A fachada da Secret Sweets, localizada em uma rua sem saída no Jardim Paulista, não é tão discreta assim para um bar secreto. Com um revestimento cor de rosa tridimensional, e um espaço repleto de decorações de doces, como balas, pirulitos e chocolates, mais se parece com uma pequena loja de guloseimas. Mas na última quarta-feira, o espaço recebeu mais algumas referências: pinguins de geladeira, panelas e frigideiras coloridas, espátulas, potes de vidro para armazenar alimentos, e até uma geladeira amarela, com imãs de letras coloridas que formavam a frase “Uma gracinha de cozinha”.
Um pequeno cartaz colado em uma das colunas da sala explicava que tudo ali pertencia à tendência identificada no Pinterest Predicts 2024. O relatório da rede social é feito por meio da análise de dados das pesquisas de seus mais de 482 milhões de usuários em todo o mundo, que utilizam a plataforma para planejar seus objetivos e se inspirar ao longo da jornada.
E não é à toa. Segundo o Pinterest Predicts, houve um aumento de 50% nas buscas por “decoração eclética para cozinha”, 75% nas pesquisas por “cozinha brega”, e 160% por “cozinha diferentona”.
Ao acessar o QR Code do cartaz, os visitantes puderam explorar os produtos disponíveis no Pinterest, navegando por uma miríade de artigos que compõem uma cozinha colorida, brincalhona e maximalista. A experiência, reservada à imprensa, demonstrou como as tendências identificadas no relatório para 2024 se desdobram na prática de consumo dentro da plataforma.
O sabor das tendências
Passando pela cozinha, os jornalistas entram por uma porta escondida, onde há um host perguntando se alguém subiria no cavalo – de mentira, é claro, como aqueles de carrossel – para entrar na experiência. Ali era o último espaço onde fotos são permitidas. Depois, adesivos são colocados sobre as câmeras dos celulares. Estranhamente, a restrição gera ainda mais vontade de registrar tudo o que acontece dentro do bar secreto, agora ocupado pelo Pinterest (todas as fotos presentes na matéria são oficiais do evento).
Uma voluntária se candidata para subir no brinquedo, e assim o grupo é conduzido até a próxima sala: o bar com uma grande e longa bancada, cercado por mesas e cadeiras que lembram um antigo hotel da década de 1920. Subindo as escadas, há um mezanino com ainda mais assentos acolchoados, e diversas estações onde diferentes tendências podem ser experimentadas na prática.
Uma delas é o “Cantinho do café”, onde dois baristas – Thiago e Renato – tiram expressos, macchiatos e lattes para os convidados. Enquanto operam a máquina de café, dão uma aula sobre os diferentes tipos de bebidas, as diferenças entre a qualidade dos grãos, e as melhores formas de extrair a cafeína e o sabor do pó.
A instalação também é um reflexo de uma nova tendência dos usuários do Pinterest, que cada vez mais desejam criar um espaço dedicado ao café em suas casas, que vai além de uma simples máquina de expresso. É também a escolha de xícaras e bules, quadros para decorar a parede, uma bela bancada e, claro, a escolha do grão ideal. Pesquisas como “estilo de balcão de café” e “café aesthetic” cresceram 1.125% e 820%, respectivamente, na plataforma.
Azul da cor do mar
Do outro lado do espaço, uma maquiadora está sentada em uma estação iluminada por um intenso azul. É lá onde os jornalistas convidados podem aprender mais sobre a tendência que coloca a cor em tudo na moda: o “Azul a mil”, desde o tom das sobrancelhas, até os esmaltes na unha e as peças de roupa. Com dicas e instruções, a profissional demonstra como utilizar o azul da melhor forma, decorando os olhos de maneira elegante e discreta, até criando uma maquiagem ousada e instigante.
Outro QR Code permite que usuários acessem tutoriais, inspirações de make, anúncios esmaltes da cor azul de marcas como Dailus e Risqué, além de outros produtos de maquiagem perfeitos para viver a tendência na vida real. E não é por menos: a Geração Z e os Millenials lideram essa previsão. Segundo o relatório, as pesquisas por “sombra azul aesthetic” cresceram 65%, “unhas azuis divertidas”, 260%, e “maquiagem aquamarine”, 100%.
Renaissance.mp3
Por fim, no final do salão, uma terceira sala sedia a terceira tendência ao vivo criada pelo Pinterest: o “Metal Sensacional”. Com uma parede coberta por um revestimento prateado, havia ali uma série de acessórios metalizados – desde um chapéu de cowboy ao estilo do último álbum da diva pop Beyoncé, até um par de botas, uma blusa, e um urso de pelúcia decorativo coberto por uma tinta prateada.
Segundo o relatório, os usuários da Geração Z e os Millenials estão cada vez mais se inspirando em artigos metálicos, seja nos acessórios, nas roupas e nos objetos de decoração da casa. Pesquisas como “móveis de alumínio” e “colar em camadas prata” cresceram 45% e 50%, respectivamente.
As tendências da Geração Z
A Geração Z representa, hoje, mais de 40% dos usuários do Pinterest em todo o mundo. As buscas de usuários entre 18 e 24 anos crescem 30% ano a ano, segundo a plataforma. São milhões de pessoas que também utilizam a plataforma para colocar em prática os seus planos, sonhos e desejos, inspirando-se em um universo de referências, anúncios e ideias.
Além dos resultados divulgados no Pinterest Predicts, a plataforma também selecionou algumas das principais buscas desse grupo de usuários, que estão agregando originalidade e autenticidade em seus visuais.
- Moda retrô: os usuários mais jovens do Pinterest estão buscando referências para visuais vintage e excêntricos, o que inclui peças como mocassins, coletes de malha, suéteres e jaquetas jeans personalizadas. As pesquisas pelo termo “estilo vovô” cresceram 60% na plataforma.
- Maximalismo: a Geração Z também está em busca de um visual maximalista, com acessórios e penteados grandes. “Coque grade”, por exemplo, teve um aumento de 230% nas pesquisas.
- Laços: Trata-se de outra tendência em alta entre esses usuários, que buscam o elemento para decorar roupas, sapatos e até mesmo joias. “Roupas com laço” cresceram 190% no Pinterest.
- Faroeste sombrio: a plataforma identificou que os jovens da Geração Z estão buscando misturar os estilos gótico vintage com o cowboy, incorporando franjas e botas em seus visuais. O “estilo faroeste gótico” cresceu 145% nas buscas.
- Magnetismo do metal: os usuários da Geração Z também estão cativados pelo uso de acessórios, roupas e tênis metalizados. Por exemplo, “unha metalizada” cresceu 295% nas pesquisas na plataforma.
Essas e outras tendências estão fazendo sucesso entre os usuários do Pinterest do Brasil e do mundo. Mais do que um simples modismo – geralmente, passageiro e de pouco impacto no comportamento das pessoas –, as tendências são resultado de transformações nas formas que as pessoas percebem o mundo ao seu redor. E o Pinterest se orgulha em anunciar que as descobertas do Pinterest Predicts dos últimos quatro anos consecutivos tiveram 80% de acerto.