uma plataforma de busca de inspiração, referências e ideias. Para ajudar seus pinners a concretizarem seus objetivos, sonhos e desejos com mais facilidade e eficiência, a rede social criou uma estratégia de anúncios para que marcas pudessem anunciar seus produtos na plataforma.

Anunciada pela primeira vez em 2013 – no Brasil, o recurso chegou em 2021 –, a funcionalidade já está surtindo efeitos na experiência de navegação e nos anunciantes. Segundo dados do Pinterest, os anunciantes na plataforma têm identificado um aumento de até 28% nas conversões e um crescimento de até 96% no tráfego. No Brasil, campanhas de shopping e conversão em cliques externos aumentaram 38,8% no terceiro trimestre de 2023. Além disso, o custo por clique de saída diminuiu 43,16%.

Além disso, segundo dados internos globais da plataforma do último quarto trimestre, a porcentagem da receita de anunciantes que usaram pelo menos três conjuntos de ferramentas de performance do Pinterest aumentou de 2% no início de 2023 para 23% no final do mesmo ano.

Um exemplo do sucesso do recurso foi uma campanha feita pela gigante varejista Magalu. Por meio do uso dos links diretos – que permite que usuários e compradores acessem o site ou aplicativo da marca anunciante com um único clique –, a empresa conseguiu impulsionar o tráfego e as vendas no Pinterest. Como resultado, a Magalu aumentou seu investimento no quarto trimestre de 2023 na rede social.

Mais conversão e tráfego

Os dados apontam que o Pinterest se tornou uma plataforma líder para anunciantes que procurar gerar reconhecimento da marca, como é chamado o funil superior de uma campanha de marketing, além de uma referência para o fim do funil, com conversões de vendas, crescimento do tráfego e mensuração de resultados.

“A utilização da funcionalidade de direct links se mostrou super positiva em nossos testes, reduzindo o custo por sessão (quando comparada com o restante da operação no canal) e trazendo um menor custo na aquisição de novos usuários”, conta Wellington Massone, Media Associate Director na Media.Monks. “Ficamos imensamente satisfeitos com os primeiros resultados. O Pinterest tem sido um parceiro valioso na diversificação da presença digital dos nossos clientes e na obtenção de resultados impressionantes, sempre oferecendo soluções cada vez mais alinhadas aos nossos desafios”.

Algumas das ferramentas oferecidas pelo Pinterest para anunciantes na plataforma são:

  • Mobile deep link: que permitem que marcas direcionem usuários para uma página específica no aplicativo para comprar produtos e realizar outras ações por meio de dispositivos móveis;
  • Anúncios com link direto: a solução cria uma experiência integrada aos usuários para que acessem a página do produto com um único clique, reduzindo atrito e melhorando a capacidade de ação;
  • API para conversões: permite que anunciantes enviem conversões diretamente para a plataforma do Pinterest, por meio de uma conexão segura entre servidores, oferecendo melhor visibilidade dos relatórios;
  • Anúncios de shopping: ajudam marcas a interagirem com seus clientes enquanto procuram inspirações e referências no Pinterest.

P de Performance

Com o objetivo de divulgar os resultados e as ferramentas para anunciantes em sua plataforma, o Pinterest lançou a campanha P de Performance, veiculada em canais pagos de publicados sociais, programáticas e comerciais nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália. Já no Brasil, a distribuição está sendo feita de forma orgânica. Trata-se de uma série de curtas inspirados na estética dos clássicos filmes de ação que demonstram como os anúncios podem inspirar ainda mais usuários e, assim, converter vendas e tráfego para as marcas.

“Queríamos contar a nossa história de publicidade de alta performance do jeito que só o Pinterest sabe: em grande estilo e com um fator surpresa”, afirmou Xanthe Wells, vice-presidente de criação global do Pinterest. “Usamos a linguagem cinematográfica e contamos com talentos incríveis do setor para criar uma história cheia de ação que rompe os padrões do marketing B2B”.

Vídeo: Pinterest.

Dirigidos por Tim Godsall, aclamado diretor de comerciais publicitários, os curtas foram produzidos pela House of Creative do Pinterest. Os filmes mostram duas heroínas que escapam dos mais variados perigos e riscos enquanto apontam como os anunciantes que buscam performance podem encontrar diferentes ferramentas para aumentar conversão e tráfego no Pinterest.

“O Pinterest é uma marca consolidada e queríamos usar o melhor da cultura pop para contar uma história que chamasse a atenção dos profissionais de marketing de performance com um estilo imperdível e único”, afirma Godsall. “E existe maneira melhor de falar sobre o aumento na ação no fim do funil do que recorrer ao clássico gênero dos filmes de ação?”.

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